Imagens do modelo que será lançado no segundo semestre foram usadas para registro de patentes
A moto-conceito BMW R18 já foi amplamente mostrada pela marca alemã durante 2019. Equipada com um enorme motor de 2 cilindros opostos refrigerado a ar e somando 1.802cc, na versão definitiva será responsável pela entrada da BMW no segmento cruiser.
Para competir com a Harley-Davidson, a moto será tradicionalista e combinará itens de gosto conservador americano com a história dos modelos alemães pré-guerra. Chassi de aparência “hardtail”, escondendo a suspensão traseira sob o assento; comando de válvulas por varetas em vez de localizado no cabeçote; e transmissão final por eixo cardã são alguns dos pontos centrais do projeto.
Novas imagens do modelo que entrará em produção foram usadas para o registro de patentes e agora revelam um design bem mais “convencional” que o do conceito R18. Aliás, se seguir a nomenclatura existente da BMW, o nome deverá ser R 1800 C.
O motor manteve a concepção exibida do conceito, criada no pré-guerra, e que permaneceu nos motores boxer da marca até a década de 1980 com um grande volume central verticalizado. Mas o design do restante da moto definitiva, no entanto, perderá bastante do “purismo” do conceito original.
Na dianteira entram itens obrigatórios como luzes de direção, espelhos retrovisores e painel. Já na traseira onde havia basicamente um assento do tipo selim e o para-lama, sem adereços e coberturas, a mudança será maior.
O resultado se aproxima do segundo conceito batizado de R18/2, mostrado no final de 2019. Entra um banco convencional apoiado no chassi e no para-lama traseiro maior, formando um conjunto integrado às tampas laterais que escondem amortecedor e bateria. O para-lama ganha vincos e laterais retas, além de ser coberto na parte superior por um segundo assento.
As imagens também revelam uma versão bagger, com carenagem frontal, para-brisa, painel diferente com quatro instrumentos redondos (apenas um centralizado na cruiser) e um grande display para infotainment e navegação.
Guidão será mais alto, tanque maior com uma peça central cobrindo o bocal e o assento passa a ser único, mais largo e com camada de espuma elevada. O para-lama traseiro fica maior, cobrindo mais o pneu na porção traseira, e as malas laterais rígidas fizeram com que os escapamentos fossem reposicionados para baixo, passando a ter formato cilíndrico e sem curvatura.
A versão bagger seria batizada de R 1800 B, de acordo com o padrão de nomenclatura existente. O lançamento da nova família R 1800 está previsto para o segundo semestre deste ano, já como parte da linha 2021.
Fonte: Revista Duas Rodas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário