domingo, 29 de março de 2020

SAÚDE - O estresse é contagioso

Um estudo feito por pesquisadores britânicos acaba de comprovar que o estresse pode ser tão contagioso como a gripe comum e, em ambientes de trabalho, um funcionário pode realmente "pegar a ansiedade de outros do mesmo setor.

Do mesmo modo, um marido muito estressado aumenta os níveis de ansiedade de sua mulher, e vice-versa. Em todos esses exemplos, o "contágio" faz com que pessoas passem a sofrer daquilo que os médicos chamam de "estresse passivo" ou "estresse de segunda mão". O estudo foi coordenado pela psicóloga Elaine Hatfield. Seu estudo revelou que, como esponjas, as pessoas absorvem as emoções de outras -- sejam elas boas ou ruins --, produzindo algo chamado de "contágio emocional", que é a fonte do estresse coletivo.

--Nós podemos pegar a ansiedade de outras pessoas e o mesmo acontece com a depressão e o estresse.

Tudo o que o outro está sentindo, nós sentimos da mesma forma, de forma a repercutir a emoção alheia _ avalia a professora Hatfield.

A pesquisa, que foi tema de reportagem do jornal "Daily Mail", descobriu também que as mulheres são mais propensas a pegar o contágio do estresse alheio do que os homens. Elas são mais propensas a se identificar com a forma de sentir de quem está por perto e por isso vivenciam uma repercusão maior dos sentimentos experimentados por aqueles que estão ao seu redor.

--Neste sentido, as mulheres são mais sucetíveis ao contágio do estresse.

Elas assumem o estresse de um colega no momento que se identificam com ele. Além disto, elas tendem a viver seus problemas de forma bem mais dramáticas do que os homens e  a comunicar seus dramas de modo mais frequente -- acrescenta a pesquisadora.

Assim como observemos os sentimentos dos outros, podemos também inconscientemente imitar a linguagem de um corpo estressado, tensionando os ombros ou franzindo as sobrancelhas, ao falar com alguém que está estressado.

O estresse é o motivo mais comum para os trabalhadores britânicos requererem licença médica de longo prazo. Isto ocorre quando o estresse repercute no alto risco de um acidente vascular cerebral, de um infarto, ou mesmo de exposição ao câncer. O estresse, porém, apresenta, entre seus primeiros sintomas, dores nas costas.


Fonte: A Gazeta de Rondônia



Nenhum comentário:

Postar um comentário