São Paulo (SP) – A Kawasaki lançou, na pista do Haras Tuiuti, interior de São Paulo, seu novo modelo Ninja 400. A moto estará disponível na rede de concessionárias da marca a partir da segunda quinzena de setembro. O preço público sugerido é de R$ 23.990 (sem frete) para a versão ABS nas cores verde e preta e de R$ 24.990 (sem frete) para a versão Lime Green – KRT Replica, que traz a cor da Kawasaki com grafismos alusivos às motos de corrida da marca japonesa nos campeonatos mundiais.
A Kawasaki compara a nova moto com a Ninja 300 que sai do mercado quando acabarem os estoques dela. Mas são motos com comportamentos completamente diferentes já que a 400 cc tem 4 kg a menos e 9 cv a mais e características ciclísticas distintas. No motor, o bicilíndrico de 399 cm3 é totalmente novo com otimização de tamanho e peso e eficiência de consumo, diz a marca.
Houve mudanças no design, incluindo nova admissão de ar, e inovações para redução de peso, apesar da capacidade cúbica maior. Na pista, a 400 mostrou-se bastante firme eficiente com excelentes respostas nas arrancadas e retomadas nas saídas de curva.
O novo chassi da Ninja 400 tem design semelhante ao da H2 em estilo supersport, ou seja, com distância entre eixos mais curta e braço oscilante mais longo, complementado por um ângulo de cáster menor. A moto ofereceu confiança nas curvas sem oscilações e agilidade nas mudanças rápidas de direção no test ride promovido pela Kawasaki na apresentação do modelo, com seu peso em ordem de marcha de 168 kg.
Na transmissão e embreagem, as relações de marcha estão mais próximas o que permite trocas suaves. A embreagem assistida deslizante mais compacta (de 139 mm para 125 mm) oferece uma alavanca 20% mais leve. Quando o motor está acelerando normalmente a embreagem funciona com assistência; já quando ocorrer freio-motor excessivo como resultado de reduções de marcha rápidas o efeito deslizante entra em ação, evitando que o pneu traseiro derrape.
A nova moto será vendida somente com ABS sem possibilidade de ser desligado. Na dianteira tem 310 mm (mesmo tamanho dos utilizados na Ninja ZX-14R) e na traseira, o disco de 220 mm é acionado por uma pinça com dois pistões maiores (de 25,4 mm para 27 mm). Bem calibrados e eficientes para a versão.
A versão 400cc é equipada com o mesmo painel de instrumentos da Ninja 650, com tacômetro grande ladeado por lâmpadas de advertência em um lado, e tela LCD multifuncional no outro. O painel conta com tela de LCD em display negativo que, além do velocímetro digital e do indicador de marcha, inclui as funções hodômetros total e dois parciais, autonomia restante, consumos médio e instantâneo, temperatura externa, temperatura do líquido de arrefecimento, relógio e indicador de pilotagem econômica.
O tanque de combustível de 14 litros é mais estreito onde ficam posicionadas as pernas do piloto, proporcionando bom contato com a moto. Mesmo assim, para 1,90 metros de altura as pernas ficam comprimidas entre o tanque e a pedaleira.
Vídeo promocional do modelo
Especificações Técnicas
Dimensões
Comprimento – 1.990 mm
Largura – 710mm
Altura – 1.120 mm
Distância entre eixos – 1370 mm
Altura do solo – 140 mm
Altura do assento – 785 mm
Peso (ordem de marcha) – 168 kg
Capacidade do tanque – 14 litros
Comprimento – 1.990 mm
Largura – 710mm
Altura – 1.120 mm
Distância entre eixos – 1370 mm
Altura do solo – 140 mm
Altura do assento – 785 mm
Peso (ordem de marcha) – 168 kg
Capacidade do tanque – 14 litros
Performance
Potência máxima 48cv a 10.000
Torque máximo 3.9 kg.m} a 8.000
Potência máxima 48cv a 10.000
Torque máximo 3.9 kg.m} a 8.000
Motor
Tipo PRO
Diâmetro x curso – 70,0 x 51,8 mm
Deslocamento – 399 cm3
Taxa de compressão – 11,5:1
Tipo PRO
Diâmetro x curso – 70,0 x 51,8 mm
Deslocamento – 399 cm3
Taxa de compressão – 11,5:1
Alimentação
Injeção eletrônica
Injeção eletrônica
Transmissão
Transmissão final – corrente
Número de marchas – 6
Relação de marcha:
1ª 2,929
2ª 2,056
3ª 1,619
4ª 1,333
5ª 1,154
6ª 2,219
Relação de redução primária 2,929
Transmissão final – corrente
Número de marchas – 6
Relação de marcha:
1ª 2,929
2ª 2,056
3ª 1,619
4ª 1,333
5ª 1,154
6ª 2,219
Relação de redução primária 2,929
Chassi
Tipo treliça em aço de alta resistência
Tipo treliça em aço de alta resistência
Suspensão
Dianteira – garfo telescópico de 41 mm sem ajustes
Traseira – amortecedor a gás com ajuste de pré-carga da mola e atuação por link
Dianteira – garfo telescópico de 41 mm sem ajustes
Traseira – amortecedor a gás com ajuste de pré-carga da mola e atuação por link
Curso
Dianteira – 120 mm
Traseira – 130 mm
Cáster – 24,7°
Trail – 92 mm
Ângulo de esterçamento (esq./dir.) – 35°/35°
Dianteira – 120 mm
Traseira – 130 mm
Cáster – 24,7°
Trail – 92 mm
Ângulo de esterçamento (esq./dir.) – 35°/35°
Pneus
Dianteiro – 110/70R17 M/C 54H
Traseiro – 150/60R17 M/C 66H
Dianteiro – 110/70R17 M/C 54H
Traseiro – 150/60R17 M/C 66H
Freios
Dianteiro – disco semi flutuante de 310 mm com pinça de dois pistões
Traseiro – disco de 220 mm com pinça de dois pistões
Dianteiro – disco semi flutuante de 310 mm com pinça de dois pistões
Traseiro – disco de 220 mm com pinça de dois pistões
Fonte: Motomovimento
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