quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Kawasaki Ninja 400



São Paulo (SP) – A Kawasaki lançou, na pista do Haras Tuiuti, interior de São Paulo, seu novo modelo Ninja 400. A moto estará disponível na rede de concessionárias da marca a partir da segunda quinzena de setembro. O preço público sugerido é de R$ 23.990 (sem frete) para a versão ABS nas cores verde e preta e de R$ 24.990 (sem frete) para a versão Lime Green – KRT Replica, que traz a cor da Kawasaki com grafismos alusivos às motos de corrida da marca japonesa nos campeonatos mundiais.
A Kawasaki compara a nova moto com a Ninja 300 que sai do mercado quando acabarem os estoques dela. Mas são motos com comportamentos completamente diferentes já que a 400 cc tem 4 kg a menos e 9 cv a mais e características ciclísticas distintas. No motor, o bicilíndrico de 399 cm3 é totalmente novo com otimização de tamanho e peso e eficiência de consumo, diz a marca.
Houve mudanças no design, incluindo nova admissão de ar, e inovações para redução de peso, apesar da capacidade cúbica maior. Na pista, a 400 mostrou-se bastante firme eficiente com excelentes respostas nas arrancadas e retomadas nas saídas de curva.
O novo chassi da Ninja 400 tem design semelhante ao da H2 em estilo supersport, ou seja, com distância entre eixos mais curta e braço oscilante mais longo, complementado por um ângulo de cáster menor. A moto ofereceu confiança nas curvas sem oscilações e agilidade nas mudanças rápidas de direção no test ride promovido pela Kawasaki na apresentação do modelo, com seu peso em ordem de marcha de 168 kg.

Na transmissão e embreagem, as relações de marcha estão mais próximas o que permite trocas suaves. A embreagem assistida deslizante mais compacta (de 139 mm para 125 mm) oferece uma alavanca 20% mais leve. Quando o motor está acelerando normalmente a embreagem funciona com assistência; já quando ocorrer freio-motor excessivo como resultado de reduções de marcha rápidas o efeito deslizante entra em ação, evitando que o pneu traseiro derrape.
A nova moto será vendida somente com ABS sem possibilidade de ser desligado. Na dianteira tem 310 mm (mesmo tamanho dos utilizados na Ninja ZX-14R) e na traseira, o disco de 220 mm é acionado por uma pinça com dois pistões maiores (de 25,4 mm para 27 mm). Bem calibrados e eficientes para a versão.

A versão 400cc é equipada com o mesmo painel de instrumentos da Ninja 650, com tacômetro grande ladeado por lâmpadas de advertência em um lado, e tela LCD multifuncional no outro. O painel conta com tela de LCD em display negativo que, além do velocímetro digital e do indicador de marcha, inclui as funções hodômetros total e dois parciais, autonomia restante, consumos médio e instantâneo, temperatura externa, temperatura do líquido de arrefecimento, relógio e indicador de pilotagem econômica.
O tanque de combustível de 14 litros é mais estreito onde ficam posicionadas as pernas do piloto, proporcionando bom contato com a moto. Mesmo assim, para 1,90 metros de altura as pernas ficam comprimidas entre o tanque e a pedaleira.

Vídeo promocional do modelo
Especificações Técnicas

Dimensões
Comprimento – 1.990 mm
Largura – 710mm
Altura – 1.120 mm
Distância entre eixos – 1370 mm
Altura do solo – 140 mm
Altura do assento – 785 mm
Peso (ordem de marcha) – 168 kg
Capacidade do tanque – 14 litros

Performance
Potência máxima 48cv a 10.000
Torque máximo 3.9 kg.m} a 8.000

Motor
Tipo PRO
Diâmetro x curso – 70,0 x 51,8 mm
Deslocamento – 399 cm3
Taxa de compressão – 11,5:1

Alimentação
Injeção eletrônica

Transmissão
Transmissão final – corrente
Número de marchas – 6
Relação de marcha:
1ª 2,929
2ª 2,056
3ª 1,619
4ª 1,333
5ª 1,154
6ª 2,219
Relação de redução primária 2,929

Chassi
Tipo treliça em aço de alta resistência

Suspensão
Dianteira – garfo telescópico de 41 mm sem ajustes
Traseira – amortecedor a gás com ajuste de pré-carga da mola e atuação por link

Curso
Dianteira – 120 mm
Traseira – 130 mm
Cáster – 24,7°
Trail – 92 mm
Ângulo de esterçamento (esq./dir.) – 35°/35°

Pneus
Dianteiro – 110/70R17 M/C 54H
Traseiro – 150/60R17 M/C 66H

Freios
Dianteiro – disco semi flutuante de 310 mm com pinça de dois pistões
Traseiro – disco de 220 mm com pinça de dois pistões
Fonte: Motomovimento


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