sexta-feira, 2 de junho de 2017

Vela de ignição: veja mitos e verdades sobre ela

Item essencial para o bom funcionamento do motor, a vela de ignição requer atenção especial dos motociclistas, já que trabalha em condições mais severas nas motos do que nos automóveis, lembrando que na maioria das motos, monocilíndricas, tem apenas uma vela de ignição, então se ela apresentar funcionamente irregular, você terá problemas.
Vela de ignição

A peça é responsável por conduzir a corrente elétrica sob alta tensão para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em faísca para inflamar a mistura ar/combustível, gerando a combustão interna, que se converte em força para mover o veículo. 
Hiromori Mori, técnico da NGK, renomada fabricante de velas de ignição, nos ajuda a desmistificar algumas questões.
As velas devem ser verificadas apenas quando o motor falha. Mito.
As velas de ignição são itens de desgaste natural. Por esse motivo é importante que a manutenção preventiva seja efetuada periodicamente. De acordo com Hiromori Mori, recomenda-se que a inspeção da vela seja realizada a cada seis meses ou três mil quilômetros.
No motor da moto, o pequeno componente tem grande importância no funcionamento do motor

A inspeção da vela de ignição ajuda a detectar outros problemas nas motocicletas. Verdade. 
Mori explica que a inspeção da vela de ignição é feita de maneira visual. Dependendo da coloração do componente, é possível, por exemplo, diagnosticar problemas na qualidade do combustível e na queima de óleo no motor.
“Além da inspeção da vela, recomendamos também que seja feita a inspeção dos outros itens da ignição, como a bobina, para garantir o bom funcionamento do sistema”, destaca o consultor da NGK.
As velas de ignição sempre falham em dias de chuva. Mito. 
Quando todos os componentes do sistema de ignição funcionam de forma adequada, as chuvas não afetam o desempenho das velas. Porém, é preciso verificar as condições do terminal supressivo, também conhecido como cachimbo.
“Os terminais têm a função de conduzir a corrente elétrica do transformador até a vela de ignição e de vedar a entrada de umidade e de água. Por isso, essa também é uma peça que deve ser checada periodicamente pelo motociclista e substituída quando necessário”, alerta Hiromori Mori.
A linha moto da NGK tem vela de ignição, terminal supressor e sensores de oxigênio

Velas de Iridium proporcionam melhor desempenho para motos. Verdade. 
Produzida com metal nobre, as velas Iridium proporcionam uma melhor queima do combustível, o que garante partidas mais fáceis e redução na emissão de poluentes. Além disso, dependendo das condições de dirigibilidade é possível, inclusive, obter uma maior economia de combustível.
“As velas Iridium trazem uma tecnologia desenvolvida para motores de alto rendimento, porém, há alguns anos já podem ser encontradas no mercado de reposição aplicações para todos os tipos de motocicleta”, comenta o consultor de Assistência Técnica da NGK.
Qualquer pessoa pode realizar a troca da vela de ignição. Mito. 
Apesar de estarem alocadas em um local de fácil acesso em motores de baixa cilindrada, as velas de ignição devem sempre ser substituídas por profissionais qualificados. “É preciso muito cuidado com o torque de aperto. Não respeitar essa especificação pode ocasionar a danificação e até a quebra da vela de ignição”, alerta o especialista da NGK.
Fonte: Motomovimento.com - Autor das imagens: NGK 

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