quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Teste Triumph Tiger XR800

Nossa que moto! é assim que são as primeiras palavras sobre a Triumph Tiger XR 800 que me surpreendeu de verdade.
Teste Triumph Tiger XR 800 - Marcos Branco
Teste Triumph Tiger XR 800 – Marcos Branco
Apesar do modelo XR 800 ser o mais simples, nem por isso deixa de ter opcionais de série incluso, como acelerador eletrônico, e os freios ABS e controle de tração, onde você tem opção de desligar.
Equipamento de série
  • Alavancas ajustáveis do freio e da embreagem
  • Posição do guidão ajustável
  • Assento regulável em altura
  • Tomada de alimentação de 12 V
  • Indicador de luzes no painél
  • Imobilizador
  • ABS comutável
  • Controle de tração
Eu rodei mais de 1500Km com este modelo em vários tipos de terrenos, na cidade e estrada, me surpreendendo em cada um deles.
Eu rodei mais de 1500Km com este modelo em vários tipos de terrenos, na cidade e estrada, me surpreendendo em cada um deles.

Estilo
Moto possui um grande porte, robusta, imponente com ar de agressividade de muito bom gosto.
marcos triumph xr 800 03

Painel
Basicamente tem tudo que você precisa, destacando que acusa quantos quilômetros você ainda tem para andar sem acabar a gasolina.
marcos triumph xr 800 04
O computador de bordo fornece ao piloto informações como tempo de viagem, velocidade média, autonomia e consumo instantâneo de combustível. Nem precisa dizer quem tirou esta foto né?

Motor
O tradicional motor Triumph de três cilindros, sofreu vários melhoramentos que reduziram ruídos e melhoraram o desempenho.
marcos triumph xr 800 05
A nova Tiger 800 conta com um motor extremamente eficiente que fornece força contínua e suave em baixas velocidades, proporciona uma ampla potência em todas as faixas de giro.

Dados técnicos do motor
TipoRefrigeração líquida,12 válvulas, DOHC, 3 cilindros em linha
Cilindrada800cc
Bore/Stroke74.1 mm / 61.9 mm
Compressão11.3:1
Potência Máx95 CV (70 kW) 9,250 rpm
Torque Máx.79 Nm 7,850 rpm
AlimentaçãoInjeção Eletrônica multiponto sequencial
Transmissão finalCorrente
EmbreagemDiscos múltiplos, banhada a óleo
Caixa de câmbio6 marchas

Suspensão
O modelo XR vem equipado com suspensão Showa, calibrada para uma excelente dirigibilidade em qualquer superfície. A suspensão dianteira tem curso de 43 mm, com garfo USD, agora em preto anodizado.
marcos triumph xr 800 06
A suspensão traseira possui um amortecedor único Showa, com ajuste de pré-carga de fábrica, permitindo fácil adequação e flexibilidade para ajustar a configuração da suspensão às necessidades de cada um.

Triumph Tiger XR800 na cidade

marcos triumph xr 800 07
Foto câmeras Replay XD – www.replayxd.com.br

Não é uma moto leve, e o centro de gravidade é mais alto por causa da proposta do modelo e o peso você sente com ela parada na hora de manobrar, mas quando começa a se locomover ai não sente mais  nada e é só prazer.
No trânsito da cidade eu não tive dificuldades no corredor, apesar do guidão ser largo, a única dificuldade eu notei foi na parte de esterçar o guidão, que poderia ter maior curso para facilitar manobras apertadas.

Quanto ao motor com seu grande torque sobra a qualquer momento.
Quanto ao motor com seu grande torque sobra a qualquer momento.

A suspensão absorve muito bem as imperfeições do piso, e me chamou atenção como ela é boa em valetas, para mim este foi o melhor ponto da suspensão.

Triumph Tiger XR800 na estrada

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Aí é o máximo, seria seu habitat natural eu poderia dizer, possui um grande conforto tanto para o piloto como garupa.
Motor é sensacional e não falta potência em nenhuma hora, possui muito torque dando maior segurança nas ultrapassagens e também é econômica, cheguei fazer cerca de 20Km/l.
Mesmo a 170Km/h só virar acelerador que empurra forte até cortar o giro.
Nas estradas mais sinuosas o modelo XR 800 é muito boa, possui estabilidade excelente dando muita confiança, até acabei raspando a pedaleira sem querer de tanta segurança que ela passa para o piloto.

marcos triumph xr 800 11

Suspensão é muito bem calibrada, gerando ótimo conforto e estabilidade seja em baixa ou em alta, onde cheguei bater o limite de 210Km/h(limitada pelo limitador de giro) com a moto completamente na mão.
Velocidade cruzeiro dá para andar a 160Km/l tranquilo, talvez pouco mais.
Parabrisa muito bom para viagens longas te deixando mais a vontade e descansado.

Triumph Tiger XR800 no OffRoad

Motoca muito boa nesse piso também, com controle de tração te deixa mais a vontade em virar o acelerador sem medo, deixando a eletrônica trabalhar.
Motoca muito boa nesse piso também, com controle de tração te deixa mais a vontade em virar o acelerador sem medo, deixando a eletrônica trabalhar.

Moto na terra é na mão, muito boa mesmo, e nem parece que pesa mais e 200Kg.
A única coisa que fiz para andar na terra foi desligar o freio ABS para acelerar esportivamente ( nesse caso é necessário para poder usar o freio traseiro nas derrapagens controladas para posicionar a moto), e desligar controle de tração, mas para o dia a dia normal, o ABS e controle de tração na terra é fundamental para segurança.
Resumindo, na terra é excelente até para principiante com os freios ABS e controle de tração de série, fica fácil pilotar o modelo XR800.

Levei a Triumph Tiger XR800 para o dinamômetro, veja como foi:


Resultado dinamômetro:
Velocidade atingida de cada marcha
1° marcha 93Km/;h
2° marcha 120Km/h
3° marcha 142Km/h
4° marcha 168Km/h
5° marcha 191Km/h
6° marcha 211Km/h (limitada 10.000rpm)
Potência do Motor: 97,13CV
Torque: 7,69Kgf.m

Finalizando o teste da Triumph Tiger XR800 por Marcos Branco
Finalizando o teste da Triumph Tiger XR800 por Marcos Branco

Resumo: Triumph Tiger XR800 é uma excelente moto tanto para utilizar no dia a dia na cidade e estrada, seja em viagens curtas ou longas em qualquer terreno.
Moto é econômica, confortável, com um motor de muita saúde e elástico de grande torque.
Opcionais de série como freios ABS e controle de tração são muito bem aceitos gerando maior facilidade na pilotagem em todos os terrenos seja para pilotos principiantes ou não.

Preço sugerido –  Triumph Tiger 800 XR (com freios ABS) R$37.990,00, comercializada no mercado brasileiro em duas opções de cores: branco (Crystal White) e preto (Phantom Black).
Um abraço e até o próximo teste. Agora você já sabe, teste de verdade, só aqui no Moto Esporte - 
Fonte:  Marcos Branco - Moto Esporte - (Postado na cidade de São José do Rio Preto - SP)



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