terça-feira, 12 de janeiro de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

SUPERAMOS TUDO, MENOS O CRIME QUE SE APÓIA EM LEIS ESPÚRIAS...
Tempo de reflexão e de balanço. Enfim, termina um 2015 pra lá de complexo, um  ano que foi pródigo em más notícias para a maioria dos brasileiros. E vem o 2016, recheado de medos e preocupações.. Nossa ilha rondoniense foi poupada, ao menos em parte, da grande crise econômica. Comparando-se com os números do país, crescemos perto de 6,5 por cento. E o Brasil, como um todo? Há a perigosa questão econômica. Mas é bom lembrar que os brasileiros já passaram por crises muito piores e, de uma forma ou outra, conseguimos sempre renascer das cinzas e nos reerguer.  Há também a crise política, mas já somos peritos nelas. Quantas enfrentamos e superamos, mesmo  com enormes dificuldades?  O terceiro perigo à vista é uma crise institucional, na medida em que o Congresso não faz as leis e parte do Judiciário está se especializando em legislar. Não é difícil de contornar essa situação, na medida em que cada Poder cumpra apenas seu dever Constitucional. Sem traumas. Então, há algo que não possamos superar? Infelizmente há sim...
Em função das leis benevolentes  e injustas para com as pessoas de bem, o crime toma conta do país. Nas esquinas das pequenas  cidades; no campo, perto das lavouras; nas grandes cidades e em comunidades em que, até há pouco, Delegacia só servia como elemento de decoração. Na guerra civil que os bandidos nos declararam, ao invés de usarmos todas as armas contra quem nos ataca, nossos representantes dão a eles (e não a nós),  cada vez mais munição, deixando-nos abandonados e reféns. O Brasil sempre se recupera. Mas dessa vez, por causa do crime que toma conta do nosso país, caímos um seríssimo risco de não termos forças para superar essa crise, No resto nos viramos, mas contra a insegurança total, causada por leis espúrias, nada poderemos fazer. Lamentável! 
NAZIF ESPERANÇOSO - Nos últimos dias. Mauro Nazif  percorreu câmeras e microfones, fazendo um balanço positivo do seu ano, o terceiro, à frente da Prefeitura de Porto Velho. Candidatíssimo à reeleição, Nazif respira um pouco mais aliviado, na medida em que já tem serviço para mostrar. Vários bairros estão sendo atendidos, embora sempre haja muito mais a fazer. Há ainda a questão dos ônibus, o grande embate deste ano e a falta de material (canos), para concluir algumas obras e iniciar outras. Mas que já deu uma melhorada na imagem de Nazif, deu sim. Veremos se isso será suficiente para recuperar o tempo perdido. Outubro próximo vai responder....
 REPÔS A INFLAÇÃO  - Praticamente só a inflação do ano reposta: o novo valor do salário mínimo, que vigora a partir deste dia 1°, é de 880, apenas 11,7 por cento acima dos atuais 788 reais. Como o índice inflacionário oficial  deverá fechar o ano muito perto disso, o aumento real será irrisório.Mesmo assim, há que se reconhecer: o mínimo no Brasil, hoje, vale em torno de 225 dólares. O dobro do que valia antes do PT assumir o poder, há mais ou menos 13 anos. Mesmo assim, é muito pouco, num país de tantas diferenças sociais. O DIEESE tem apontado que o salário mínimo correto no Brasil, para atender todas as necessidades básicas , teria que ser superior a 3 mil reais..
PMDB COMEÇA A DECIDIR - O PMDB ainda não se definiu, mas há um movimento muito forte dentro do partido, na Capital, para lançar o secretário de saúde, Williames Pimentel, como candidato à Prefeitura em 2016, caso o partido não se alie a Mauro Nazif. O atual chefe da Casa Civil, Emerson Castro, é outro nome sempre lembrado. Sairá entre os dois – com alguma vantagem para Pimentel, que tem o apoio do casal Valdir e Marinha Raupp, os que realmente decidem dentro do partido. A decisão deve ser tomada internamente até meados de março. Só em maio ou junho será batido o martelo. 
NOITE DE MUITOS CUIDADOS - Esta é a noite de grandes festas, de confraternização, de alegria, família, amigos. E também de bebedeiras e exageros. De perigos, de brigas, feridos e mortos. O trânsito, já perigoso, torna-se  muito pior, com carros andando em alta velocidade, pilotados por gente embriagada. Nos encontros entre amigos, o exagero  na bebida, pode transformar brincadeiras em discussões, brigas, confrontos.  A noite de Ano Novo é boa para celebrar, mas é também a noite dos cuidados especiais. Por isso, cuidado, controle, paz é quem devem gerir mais que tudo essa passagem de ano. Tomara que seja isso que aconteça com todos os rondonienses e brasileiros. Feliz 2016!
 VEZES QUATRO - O problema habitacional de Rondônia diminuiu significativamente nos últimos três anos, com investimentos federias e estaduais que superaram os 100 milhões de reais. Até o final do seu segundo mandato, Confúcio Moura quer entregar um total de 20 mil unidades, somando as obras o setor em oito anos. Será realmente um avanço e uma vitória pessoal do Governador, que conseguiu multiplicar por quatro o número de habitações previstas inicialmente para Rondônia, nos programas federais. Em 2010, eram apenas cinco mil. Foi graças à  batalha de Confúcio em Brasília que agora serão   quatro vezes mais...
 PERGUNTINHA - Como vai  começar esse 2016, que chega num clima de tensão, graves problemas econômicos e políticos, mas trazendo as esperanças de  sempre?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário