sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

GOTEIRAS, INFILTRAÇÕES E ATÉ  MOFO NA NOSSA MATERNIDADE 

A Maternidade Municipal de Porto Velho é uma referência, mesmo com   suas deficiências. Não reconhecer a importância dela para a estrutura da saúde pública, seria cometer uma grande injustiça. Centenas de bebês vêm ao mundo, todos os anos e há muito tempo, graças ao trabalho realizado na Maternidade por uma grande equipe de profissionais. Há sempre algumas questões que merecem críticas, incluindo-se aí, a ordem que veio de cima, do Ministério da Saúde, em exigir  o”parto humanizado”, fazendo  com que mães que precisem de cesariana, sofram horas a frio, forçando um parto natural e, por vezes, causando até a perda dos bebês. Mas, na grande maioria dos casos, sempre ressalvando-se exceções,  o serviço público que a  Maternidade presta é de valor incalculável. O que nãose pode admitir, por isso, é que a estrutura do hospital esteja tão deteriorada,  depois de alguns anos de  funcionamento. Goteiras em corredores, infiltração nas paredes, banheiros em condições abaixo da qualidade que deveriam estar em boas condições, deixam claro que o gerenciamento está errado.   Até porque não falta dinheiro na Prefeitura de Porto Velho (pelo contrário, os cofres estão cheios), não se pode culpar a penúria de recursos pelo abandono e problemas estruturais no prédio. Outra prova disso é que, tão logo soube das denúncias sobre as goteiras e infiltrações, o secretário municipal de saúde.  Domingos Sávio,anunciou obras imediatas para corrigir os problemas.

Está mais do que na hora da Maternidade ser cuidada à altura da sua importância. Não é possível que uma estrutura como essa, um orgulho para os porto velhenses, continue sendo tratada mal, como normalmente o são  os serviços prestados às comunidades,tanto aqui como no país inteiro. Nossa Maternidade  tem que funcionar sempre muito bem..

PARTIDO NOVO - Procurado por vários partidos, já que sua saída do PT era óbvia, o deputado Ribamar Araújo optou pelo PR e deve oficializar seu ingresso na nova sigla nos próximos dias. Entre os petistas, Ribamar tornou-se um estranho no ninho, na medida em que começou a denunciar ações que ele  considerava incorretas do partido há muito tempo. Tornou-se alvo da cúpula e chegou a ser ameaçado de expusão mais de uma vez. Sempre correto, o parlamentar avisou que preferia ser expulso do que renunciar às suas convicções. Ficou até onde pôde, mas a partir de agora, começa nova vida em novo partido.

 DISCURSO DIFERENTE - Prestes a completar  25 anos de vida pública, sem que paire uma única dúvida sobre seu nome, Ribamar Araújo está prestes a ser lançado pelo PR   como  pré candidato à Prefeitura de Porto Velho. O anúncio deve ser oficializado quando os prazos legais para a campanha começarem a ser cumpridos. Ribamar  não é cara nova, porque está há bastante tempo na política e inclusive já disputou a Prefeitura pelo antigo Prona. Mas seu discurso, que pode ser o diferencial numa campanha tão disputadas como se prevê que seja a de Porto Velho, será se apresentar ao eleitorado como uma figura pública ilibada. Nesses tempos de tanto corrupção, pode ser algo muito positivo para Ribamar e seus projetos.

OCAMPO E SUA TURMA - Coordenada pelo  competente e dedicado Ocampo Fernandes,mais uma ação em defesa da histórica Estrada de Ferro Madeira Mamoré vai acontecer neste final de semana. No domingo –dia 24 – acontecerá o segundo evento do que propõe um abraço aos galpões na Praça. O espetáculo vai durar o dia inteiro, com shows, mostra de arte e muitas atrações. É uma ação simbólica,mas importante. Ocampo e sua turma querem mostrar a realidade da nossa Praça, abandonada à própria sorte há muito tempo, mesmo depois de ter recebido muitos  milhões para sua revitalização.

 ESPAÇO ALTERNATIVO - No programa Direto ao Ponto deste sábado (SICTV/Record), o diretor geral do DER, Ezequiel Neiva, falou sobre os grandes projetos do Estado em relação a estradas e obras de porte. Neiva falopu,por exemplo, que faltam apenas a conclusão de dois trechos de estradas para que os 52 municípios de Rondônia estejam ligados por vias facilitadas. E destacou, para a Capital, a luta para a conclusão do Espaço Alternativo, incluindo-se nele um estacionamento para 2.200 carros. O Direto ao Ponto,apresentado por Sérgio Pires, vai ao ar neste sábado, a partir das 13h20, em rede estadual.

TRINTA E OITO MILHÕES - Com todas as graves deficiências da educação, há fatos positivos sim, para se comemorar. Por exemplo:censo do IBGE comprovou que existem hoje, mais de 38 milhões de estudantes matriculados na rede pública,  no ensino estadual e municipal do país. Há ainda 740 referentes  à educação especial, abrigando crianças e jovens com algum tipo de deficiência.O número de vagas no ensino público deu um salto,nos últimos anos. Falta agora, entre outras coisas, valorizar mais os professores; tirar a ideologia das salas de aula e dar um salto de qualidade na educação. Porque vaga tem!

 PERGUNTINHA - Se o ex presidente Lula se diz o brasileiro mais honesto entre todos, qual seria mesmo o conceito de honestidade que todos deveríamos aceitar como o único e verdadeiro ?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires - (Postado na cidade de São José do Rio Preto - SP).




Nenhum comentário:

Postar um comentário