sábado, 9 de janeiro de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

TODO O PAÍS SABIA QUE GURGACZ  FICARIA AO LADO DA PRESIDENTE
Houve algum ingênuo que imaginou que o senador rondoniense Acir Gurgacz, relator do caso das Pedaladas Fiscais da Presidente Dilma iria contra ela e a favor  do Tribunal de Contas? Quem sabe apenas um, porque sempre há um ingênuo em todas as histórias. Porque o restante do Brasil já sabia que Gurgacz jamais se insurgiria contra o Planalto e sua ligação profunda com a situação. Ele jamais representaria a oposição, mesmo sabendo que a Presidente e seu governo estão por um fio e que, em Rondônia, seus eleitores certamente não  gostaram da decisão que ele tomou. Mas e daí? Acir fica bem com o Planalto, enquanto lhe for conveniente, como muitos outros líderes políticos do país o farão, para não perder as benesses que só o poder pode dar. Em Rondônia, a eleição que interessa a ele só acontecerá daqui a três anos e, é claro, ninguém mais lembrará de um detalhe como o do apoio à Dilma, tanto tempo atrás. Afora isso, provavelmente apenas com um nome forte para competir com ele, até agora (o de Maurão de Carvalho), Acir mira o Governo e sabe que suas chances são imensas. Então por que dar atenção a um único ingênuo, quando todos os demais sabiam exatamente como ele iria decidir sobre a questão da Presidente Dilma?
 A verdade é que Acir é apenas mais um personagem secundário neste contexto das Pedaladas Fiscais. Porque a figura central é a  Lei de Responsabilidade Fiscal, ela mesma, que está indo célere para sua sepultura. Que foi ignorada pela Chefe da Nação e o mesmo caminho pode ser seguido por Governadores, Prefeitos e todos os demais gestores públicos.  A Lei que oxigenou a administração pública brasileira, foi pisoteada e pode ser enterrada. Porque se a Presidente pode, por que os outros não poderão?  Afinal, as leis não são iguais para todos? Ou isso também é ingenuidade?
DÉCIMA OITAVA VEZ - É uma vergonha! A mesma escola da zona leste da Capital, a Maria Carmosina Pinheiro, foi arrombada pela décima oitava vez, desde que o Governo retirou os vigilantes os educandários. Invadida e saqueada por bandidos, os prejuízos para os professores e seus mais de 1.400 alunos são imensos. Neste último ataque, os bandidos levaram aparelhos de TV, de DVD, notebooks, caixa de som e microfones, tudo material praticamente novo, utilizo no ensino e nos eventos a escola. Prejuízo calculado em mais de 50 mil  reais. Ninguém é preso, nada acontece. E quando um desses criminosos é pego, entra por um porta e sai pela outra nas delegacias.
 MENOS 12 MIL - Onde estão cerca de 12 mil eleitores e Ji-Paraná que não apareceram para fazer o recadastramento biométrico? Das 86 mil pessoas esperadas, 74 mil foram aos postos da Justiça Eleitoral, para se habilitarem  a votar nas eleições municipais do ano que vem. Todos os títulos dos que não foram se registrar, foram cancelados, porque os eleitores não fizeram o recadastramento biométrico. O prazo terminou no dia 18 de dezembro. O TER esperava em torno de 62 por cento do eleitorado, mas as  adesões foram bem superiores, atingindo  mais de 74 mil inscritos.Mesmo assim, o percentual de 14% de ausentes ainda é alto.
CARO E ATRASADO - Doze anos depois do previsto, os primeiros 12 quilômetros do metrô de Salvador ficaram prontos. Um quilômetro de atraso por ano. E o custo? No final, a obra chegou a 1 bilhão e 400 milhões de reis, o triplo os 350 milhões previstos. É daquelas obras bem brasileiras: caríssima, exageradamente atrasada, enchendo os mesmos bolsos de sempre e, ao final, entregue com grande festa, como se nada de anormal ou errado tivesse ocorrido. A Presidente Dilma, ao entregar o pequeno trecho do metrô da Capital Baiana, sequer pediu desculpas pelo atraso e pelo altíssimo custo. Mas, daí já outra história!
BOAS NOVAS - Por falar em obra atrasada, o Espaço Alternativo da Capital deve ser reiniciada em breve. E terá mais novidades, uma delas  anunciada com exclusividade pelo governador Confúcio Moura, em entrevista ao programa Direito ao Ponto, da SICTV/Record, no último sábado. À direita de quem vai para o aeroporto, a área pertencente à Aeronáutica foi cedida ao Estado, para a construção de um amplo estacionamento, acabando de vez com o problema de se ter que deixar os carros parados sobre a  pista. Começam, enfim, a surgir boas notícias em relação ao Espaço...
JARU EM CONFRONTO - Depois e afastar a prefeita Sônia Cordeiro por duas vezes, a Câmara Municipal de Vereadores acabou cassando o mandato dela, por ampla maioria. As acusações envolvem denúncias de erros graves numa licitação para ônibus escolares. Até agora, todas as vezes que recorreu, a prefeita petista voltou ao cargo por decisões judiciais. Mas a Câmara, praticamente toda de oposição, não deu folga para Dona Sônia. O secretário de Educação, Leomar Lopes, também perdeu o cargo. Ambos -  Sônia e Leomar – já estão recorrendo à Justiça. Enquanto isso, o vice prefeito, Inaldo Pedro lves, que assumiu outras vezes anunciando “o jeito Inaldo de governar”, espera ficar mais tempo na cadeira e que sentou...
 PERGUNTINHA - Será que antes do Natal do ano que vem, Porto Velho vai receber o Espaço Alternativo completamente concluído, inclusive com aquelas passarelas que estão abandonadas, hoje?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário