terça-feira, 19 de janeiro de 2016

PONTO DE VISTA - Que venha 2016

Lembro-me de ter escrito no inicio ano passado que 2015 seria difícil. Falei de um ambiente hostil parta vendedores, importadores e fabricantes. Disse que, se não vendia motos, não vendia capacetes, não vendia pastilhas de freios e muitos outros acessórios e equipamentos. Arrisquei dizer que assim muitos envolvidos direta ou indiretamente iam quebrar. Pois bem, 2015 passou, não foi fácil e aqui estamos nós, prontos para mais um ano, prontos para o que der e vier. Com,o disse, Claudio Domenical (CEO da Ducati), no Salão de Milão: Às vezes nós vencemos, às vezes perdemos, mas jamais desistimos". Vou usar esse lema para enfrentar 2016, o qual, ao menos por enquanto, mostra-se mais favorável que 2015.

Em novembro, fui a um lançamento da Ducati em Valência, e, na ocasião estava jantando com um jornalista holandês, ele me perguntou quantas motos eram vendidas no Brasil. Eu disse que 2015 foi muito ruim, que iríamos fechar o ano com 1.200.00 motos. Ele olhou para mim com os olhos regalados e perguntou se eu estava contanto uma piada. Contei toda aquela história que você já sabe, que o mercado é grande, que o pais é imenso e que as motos que mais vendem são as pequenas, mas que qualquer fatia desse bolo para as motos grandes são bem significativas. Ele fez a seguinte observação:  "Nossa então se uma BMW, por exemplo, tiver 10% do mercado, isso já são 120.000 motos". Ai fui eu quem começou a rir da piada que ele contou. Foi difícil explicar, mas eu disse que a BMW vendeu cerca de 7.000 motos em 2014 e que em 2015, venderia um pouco mais do que isso, porque a R 1200 GS ficou barata. apesar do dólar estar na casa dos R$ 4. Ele mais uma vez me olhou com os olhos arregalados e disse: "Quatro?  Meu Deus, quanto custa uma R 100 GS"? Aí eu disse que a R 100 GS no Brasil é nacional por ser montada em Manaus, e está custando cerca de R$ 65.500. Ele fez umas contas na calculadora do celular, converteu para euros, olhou para mim, tirou meu copo de vinho da frente e afirmou: É, custa o mesmo que aqui, mas para de beber, jovem, você não bate bem da cabeça". Foi um jantar de muitas risadas!

Fonte: Eduardo Zampieri - Revista Motociclismoonline - (Postado na cidade de São José do Rio Preto / SP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário