quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

APOSENTADORIA - Idade mínima será estudada, diz Rosseto

O ministro do Trabalho e da Previdência Social, Miguel Rosseto (PT), defendeu ontem mudanças na Previdência Social.  Embora tenha afirmado que se trata de "um extraordinário patrimônio dos trabalhadores", Rosseto declarou que é preciso fazer um "aperfeiçoamento" no regime. O estabelecimento de uma idade mínima para aposentadoria está entre as propostas que o governo está estudando.

"A sociedade brasileira tem conquistado mudanças importantes. Os brasileiros vivem mais, o que é muito positivo, e ao mesmo tempo nós temos reduzido a taxa de fecundidade, porque as famílias têm melhores condições de planejamento. Isso traz impactos à Previdência aqui e em qualquer país do mundo", afirmou Rosseto, em evento realizado na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, no Rio. 

Segundo o ministro, o governo, o governo passou 2015 debatendo mudanças na Previdência Social. "O que é importante é dar continuidade a esses aperfeiçoamentos, para que nós tenhamos uma Previdência justa, para sempre e para todos", declarou o ministro.

O governo considera o atual regime previdenciário "positivo, um regime solidário entre as gerações, um regime contributivo", mas mesmo assim ele careceria de "aperfeiçoamentos", nas palavras do ministro.

O ministro garantiu que qualquer mudança passará por amplo debate. "Existem várias outras propostas nesse sentido (idade mínima), todas elas com o objetivo de assegurar a sustentabilidade e a manutenção dos direitos de assegurar a sustentabilidade e a manutenção dos direitos dos trabalhadores. Em qualquer hipótese, haverá um amplo debate com a sociedade, com as representações, com o Congresso Nacional, para que essas mudanças representem consensos positivos para a preservação da Previdência Social em nosso País".

Fonte: Agência Estado - Postado na cidade de São José do Rio Preto - SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário