terça-feira, 15 de abril de 2014

TJRO - 1ª Vara Cível da capital revitaliza programa de qualidade no ambiente de trabalho

A 1ª Vara Cível da Comarca de Porto Velho, por meio de trabalho de instrutoria interna do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, aplicou os conceitos do Programa 5S, objetivando, manter os sensos de Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Autodisciplina em evidencia, priorizando a melhoria da qualidade de vida dos servidores e do seu ambiente de trabalho, tornando-o mais agradável, seguro e produtivo. A atividade ocorreu no último dia 11/4.
 A cada ano a 1ª Vara Cível revitaliza o Programa 5S, porque o programa serve para a melhoria contínua da prestação jurisdicional, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela administração do Tribunal.
 As atividades são iniciadas com uma palestra de sensibilização. Em seguida são revistos os cinco sensos, base do Programa 5S, que são peças fundamentais para o aumento da produtividade, além de proporcionar mais saúde física e metal aos servidores. Nesse sentido, a equipe procura, dentro de sua realidade, a manutenção da ordem, da limpeza e da disciplina, para que a prevenção de danos à saúde no ambiente de trabalho, o desempenho pessoal e a motivação continuem como um modo de vida.
 Histórico - Ferramenta imprescindível para qualquer empresa, o programa 5S, desenvolvido no Japão após a segunda guerra mundial, extrapolou fronteiras. Na década de 90 tomou conta das instituições públicas brasileiras, com o surgimento das Políticas da Qualidade, termo hoje substituído por Melhoria Contínua da Qualidade. Nesse contexto, os cinco esses, no âmbito do Poder Judiciário de Rondônia, passam por uma nova dinâmica, qual seja a revitalização, ou "medidas que visam a criar nova vitalidade".
 É uma filosofia de trabalho. Uma ferramenta de qualidade útil a qualquer organização no alcance das suas metas e uma gestão eficiente. Deriva de palavras japonesas iniciadas com a letra "S": SEIRI - Senso de utilização; SEITON - Senso de ordenação; SEISO - Senso de limpeza; SEIKETSU - Senso de saúde e SHITSUKE - Senso de autodisciplina.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TJRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário