segunda-feira, 14 de abril de 2014

EDUCAÇÃO - Aluna de Porto Velho é selecionada para intercâmbio nos EUA

Daiane da Silva Bezerra
Um antigo ditado popular diz que "o raio não cai duas vezes no mesmo lugar". No entanto, essa frase não e aplica para a realidade de Daiane da Silva Bezerra, aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Anísio Teixeira, em Porto Velho, selecionada para viajar aos Estados Unidos pela segunda vez, através do Projeto Histórico Educacional Rondon-Roosevelt, promovido pala Embaixada Americana da Educação de Rondônia (Seduc).

Em 2013, a jovem de 17 anos embarcou pela primeira vez ao país norte-americano pelo programa Conexão Mundo e retornará em maio deste ano, para visitar museus e centros históricos de quatro estados.

Diane diz que sabia um pouco de história da expedição científica entre o coronel Mariano Cândido Rondon e o ex-presidente americano Theodore Roosevelt por ter feito um vídeo sobre o assunto durante o curso de inglês do programa Conexão Mundo, realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no qual foi aprovada e ganhou a primeira viagem para os Estados Unidos. "O que eu tinha conhecimento era muito por cima, nada aprofundado", conta.

Para elaborar uma boa redação, a estudante lembra que teve um aula sobre o assunto ministrada pelo professor de História Maycon Rock. Além disso, Daiane pesquisou textos na internet sobre a expedição e buscou por notícias atuais para relacionar com a história sobre a descoberta da nascente do então Rio da Dúvida. "Minha ideia era associar o que a expedição contribuiu para oi cenário atual da região Norte e para o Brasil. Queria mostrar uma visão diferente do meu texto", explica.

A adolescente relata que no dia da divulgação dos selecionados, todos os alunos foram chamados ao pátio da Anísio  Teixeira. Ao ouvir que tinha sido selecionada, Daiane, que é considerada falastrona pelos amigos e por ela mesmo, ficou sem palavras. "Eu sempre consigo me expressar bastante nessas coisas, mas naquela hora... Eu travei", recorda entre risadas. Mesmo sendo contemplada com uma segunda viagem  internacional na vida, para a aluna, a 'ficha não caiu' ainda.
Fonte: Jornal O Estadão do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário