terça-feira, 29 de abril de 2014

POSITIVO - Um pouco de perfume no ar

Você sabia que para escolher a fragrância certa é preciso levar em consideração as notas de aromas e as características de cada pessoa?

Perfumar a pele é uma maneira de se comunicar com o mundo. Escolher a essência certa é um forma de marcar sua personalidade para as pessoas ao seu redor. Porém, diante da extensa paleta aromática, é difícil selecionar qual deles irá combinar mais com a gente, por isso é importante levar em consideração diferentes aspectos nessa hora. E quem vai nos ensinar tudo são Tiago Motta, Fine Fragrances Marketing Analyst, e Fernando Amaral, osmólogo da Aromagia. 

TREINANDO O OLFATO
Apesar de não sermos especialistas em cheiros, é possível descobrir as notas que compõem o perfume, e elas dizem muito sobre o que queremos passar, por isso é importante identificá-las.

Fernando explica que todos os seres humanos têm uma capacidade olfativa significativa para suas funções biológicas e o mais importante na hora de sentirmos os cheiros é prestar atenção à memória que eles evocam e a estrutura de bem-estar ou mal-estar que eles provocam. "Devemos escolher  e nos aproximar os odores com uma atenção investigativa para sabermos se há afinidade entre o cheiro e a nossa pessoa", ensina.

Como as fragrâncias evoluem na pele, devemos considerar o cheiro que fica depois de meia hora para definirmos a família olfativa da fragrância, já que uma fragrância pode conter diversas notas que  se intercalam, tais como florais, frutadas, amadeiradas, resinosas etc. "A melhor maneira de identificar ingredientes em um perfume é associá-lo às substancias naturais, com as quais temos contato, tais como frutas, flores, ervas e madeiras. Se você sente um cheirinho de laranja, limão ou tangerina, e esse cheiro perdura no perfume, trata-se de uma fragrância cítrica. Se o cheiro de cítricos se vai, deixando notas de rosas, jasmim, ylang-ylange, por exemplo, temos uma fragrância floral", ensina Tiago.

CARACTERÍSTICAS DAS NOTAS
De maneira geral, os cítricos correspondem à vitalidade e à força. Os amadeirados são identificados com a irreverência e a capacidade de renovação. Os orientais ressaltam a sensualidade e o instinto, já os florais realçam o aspecto romântico. Por fim, uma nova categoria de perfumes, mais suaves e discretos, batizada de "segunda-pele", está relacionada com o lado maternal e acolhedor.

Uma fragrância é dividida em três notas principais, que são:
  • Notas de saída (ou de topo) - são as notas  mais voláteis, que evaporam com mais facilidade. Geralmente cítricas, frutadas e verdes.
  • Notas de corpo (ou coração) - são as notas que perduram por mais tempo e definem o caráter da fragrância. São em sua grande maioria os florais, mas também os herbais e amadeirados.
  • Notas de fundo - são os fixadores de fragrância, ou seja, são as notas que definem o quanto a fragrância vai durar na pele, pois são as mais pesadas, de menor volatilidade. São compostas pelo musk, âmbar, resinas e madeiras pesadas.
ESCOLHA CERTA
Os perfumes devem realmente nos seduzir de uma maneira tão especial que se tornem irresistíveis e característicos de nossa personalidade. É possível sentir um envolvimento com o perfume como se ele fosse uma extensão de cada um. Os melhores perfumes têm o poder de expandir nosso estado de espírito original, nossa natureza, é isso que nos fascina.

Segundo Fernando, o principal para a escolha certa é a aceitação. "Não podemos ter dúvida nenhuma a respeito do perfume na hora de comprar, pois se alguma aspecto dele não estiver 100% de acordo com a personalidade do usuário, em algum momento ele irá sentir desconforto em relação ao produto e interromper seu uso", complementa.

É importante lembrar que um perfume que fica bom em alguém próximo pode não ter o mesmo cheiro quando usados por nós, por isso é importante prestar atenção em como ele reage a nossa pele. "A oleosidade dela interfere na fixação dos perfume. Quando mais oleosa a pele, maior a fixação da fragrância. Fatores como alimentação, estilo de vida, ambiente de trabalho podem também influenciar as características de uma fragrância, pois a substância que estiver na sua pele (no suor, oleosidade natural) e a maneira como a sua pele reage a estímulos externos (ar-condicionado, calor extremo, sol, poluição) irão interagir diretamente com o perfume aplicado", ensina Tiago.

Leve sempre em consideração a mistura das notas de sua preferência com as suas características individuais e faça a escolha que mais combine, e seja marcante com seu estilo.
Fonte: Revista Ponto de Encontro / março/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário