sexta-feira, 11 de abril de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

LADRÃO DE GALINHA ARREPENDIDO SERÁ JULGADO NO STF

O Supremo Tribunal Federal, que já deu muitos motivos de orgulho ao país, até pelos acontecimentos recentes, nesta semana entrou pela mão errada e, certamente, ao menos neste episódio, deixou os brasileiros que souberam do assunto envergonhados. O responsável foi o ministro Luiz Fucks, que, podendo corrigir um erro absurdo, vindo de tribunais inferiores, pelo contrário, manteve a decisão, que infelizmente sintetiza o quanto ainda alguns setores do nosso Judiciário estão atrasados, em relação ao que se imagina como ideal. Há vários anos, no interior de Minas Gerais, um homem roubou um pato e uma galinha de um vizinho. Depois se arrependeu e devolveu as aves que furtara. Mas o vizinho já havia dado queixa à polícia e, então, começou a girar a roda da burrice e da absurda burocracia do serviço público brasileiro, em quase todas as instâncias e órgãos. Pois o caso andou. Em primeira instância, o vizinho arrependido foi condenado e recorreu. Em segunda instância também. Inacreditavelmente, o caso do furto de duas aves, que não valem hoje mais que 40 reais, acabou no Supremo Tribunal Federal. Nas mãos do ministro Fucks. Ao invés de dar um puxão de orelhas nos que fizeram a besteira na primeira e segunda instâncias, o poderoso membro do poderoso STF decidiu que o caso precisa ser discutido pelos ministros.
Não fosse assunto tão sério, poderia se supor que o ministro Fucks estivesse propondo uma brincadeira a seus colegas de Supremo, até para amenizar o clima pesado das decisões recentes. A última, do Mensalão, causou grandes confrontos e o país acompanhou tudo pela TV. Mas, infelizmente, não é isso. Então, em breve, veremos a cena ridícula do principal tribunal do Judiciário brasileiro discutindo e votando se deve ser penalizado um ladrão arrependido de galinha. Lamentável!
 MUITO SOFRIMENTO - Muito devagar, quase parando, o rio Madeira começa a recuar. As águas ainda estão tomando grande parte de cidades e distritos, deixando  população desesperada. Já são quase dois meses ininterruptos de cheia e três meses em que o Madeira começou a subir e não parou mais, batendo todos os recordes históricos. Vem aí outra parte muito complexa: a do rescaldo, recheada de problemas e com sérios riscos de doenças. Vamos sofrer muito ainda, nesse primeiro semestre do ano, infelizmente. Preparemo-nos!
ATÉ QUE ENFIM! - Depois de longo tempo discursando no vazio, não chegando a lugar nenhum, o PSOL tomou pelo menos uma decisão prática e ligada à vida real: vai colocar o professor Aluizio Vidal como candidato à Assembleia Legislativa. Ele tem chances concretas de conseguir uma cadeira, até porque, na disputa pela Prefeitura, teve uma votação acima do que o partido poderia esperar. Vidal seria o nome do PSOL para o Senado, sem qualquer chance. Para o governo, o partido também trocou de candidato. Sai Beto Candal e entra Pimenta de Rondônia.
FÍGADO NOVO - Uma doença séria, perigosa, que o  colocou em risco de morte várias vezes, começa a ser, definitivamente, superada pelo deputado federal Carlos Magno. Acometido há anos de uma hepatite do tipo mais agressivo, ele já recebeu  um fígado novo, num transplante realizado em Brasília. Mais que isso, ganhou também uma vida nova. Esperou anos na fila para receber o órgão quando chegasse sua vez. Em breve Magno estará firme e forte e com saúde, para tocar em frente também sua vida pública,. É candidato à reeleição em outubro.
NOVAS CARAS - Dois novos deputados já estão atuando na Assembleia, depois que o TJ mandou dar posse a um deles. Stela Maris e César Licório substituem  Ana da Oito e Adriano Boiadeiro, ambos afastados por seis meses, pelo envolvimento de ambos na Operação Apocalipse. A nova dupla terá até setembro para provar que está pronta para continuar na vida pública. Ao que tudo indica, os dois serão candidatos em outubro, tentando voltar, daí como titulares, em 2015. Stela Maris foi prefeita de Jaru e Licório comandou a poderosa Seduc, no governo de Ivo Cassol.
AINDA HÁ ESPERANÇA - Os pais da jovem Naiara Karine, assassinada brutalmente em janeiro do ano passado, ficaram alguns dias em Porto Velho, para acompanhar o julgamento do primeiro envolvido, que foi condenado e a procura de mais informações, tanto na área policial quanto no Judiciário, sobre os outros suspeitos da morte da garota. Nesta quinta, o casal voltou ao Rio Grande do Sul, sua terra, depois de ficar poucos anos em Rondônia e perder aqui, um dos seus bens mais preciosos. Os pais de Naiara estão esperançosos de que todos os envolvimentos no crime sejam descobertos e punidos.
PÓS CONVENÇÃO - A não ser por propaganda eleitoral antecipada,as dezenas e dezenas de  pré candidatos nas eleições de outubro, não podem ser punidos com mais rigor pela Justiça Eleitoral, por aparecerem na mídia. A proibição só vale depois que foram realizadas as convenções e os nomes dos daí sim, candidatos, forem oficializados. Portanto, eventuais denúncias terão que esperar pelas convenções. Depois delas, o peso da lei eleitoral cairá com toda a força sobre os que não andarem na linha.
PERGUNTINHA Quantos milhares de brasileiros deverão ser trucidados por criminosos "di menor", para que se mude a lei que protege essa turma inimputável?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário