sábado, 12 de abril de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

TRANSPOSIÇÃO:: SE FOR À JUSTIÇA, A DEMORA PODE SER DE 20 ANOS

Servidor esperando a Transposição!
Ao encaminhar ao Tribunal de Contas da União o caso da transposição dos servidores do ex Território Federal de Rondônia, o governo brasileiro deu a mais clara demonstração de que não vai mesmo resolver a questão. Até agora, nem  o governo rondoniense, nem a bancada federal e os sindicalistas entenderam exatamente do porque que o assunto foi para o TCU, quando nada tem a ver com o tribunal. Claro que, em off, fora dos microfones e longe da plateia, todos dizem a mais pura verdade: a decisão é  mais um passo dado pela União para não cumprir o que já prometeu inúmeras vezes: transpor, por direito adquirido, os servidores que já deveriam estar, há muito tempo, nos quadros federais. Mais de 20 mil funcionários públicos que aguardam há anos esse benefício, infelizmente podem enfiar a viola no saco. Muito pouco deles serão realmente atendidos. A maioria não o será em 2014 e nem em 2015, talvez nunca. Muitos que estão trabalhando mesmo depois de cinco, seis anos de direito a aposentadoria, esperando serem transpostos para terem direito a uma grana melhor, perderam seu tempo e parte da sua vida. A esperança é cada vez menor. A presidente Dilma, que em Rondônia chamou os servidores públicos de "colegas do serviço público federal", o fez por demagogia, lamentavelmente. Nem ela e nem seu governo querem a transposição ou vão fazer qualquer esforço para torná-la realidade.
Restará, ainda, o caminho do Judiciário. Num processo que, se começar agora, poderá levar 10, 15, 20 anos, dependendo a sorte do freguês. Quando, infelizmente, 99% dos que têm direito líquido e certo, estarão mortos. Não é pessimismo, é realidade. Dos quase 20 mil que sonhavam com a transposição, talvez 10% deles consigam. Afora isso, não há luz no fim do túnel, a não ser em discursos de candidatos. Uma pena!
 TRANSPOSIÇÃO NA TV - A transposição sai ou não sai? Os sindicalistas ainda acreditam nela? Porque o governo federal empurra o assunto com a barriga há tanto tempo? Como está a situação dos servidores federais em Rondônia? Quem responde a essas e muitas outras perguntas é o líder do Sindisef, Daniel Pereira, reeleito na semana passada para mais um mandato de três anos. Ele é o entrevistado do jornalista Sérgio Pires, no programa Candelária Debate deste sábado. É na TV Candelária, em rede estadual e começa às 13h30.
ESTAMOS FERRADOS! - Preparemos nossos bolsos. No ano que vem, quando não haverá eleição, a Agência Nacional de Energia Elétrica vai nos entregar uma conta de 8 bilhões de reais. É esse o valor que vamos  desembolsar, a mais, para cobrir os rombos nas estatais de energia. O percentual de aumento nas contas de luz ainda não foi definido, mas há quem diga que será um chute abaixo da linha da cintura para os pobres brasileiros, que têm que cobrir rombos cada vez maiores em empresas estatais pessimamente geridas. Lamentável!
GENTE QUE NÃO PRESTA - A corrida pelo voto já começou, desbragadamente, sem pudor. Embora ainda longe das convenções, centenas de candidato a candidato se jogaram na batalha atrás do eleitor, em todos os cantos de Rondônia, em todos os estados, em cada cantinho deste país. Mesmo com todos os problemas graves que temos, para quem vive da política e para a política, nada há de mais importante. Vamos ficar vários meses nessa história, enquanto o brasil anda para trás. E, ainda, infelizmente, vamos acabar escolhendo muita gente que não presta. Lamentável!
 CALA A BOCA! - A situação da liberdade de expressão no Brasil agravou-se dramaticamente durante 2013 e nos primeiros meses de 2014, denunciou relatório da Associação Nacional dos Jornais, apresentado em encontro internacional em Barbados. Só nos últimos seis meses, foram assassinados quatro jornalistas no exercício da sua profissão e houve 66 agressões, casos de censura judicial, ameaças, atentado,intimidação dos profissionais e até uma prisão. E isso que a censura oficial que alguns petistas pregam, sequer começou.
TELHADO DE VIDRO - O deputado André Vargas era uma espécie de braço armado (no sentido figurado, é claro), do petismo. Quando seus líderes e amigos eram atacados por qualquer motivo, ele saía a disparar discursos vigorosos não só em defesa dos parceiros, como ainda atacando os adversários. Chegou a ser no mínimo mal educado e inconveniente com o presidente do STF, Joaquim Barbosa, que, ao visitar a Câmara, foi publicamente hostilizado pelo parlamentar. O problema é que Vargas tem um telhado de vidro do tamanho do Maracanã. Está agora pagando pelos erros e pela arrogância. E ainda corre o risco de cair nas mãos do Joaquinzão!
VAZANTE LENTA - O final de semana chega sem grandes novidades em relação à cheia do rio Madeira. As águas não aumentaram, o que já é positivo, mas estão baixando num ritmo tão lento que, parece, o rio voltará ao seu leito normal só daqui a várias semanas,. Tomara que a vazante aumente consideravelmente nos próximos dias, porque senão a Capital, seus distritos e a região de fronteira com o Acre ainda vão padecer muito. Pelo menos, ao que tudo indica, as chuvas pararam.
PERGUNTINHA - Faltando a partir de hoje exatos 60 dias para o jogo inaugural da Copa do Mundo no Brasil, você está tomado daquele espírito patriótico de que somos a Pátria de Chuteiras?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário