segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

SAÚDE - RANGER DE DENTES PODE SER CAUSA DE DORES DE CABEÇA

As dores de cabeça podem aparecer em qualquer pessoa e pelas mais diversas causas, desde as mais simples até infecções mais complexas ou até causa psicológicas. E uma dessas causas pode estar diretamente relacionada com a ortodontia, ou seja, com o apertamento dos dentes, sendo conhecida como bruxismo.

O bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dente e, nos casos mais graves, até problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM) - e a dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns do bruxismo.

"O bruxismo leva a um 'stress' da musculatura envolvida que pode resultar numa fadiga muscular ou mesmo num processo inflamatório. A fadiga provoca acúmulo de ácido lático e causa a conhecida dor de cansaço muscular: dor de queimação, que costuma se localizar na região das têmporas, entre o final das sobrancelhas e os ouvidos", comenta o Dr. Alexandre Cercal, otorrinolaringologista de Curitiba, PR.

O especialista comenta que possivelmente o bruxismo está ligado a fatores genéticos, situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos, como os de oclusão ou fechamento inadequado da boca, por exemplo. Não se sabe exatamente o motivo, mas o bruxismo acontece em cerca de 15% das  crianças e afeta homens e mulheres de forma indistinta. "Com o passar dos anos, esse é um problema que tende a diminuir", comenta.

Outros sintomas causados pelo bruxismo podem ser a dor e o zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos do rosto, - devido ao esforço realizado pelos músculos da mastigação, - estalos ao abrir e fechar a boca e até alterações do sono, já que esse é um problema que acontece a noite.

"Um dos maiores problemas é que na maioria das vezes a pessoa que sofre com o bruxismo só sabe que está com esse mal quando alguém lhe conta o que presenciou enquanto  ela dormi,a ou quando ela procura ajuda médica porque os sintomas já se instalaram, em alguns casos isso pode demorar bastante tempo", diz Cercal.

O médico diz que ainda não se conhece um tratamento eficaz para curar o bruxismo eficaz para curar o bruxismo, mas que é possível tratar e amenizar os seus efeitos. Pode ser feito o uso de medicamentos indicados pelo médico, mas os recursos mais indicados para o tratamento são as placas interoclusais  rígidas de acrílico moldadas segundo o formado da arcada dentária do paciente. "Elas ajudam a diminuir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste dos dentes", exalta.

Para evitar maiores problemas nesse aspecto, o especialista sugere algumas recomendações, como consultar o dentista com regularidade, evitar apertar os dentes, mesmo quando estiver empenhado em uma tarefa ou situação mais complicada, evitar mascar chicletes ou morder objetos duros, com  ponta de lápis e caneta, por exemplo, fazer exercícios - a prática de atividade física ajuda a controlar o estresse e as crises de ansiedade que podem favorecer o apertar dos dentes - não se esquecer de colocar a placa interoclusal antes de dormir, se sentir algum sintoma diferente, como dores de cabeça ou zumbido, procurar um médico especialista em que possa lidar com a situação da melhor forma.
Fonte: Jornal Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário