quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NÃO SE APRENDE O BEABÁ, MAS AS SOLUÇÕES MIRABOLANTES NÃO PARAM

Milhares de motoristas e condutores de motos país afora andam no trânsito sem habilitação. A grande maioria simplesmente não tem dinheiro para frequentar auto escolas e pagar as taxas e serviços, na maioria dos casos a preços abusivos. Hoje, uma habilitação pode custar até 1.300 reais. Em Rondônia, é nessa faixa, um pouco mais, um pouco menos. Mas no Brasil não há nada tão ruim que não possa piorar. A partir de janeiro, este custo pode até mais que dobrar, em alguns estados. Inclusive por aqui. O aumento no custo acontecerá porque as auto escolas terão que contar com simuladores de direção, equipamento caro que será obrigatório. Um sistema desses, se for adquirido o mais barato e simples pelos chamados Centro de Formação de Condutores (CFC), o novo e pomposo apelido oficial para as velhas auto escolas, não custará menos de 40 mil reais.  Oficialmente, fala-se que o candidato a possuir uma CNH terá que desembolsar apenas 15% a mais do que atualmente, para conseguir o documento, realizando as aulas exigidas nos novos equipamentos de simulação. Na vida real, o que se comenta é que a carteira poderá custar até 3 mil reais, dependendo do Estado e do número de aulas feitas.
 São essas coisas que não se compreende no Brasil. Ao invés de fazer andar o feijão com arroz, que não anda de jeito nenhum, criam-se novas leis, sofisticadas e inacessíveis, para que aí sim, nada funcione mesmo. É essa cabeça dos burocratas, que vivem no mundo da Lua, que planejam um país ideal e sem problemas e que fazem de conta que tudo está às mil maravilhas. Só precisa de mais uma avançozinho. Besteira pura, todas as pessoas de bom senso sabem. As auto escolas ensinam o básico, quando ensinam; o número de motoristas sem carteira aumenta ao invés de diminuir e os despreparados continuam ferindo e matando no trânsito. Inacreditável!
 NÃO FOSSE A VIDA REAL.... - Já se inventou tanta besteira para o trânsito (alguém aí lembra do kit sobrevivência, aquela palhaçada que não durou mais que alguns meses, mas que enriqueceu alguns bolsos?), que o nosso deveria ser um exemplo  mundial. O é. Só que na contramão. Mais de 45 mil brasileiros morrem todos os anos. E os bestas inventando moda, ao invés de fazer o beabá. São os gênios, criando nada para porcaria nenhuma. Mas, no mundo deles, essas coisas geniais funcionam e resolvem os problemas. Não fosse a vida real estragar tudo, eles estariam consagrados...
 PARCERIA DESFEITA - Confúcio Moura anuncia oficialmente sua candidatura à reeleição depois de março, mas sem a parceria de Airton Gurgacz. O empresário, que é vice-governador e diretor do Detran se distanciou muito do companheiro de chapa na eleição de 2010 e, agora, não continuará a parceria. Airton não fala oficialmente sobre o assunto, mas a tendência é que ele dispute uma vaga para Assembleia Legislativa. O vice de Confúcio, do PMDB,  pode vir do PT, por decisão do diretório nacional dos dois partidos.
 LAVOU AS MÃOS? - Está na hora do comando do Sebrae nacional começar a dar explicações. Há muito tempo o órgão recebia denúncias, recheadas de provas, sobre o desvio de recursos  do órgão em Rondônia. Por que nunca tomou medidas para esclarecer o caso, denunciar os envolvidos e afastá-los, para conter a sangria de dinheiro público que já era notória? Com a Operação Feudo, todos os principais dirigentes da entidade foram presos. O rombo é enorme, mas seria menor se  o Sebrae nacional tivesse tomada medidas duras na hora certa.  
 PUNIÇÃO AO DENUNCIANTE - Tem nexo? Há outra questão que precisa ser lembrada. Leonardo Sobral, presidente do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias, o Simpi, fez denúncias pesadas contra a bandalheira que estava acontecendo dentro do Sebrae. As denúncias foram encaminhadas não só ao Sebrae nacional, como também ao Conselho local do órgão. O que aconteceu? Ele, o denunciante, reconhecido líder dos pequenos e micros, foi afastado do Sebrae. E agora? Qual a explicação que os conselheiros poderão dar à sociedade, por terem sabido das denúncias e nada terem feito?
 PADRE TON E A PESQUISA - Pesquisa contratada pelo Padre Ton, no Estado, lhe dá números positivos numa disputa ao Governo que, pelo menos até agora, nenhuma outra pesquisa apontou. Por ela, Padre Ton teria entre 10% e 11,5% das intenções de voto. Nela, o PT é o partido preferido dos rondonienses (o que contraria as últimas eleições presidenciais por exemplo). Aponta ainda alta rejeição do governo Confúcio Moura, o que motivaria o petista e entrar com tudo na disputa.
 CURIOSIDADE DO MOMENTO - Outro dado interessante, mas óbvio: 98% dos entrevistados querem renovação total na política e 91% não votariam em candidatos ficha suja. Claro que não se pode contestar tais informações, mas o mundo real da política mostra que as coisas não são bem assim, na hora de votar. Prova disso é que a grande maioria do eleitorado - em Rondônia e no Brasil - tem votado em massa em políticos que estão envolvidos até o pescoço em denúncias. Num cenário ideal, os números da pesquisa são excelentes. No mundo real, elas servem apenas como curiosidade do momento.
 PERGUNTINHA B- Com a violência descontrolada e a impunidade crescendo cada vez mais, pedir ao Papai Noel para chegar vivo ao ano que vem não será pedir demais?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário