sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Dono do Facebook quer conectar o mundo inteiro. Entenda a Internet.org

Mark Zuckerberg quer levar a internet ao mundo inteiro. É isso mesmo que você leu. Junto a outras empresas de tecnologia, o fundador do Facebook anunciou o lançamento da internet, org, uma iniciativa que quer tonar a internet acessível aos dois terços do mun do que ainda não a utilizam. Hoje, apenas 2,7 bilhões de pessoas estão conectadas à rede, um número que cresce a passos lentos: 9% ao ano. "Tornar a internet disponível para todas as pessoas do planeta é um objetivo ambicioso e importante demais para ser alcançado por uma só empresa, um grupo ou um governo",  diz uma mensagem no site da iniciativa. "Os parceiros da internet, org se uniram para conquistar esse desafio porque acreditam no poer de um mundo conectado".

Quem assina o projeto é o Facebook, a Ericsson, a MediaTek, a Nokia, a Opera, a Qualcomm e a Sansung. Ao compartilhar ferramentas, recursos e práticas recomendadas, elas explorarão soluções para as três principais áreas de oportunidade: acessibilidade, eficiência e modelos econômicos. Ou seja, tornar a web acessível, fazer com que a carga de trânsito na internet seja reduzida e, por último, fazer com que os negócios que rodeiam estre desenvolvimento sejam bem-sucedidos. O projeto tem como lema "Todos nós. Em qualquer lugar. Conectados". "Existem barreiras enormes nos países em desenvolvimento que impedem que eles estejam conectados e que possam participar da economia do conhecimento", diz Zuckerberg no comunicado oficial. "A Internet.org é uma parceira global que vai trabalhar para superar esses desafios".

O CEO do Facebook também publicou um documento com a missão da iniciativa, abordando  alguns pontos que serão enfrentados pela Internet.org. Uma das mais importantes é a rentabilidade (e a falta dela). "A injusta realidade econômica é que a população que já está no Facebook tem mais dinheiro do que todo o resto que não está. Mas nós acreditamos que todos merecem estar conectados", afirma Zuckerberg.

O site Internet.org já está no ar (no Brasil, todo em português), trazendo uma visão geral do projeto, seus principais objetivos e parceiros. Nas próximas semanas, deve dar mais informações sobre suas atividades, assim como entrevistas com líderes e especialistas. Aos que acreditam na causa do Internet.org, o site promete fornecer ainda atualizações de como o usuário pode se envolver na iniciativa. Aguardemos os próximos capítulos.
Fonte: Jornal Alto Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário