domingo, 22 de dezembro de 2013

Regularizada

Divulgada hoje no Diário Oficial da União, resolução equipara o veículo elétrico ao modal convencional

Para a ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a regulamentação da bicicleta elétrica é uma importe conquista para o setor. A Resolução Contran 465 (27/11/2013), publicada hoje (13) no Diário Oficial da União, vai ao encontro da decisão da entidade, que participou ativamente do processo como representante em câmara temática setorial.
Além de equiparar a bicicleta elétrica ao modal convencional, o que permite o tráfego nas ciclovias e ciclofaixas, os requisitos apontados pelo Contran são:
  1. Motor auxiliar com potência nominal máxima contínua de 350 W;
  2. Dispositivo de controle de velocidade que reduza a alimentação elétrica do motor progressivamente até cortá-la totalmente quando a velocidade do veículo atingir 25 km/h;
  3. Sensor de esforço de forma que a alimentação elétrica do motor seja cortada quando o ciclista deixar de pedalar;
  4. Acionamento e funcionamento do motor auxiliar exclusivamente através do ato de pedalar.
“A iniciativa chega em um momento importante. Diante do trânsito complexo das grandes cidades, o surgimento de mais uma alternativa de transporte é muito bem vinda para a mobilidade do brasileiro. Certamente a regulamentação irá incentivar, também, investimentos das fabricantes e o lançamento de novos modelos”, afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.
Fonte: Redação - Revista Moto Adventure

Nenhum comentário:

Postar um comentário