segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

INTERNET - O Facebook pode prolongar a dor após uma separação?

Embora ajude casais a se sentirem conectados 24 horas por dia, a ferramenta se torna um problema quando a relação termina segundo estudo.

Usar a rede social para rastrear um ex pode impedir a pessoa de esquecer o antigo relacionamento a seguir em frente. "As pessoas que se envolveram em vigiar o ex-companheiro através do Facebook, ou seja, aquelas que frequentemente entram na página do ex e de seus amigos, informaram que houve um atraso na recuperação emocional depois de um rompimento, se comparadas com quem realizava uma vigilância menos frequente", disse a autora do estudo Tara Mashall, do departamento de psicologia da Brunel Univesity's School of Social Sociences in Uxbridge, na Inglaterra.

"Elas relataram maior estresse relacionado ao rompimento, mas sentimentos negativos em relação ao ex-parceiro como ciúme e hostilidade, mais desejo sexual pelo ex e menos crescimento pessoal!, afirmou.

O Facebook, a maior rede social do mundo, tem mais de 900 milhões de usuários, Marshall observou. Pesquisas anteriores indicaram que um terço deles usam o site para monitorar as atividades de ex-parceiros.

Esta "amizade" contínua  permite  que ex-amantes mantenham controle da vida do outro através de atualizações de status, mensagens no mural e fotos. E, dependendo das configurações de privacidade, até mesmo um ex que não esteja na lista de amigos pode ter acesso a informações em posts publicos  e em páginas de amigos em comum.

Desgosto maior
Para o estudo, publicado no início do mês no site do jornal "Cyberpsychology, Behavior and Social Networking", Marshall convidou mais de 450 usuários do Facebook para completar uma pesquisa on-line criada para avaliar estado emocional e padrões de uso do Facebook após uma separação.

A maioria era composta por mulheres e 87% dos entrevistados eram americanos. Quase dois terços estavam na faculdade e um terço tinha completado o ensino médio. Embora quase metade fosse formada por solteiros, todos tiveram pelo menos um rompimento com um parceiro romântico que também mantinha uma conta no Facebook na época.

Baseada nas respostas, a pesquisadora estabeleceu, a ligação entre a vigilância continua do ex pelo Facebook e a maior demora na recuperação e no crescimento emocional da pessoa rejeitada. Isso não acontecia com quem se mantinha desconectado. Quanto maior a espionagem feita através do Facebook, maior o desgosto, resumiu a pesquisadora.
Fonte: delas. ig. com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário