sábado, 21 de dezembro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O BRASIL BRINCA COM A MORTE E TROCA VIDA POR IDEOLOGIAS

O crime organizado e poderoso, que manda em várias regiões do Brasil, chegou a Rondônia. Foi se instalando aos poucos, por coincidência (?) desde que os grandões do tráfico chegaram ao Presídio Federal, mais um presente grego que recebemos de Brasília. De dentro das cadeias. Lá, presos que teriam chance de recuperação, são alvos fáceis. Tornam-se devedores dos bandidões que comandam o sistema penitenciário. Quando saem, são obrigados a pagar a conta, cometendo crimes. Os que não cumprirem o trato, são executados ou suas famílias são ameaçadas, atacadas e mortas. Quem tem um mínimo de conhecimento dessas coisas, sabe muito bem o que está acontecendo. E as autoridades de segurança, do Ministério Público, do Judiciário, sabem disso. O que se lamenta é que as medidas contra essa brutalidade só são tomadas depois que a explosão acontece. Depois de mais assassinatos de inocentes; da demonstração do poderio de armas e violência dos criminosos. E são paliativas. Os bandidões estão presos e lá continuarão. Mas ainda terão acesso a visitas íntimas; a encontro com advogados que, em alguns casos, são associados aos criminosos e outras vantagens. Estão cheios de direitos. E ai de quem tiver a coragem de confrontá-los ou cortar algum dos seus benefícios nas cadeias!
 O banditismo que confrontou a lei na noite desta quinta pode ser muito bem  resultado desta ditadura do crime, vinda de dentro das cadeias. E que fique bem claro: o que já está horroroso, vai piorar. Com as atuais leis, com a questão de segurança sendo tratada como ideologia política, não há salvação. O povo refém, com medo, cada vez vivendo em condições piores, vai continuar sendo carne para o açougue para estes facínoras. O Brasil brinca com a morte, porque a ideologia é mais forte que as vidas humanas. Lamentável!
 AINDA VAI PIORAR - As forças policiais, para combater invasores de áreas consideradas de proteção, mobilizam até 200 homens e mulheres para prender o que eles chamam de criminosos. Mas não há policiamento que chegue para combater os verdadeiros bandidos. Nem equipamento. Nem estrutura. E muito menos argumentos para refutar os aliados dos bandidos, que não protestam contra a morte de pessoas inocentes, mas berram quando os direitos humanos dos seus amigos são ameaçados. Relembrando: vai piorar muito.
 SOBRINHO RETORNA - Um ano depois de ser tirado da Prefeitura  a fórceps, sem que fosse permitido completar seu mandato, o ex-prefeito Roberto Sobrinho continua se defendendo, alegando total inocência e, como argumento mais forte, diz que relatórios da Polícia Federal só demonstram que não houve ilegalidades em sua administração. Depois de longo tempo, ele voltou  à mídia. Entrevista exclusiva com Sobrinho vai ao ar neste  sábado, a partir das 13h20, pelas emissoras afiliadas à TV Candelária/Record. O programa é o Candelária Debate e quem entrevista o ex-prefeito é o jornalista Sérgio Pires. Imperdível!
 POR CIMA - O deputado rondoniense Moreira Mendes, que está fazendo um mandato de qualidade, defendendo principalmente o agronegócio da região, tornou-se destaque nacional ao vencer eleição interna e se tornar líder da bancada do PSD. Presidente do diretório regional do partido em Rondônia, Moreira vai comandar uma bancada forte: são 41 deputados federais da sigla. Moreira terá o comandado partidário na Câmara Federal em 2014 (ano eleitoral) e 2015. É mais um representante do nosso Estado que se destaca na política nacional.
 BATENDO DURO - O pau está cantando na Câmara de Vereadores da Capital contra o prefeito Mauro Nazif. Embora tenha ampla maioria, o prefeito sofre nas mãos de alguns poucos oposicionistas, todos batendo duro. Entre eles os vereadores Léo Moraes, Aélcio Costa e Sid Orleans. Aumento do IPTU, falta de ações concretas em obras nos bairros e até o alto custo da iluminação natalina (800 mil reais), serviram de munição para discursos duríssimos do trio na Câmara porto velhense. Os três prometem muito mais, para 2014...
 CORRERIA E SEGURANÇA - Correria nas lojas, nos centros comerciais, no shopping. É o último sábado antes do Natal. A população estará em peso nas ruas, fazendo, como sempre, compras de última hora. Espera-se que a segurança pública esteja toda mobilizada, porque com tanta gente pelas ruas e com tanto dinheiro circulando, os bandidos certamente não darão trégua. Eles já estão matando por 5 reais, imagine-se o que farão se virem gente andando com muito mais grana. Ainda mais depois do que aconteceu na quinta. Portanto, cuidado redobrado para quem vai às lojas, de hoje até o Natal.
 MELHOROU - Um fator que merece ser destacado é a melhora concreta no setor de comunicações do Governo. Confúcio convocou uma turma de jornalistas da antiga, capitaneada por Osmar Silva, que deu uma mexida geral no setor. Ainda falta muito, principalmente em relação às redes sociais, que se tornaram importantes e ficaram em segundo plano. Mas, no geral, o Decom deu um salto. Destaque na equipe para outro talento dinossáurico, o jornalista Waldir Costa.
 PERGUNTINHA - Não será apenas coincidência o fato da Justiça autorizar a soltura de mais de 410 presos do regime semiaberto, justamente quando ocorreram vários atentados violentos na Capital?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Um comentário:

Renato Gomes de Abreu disse...

Só um pequeno adendo na notícia que cita o prefeito! Ele é do PSB.

Postar um comentário