domingo, 29 de dezembro de 2013

A JUVENTUDE NO BRASIL - Jovem: Ousar o Amor

"Eu vos dou novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim deveis amar-vos uns aos outros" (Jo 13,34).

O mandamento novo! Às vezes, não nos soa bem a palavra mandamento; ela teria algo de m,ando, comando. Isso porque desprendemos destas palavras o autoritarismo. Na realidade, o comando, o mundo é, um mandato, isto é, uma convocação cheia de força e verdade que se nos impõe não pela violência ou dominação, mas pela grandeza, dignidade e nobreza de quem concede ou de quem pede. O mandamento do amor é uma convocação cheia de força, de vida, de grandeza e nobreza que nos é concedida. Como diz o apóstolo Paulo: "O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rm 5,5). Por isso, "não há ninguém que não ame" (santo Agostinho). O mandamento do amor, o dom recebido, é uma convocação a termos o mesmo mode de amar de Jesus Cristo: livre, generoso, cordial, gratuito. Amar-nos uns aos outros como ele ama cada um de nós (ef. Jo 13,34).

É no mandamento do amor que podemos compreender melhor as palavras do hoje papa emérito Bento XVI: "Queridos jovens, gostaria de vos convidar a 'ousar o amor', isto é, a não desejar nada para a vosa vida que seja inferior a um amor forte e belo, capaz de tornar toda a existência uma jubilosa realização da doação de vós próprios a Deus e aos irmãos, à imitação daquele que, mediante o amor, venceu para sempre o ódio e a morte (cf. Ap 5,13)". O amor que recebemos pela força do Epírito e que nos impede ao serviço e à doação dá sentido à nossa vida e a transforma. O mandamento do amor "é a única força capaz de mudar o coração do homem e a humanidade inteira, tornando proveitosa as relações entre homens e mulheres, entre ricos e pobres, entre culturas e civilizações" (Bento XVI, XXII JMJ).

Os jovens gostam de ousar! Ousem o amor, pois "sempre que fizerdes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizeste" (Mt 25,40). "Eis-me aqui, envia-me"!

Fonte: Leonardo Ulrich Setner - Bispo auxiliar de Brasília - Secretário-geral da CNBB - O Domingo


Nenhum comentário:

Postar um comentário