sábado, 14 de dezembro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UMA PARCEIRA QUE SALVA MILHARES DE VIDA

Rondônia tem algumas particularidades importantes ligadas ao Hospital de Câncer de Barretos. Primeiro, porque é o Estado que manda, para atendimento, o maior número de doentes. Hoje são mais de dois mil, só entre os internados em Barretos. Já a unidade de Porto Velho faz uma média de 400 atendimentos/dia. O número é grande, porque há casos de um só doente tem até cinco atendimentos diários. Já foram 20 milhões de reais economizados pelo Estado em passagens do TFD, que não precisaram ser compradas. Mas Rondônia também é o maior parceiro do Hospital do Câncer, ao menos nas iniciativas de várias comunidades que fazem eventos - principalmente leilões - que arrecadam até 1 milhão de reais. Há uma terceira ligação, essa negativa, entre nosso Estado e o hospital que é referência mundial: aqui foi detectado um tipo de câncer de estômago que não existe em outro lugar do Brasil. Os especialistas do HC estão trabalhando dia e noite nas pesquisas, para entender o porquê desse tipo de doença só ocorrer em Rondônia.
 A verdade é que a ligação de Rondônia com o Hospital do Câncer é muito íntima. Nós mandamos os doentes - cada vez mais - e eles se viram, dando o melhor atendimento possível e tudo de forma gratuita. Por isso é vital a parceria dos rondonienses com o Hospital de Barretos que também tem filial por aqui. E que construirá, a partir do ano que vem, um enorme hospital às margens da BR 364, em Porto Velho. Sem a parceria, como o Hospital do Câncer suportaria atender tanta gente? Portanto, quem ainda não participou das iniciativas de arrecadação de fundos, que o faça. Até porque, enquanto você leu este texto, mais alguns doentes chegaram para serem atendidos num hospital que orgulha os brasileiros e, mais que isso, salva a vida de milhares deles todos os anos.
 MILHÕES SUMINDO? - Perigo no ar: o governo rondoniense tem até 31 de dezembro para resolver a embroglio em que se transformou as obras de saneamento básico da Capital. Caso os projetos não andem e a obras não recomecem, Rondônia pode ver esvair-se entre seus dedos nada menos do que 700 milhões de reais destinados, em sua maior parte, ao sistema de esgoto sanitário em Porto Velho. Os técnicos correm contra o tempo e a burocracia atrapalha que o assunto vá em frente. Seria uma perda inominável.
IMPLODIUEsquema de desvio de recursos do Sebrae rondoniense, denunciado no ano passado, estourou agora, com decisões judiciais. Os três principais diretores do órgão no Estado estão com prisão decretada. O  superintendente Pedro Texeira já foi para o presídio. Empresários e outros dirigentes do órgão também devem seguir o mesmo caminho.  Os levantamentos feitos indicam um rolo infindável de desvios e as denúncias são pesadíssimas. A direção havia sido afastada, retornou por liminar e agora o trio responderá pelas acusações. O esquema foi implodido.
 OUTRO ESCÂNDALO - Outra polêmica, denunciada pelo jornalismo da Globo, é a compra de vagas em cursos de Medicina país afora. O caso estourou no Rio de Janeiro e Minas, mas chegou a Rondônia. Um homem não identificado, disse na reportagem que fazia as provas por candidatos em Faculdades rondonienses e cobrava até 90 mil reais de cada um. Mais um escândalo que nos envolve. Mais uma prova de que a sacanagem, a malandragem, a esperteza e a busca de levar vantagem em tudo imiscui-se definitivamente no espírito de grande parte dos brasileiros.

SÓ PAPO FURADO - Três vidas jovens - duas mulheres - acabaram abruptamente em mais um terrível acidente na BR 364. Foi próximo à entrada de usina de Samuel, em Candeias, a cerca de 50 quilômetros da Capital. O motorista causador da tragédia saiu quase ileso. Parece que os santos protegem os bêbado, mas não as vítimas deles. Nas barreiras da PM, outros 15 que dirigiam alcoolizados foram pegos. Uma pena que a lei só sirva como maquiagem. O matador de três pessoas ficará livre e nunca vai pagar pelo que fez.  Só  não ameniza a desgraça do nosso trânsito assassino.


 NOMINATA FORTE -  O PP já definiu pelo  menos na Capital,  três dos nomes entre os pré-candidatos que o partido lançará no ano que vem. O empresário Ivan  Rocha, que apesar de não trabalhar mais na Saga Veículos, vai se registra na Justiça Eleitoral como Ivan da Saga, disputará uma vaga para a Câmara Federal. Para a Assembleia, já estão confirmados os nomes do vereador Aélcio Costa e do médico Amado Rahhaal. O trio forma uma nominata de peso na maior cidade rondoniense e pode surpreender...
 NOME E PRÉDIO NOVOS - Governo do Estado e Santo Antonio Energia fecharam mais uma parceria, dessa vez para reformar todo o prédio que já foi do Beron e que até há pouco era do Shopping Cidadão. Serão investidos perto de sete milhões de reais, quatro milhões dos quais dos cofres do consórcio da Santo Antonio. A obra vai longe, mas valerá a pena, porque o prédio ficará muito melhor, mais confortável e com atendimento mais qualificado à população. Reabrirá com nome novo: Tudo Aqui. Mas o povo, é claro, continuará chamando de Shopping Cidadão...
 PERGUNTINHA - Quando o Brasil vai desistir de seus programas espaciais que nunca dão certo, já que cada vez que tenta, torra fortunas ou acaba com um monte de gente morta, como ocorreu em Natal?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário