Projeto que utiliza uma YZF-R25 como protótipo visa criar um sistema de assistência a equilíbrio em baixas velocidades que também possa ser empregado em bicicletas.
O Sistema Avançado de Assistência à Estabilização de Motocicletas (AMSAS) da Yamaha foi lançado no ano passado , usando uma Yamaha YZF-R25 de produção como base para uma motocicleta elétrica com assistência de equilíbrio .
O AMSAS trabalha até 8 km/h para ajudar a estabilizar a moto em condições onde é mais instável. Obviamente, velocidades mais baixas significam menos efeito giroscópico do giro das rodas e, portanto, a motocicleta é menos estável verticalmente.
Este sistema é um avanço realizado em cima do projeto “MotoroID”, que chegou a ser apresentado aqui no Brasil, durante a última edição do Salão Duas Rodas, realizado em 2019, no estande da marca.
Uma das partes mais importantes do AMSAS é que “não requer nenhuma modificação no quadro”, de acordo com o líder do projeto AMSAS, Akitoshi Suzuki.
Além disso, ele usa um IMU de seis eixos, que pode ser encontrado em muitas motos de produção até agora, incluindo a própria Tracer 9 GT + 2023.
Outra novidade na Yamaha Tracer 9 GT+ 2023 é o uso de um sistema de freio unificado (UBS) vinculado ao radar. A Yamaha diz que um de seus objetivos com o AMSAS é equipá-lo em uma motocicleta onde possa ser usado em conjunto com uma assistência como o UBS vinculado ao radar.
Na verdade, Suzuki diz que “com as tecnologias de base (por exemplo, UBS conectadas por radar) instaladas agora, estamos a meio caminho de nosso objetivo de trazer o valor da AMSAS para os clientes”.
Jun Sakamoto, que lida com a estratégia de segurança da Yamaha, explica o valor que a AMSAS pretende oferecer: “É criar condições em que o piloto possa se concentrar mais na operação de sua moto, para que todos possam desfrutar da sensação de ser um com sua máquina. Ao fornecer uma assistência quando a moto está mais instável e requer habilidade para operar, queremos oferecer diversão enraizada na paz de espírito para uma ampla gama de pilotos.”
A motocicleta baseada na R25 que a Yamaha está usando atualmente para desenvolver o protótipo AMSAS é notavelmente ajustada em comparação com as motocicletas padrão com alguns componentes adicionais bastante consideráveis. Akitoshi Suzuki diz que “a partir daqui, vamos trabalhar para reduzir os tamanhos dos vários componentes e assim por diante, pois queremos desenvolvê-lo em uma plataforma não apenas para motocicletas, mas também adaptável a uma ampla gama de outros aplicações de mobilidade pessoal, como bicicletas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário