quinta-feira, 27 de abril de 2023

Em busca de um sonho

 Para aqueles que querem se dedicar e trabalhar duro, as recompensas de empreender serão grandiosas

Empreendedorismo é o processo de começar a gerenciar uma empresa, e ele desempenha um papel vital na geração de crescimento econômico e inovação. Empreendedores são indivíduos que identificam novas oportundades e tomam a iniciativa de transformar suas ideias em realidade. Eles estão dispostos a correr riscos e geralmente são motivados por paixão e pelo seu produto ou serviço.

Há muitos empreendedores bem-secedidos que tiveram um impacto significativo no mundo por meio de suas empresas. Elon Musk é um exemplo de empreendedor que mudou os rumos de um mercado estabelecido há mais de um século. Os fabricantes de veículos agoram correm atrás para desenvolver veículos elétricos e aposentar os motores à combustão. Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequen as Empresas), somente no município de São José do Rio Preto são mais de 37 mil empresas, a maioria MEI (microempresa) e EPP (empresa de pequeno porte), criadas por pessoas que acreditam no seu sonho e têm o desejo por mudanças.

Começar uma empresa pode ser um processo desafiador e arriscado, mas também tem o potencial de trazer grandes recompensas. Empreendedores precisam ser capazes de se adaptar às mudanças e pensar de forma criativa para superar obstáculos. Habilidades de lideranças e gerenciamento fortes também são importantes para construir e liderar uma equipe.

Há muitas abordagens diferentes para o empreendodorismo, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. No entanto, há algumas qualidades e habilidades comuns entre os empreendedores bem-sucedidos. Estes incluem determinação, resilência, capacidade de correr riscos calculados e habilidades fortes de comunicação e resolução de problemas.

Começar uma empresa geralmente envolve várias etapas, incluindo geração de ideias, pesquisa de mercado, planejamento de negócios e otenção de financimento. No Brasil passamos de 120 dias em média para abrir uma empresa em 2012 para apenas 23 horas em 2022, segundo o Banco Mundial. Porém, há diversos outros desafios para o empreendedor brasileiro. À medida que a empresa cresce, os empreendedores devem continuar se adapatando e evoluindo para continuar competitivos.

Para os empreendedortes iniciantes, pode ser útil procurar recursos, como incubadoras de negócios, aceleradoras e mentores, que podem fornecer orientação e apoio. No mercado existem diversas ferramentas à disposição do empreendedor, emuitas dessas são gratuítas. Além do Sebrae, a ACIRP (Associação Comercial de São José do Rio Preto) também oferece diversos cursos e palestras e workshops para ajuddar o empresário e tornar o seu seonho realidade.

O marco legal da invoação, instituído em 2016, trouxe algumas melhorias em relação à pesquisa e à invoação. Juntamente com o Decreto 9.283/2018, houve um incentivo às instituições de modo a promover a capacitação tecnológica e o desenvolvimento do sistema produtivo. Agora com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), os empresários têm novos desafios em como lidar com os dados e a privacidade dos seus clientes. O compartillhamento de dados e informações com qualquer outra empresa deve ser clara o cliente deve estar de acordo.

O emprendedorismo é uma área dinâmica e com constante evolução, capaz de trazer mudanças significativas na sociedade por meio da criatividade e da inovação. Para aqueles que querem e se dedicar e trabalhar duro, as recompensas de emprender serão grandiosas.


Fonte: Kim Martineli Souza Gonçalves / Orientador do programa Sebrae ALI Produtividade, mestre em engenharia mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP). Jornal Diário da Região.







Nenhum comentário:

Postar um comentário