domingo, 28 de novembro de 2021

"NÃO SE TORNE AQUILO QUE O FERIU"

Amo essa frase pequenina: "Não se torne aquilo que o feriu". Tão curta, tão real, tão difícil. É duro se manter o mesmo depois de ser ferido. Quando nos quebramos é difícil remontar da mesma forma. Não que não possamos ficar melhor do que antes, é o ideal, mas corriqueiramente nos tornamos um tanto amargos, pelo menos no início.

É uma tarefa complicada, depois de ser magoado, não se preencher com sentimentos de revolta e desejo de vingança ou troco. É uma decorrência quase natural querer que o outro sofra na mesma moeda, e cultivar alguma espécie de rancor. Só que a mágoa tem um efeito tão nocivo, e quase sempre percebemos apenas quando ele já está impregnado em nós.

A verdade é que, por mais difícil que seja lidar com isso, você não precisa fazer o outro se sentir da mesma maneira. Você não precisa levar essa energia ruim adiante. Sim, é normal que uma parte sua desejo isso, você é humano, mas é de extrema importância que você elimine esse tipo de negatividade. O que os outros fizeram com você diz respeito a eles e à consciência deles. Deixe que eles lidem com essa energia e com a lei do retorno. Nada nessa vida passa impune; de uma maneira ou outra, as lições são postas e as consequências são assumidas.

Foque em se curar, em processar tudo aquilo que sentiu e tirar os aprendizados necessários. Trate de utilizar as dores e os problemas como combustíveis para seu amadurecimento. Perdoe. Livre-se disso tudo que lhe pesa e o atrapalha. Não se torne aquilo que você tanto detesta, não faça com alguém aquilo que você odiou tanto que fizessem com você.

Frear essa onda ruim que tenta nos afogar depois das decepções é a parte mais desgastante do recomeço, mas é a parte que determina que tipo de seres humanos vamos nos tornar. Dois caminhos surgem: ou nos tornamos aquilo que nos feriu, ou nos tornamos superiores, mais bondosos e maduros.

             Quando brota a vontade de dar troco, eu respiro fundo, me acalmo e digo: "o mundo vai girar e a lei do retorno vai agir". Talvez ela nem aja, mas isso não é problema meu.


Fonte: Do Livro - PRA VOCÊ QUE TEVE UM DIA RUIM - Autor/ Victor Fernandes - Editora Planeta.








Nenhum comentário:

Postar um comentário