Muitas pessoas adotam ou compram cachorros com o intuito de ter um bichinho de estimação que faça companhia, que proteja seu lar ou simplesmente porque gostam de ter animais. Porém o que a maioria das pessoas não sabem é que não é simplesmente adotar, dar alimento (comida caseira ou ração de baixa qualidade) e abrigo. Animais também requerem cuidados b´qasicos de saúde e alimentação, e por muitas vezes esse gasto financeiro faz com que os tutores abandonem seus animais.
Animais em estado de abandono acabam transmitindo muita doenças, como por exemplo, a cinomose canina. Essa doença acomete cães que não são vacinados e ataca o sistema neurológico do animal, levando a óbito em poucos dias. Outros sintomas que precisam ser notados dessa doença são: secreção ocular e / ou nasal, incooprdenação motora, falta de apetite, emagrecimento progressivo evoluindo para as convulsões e morte.
A vacina é um dos principais métodos de prevenção dessa doença, começando quando filhoete aos 45 dias de vida, fazendo 3 reforços no intervalo de 21 a 30 dias cada dose e manutenção com um dose anual por toda a vida. Quando o animal já é adulto ou tem mais de 4 meses, a prevenção são de 2 vacinas de reforço e manutenção também anual.
Lembrando que a vacina se faz com o médico veterinário responsável, nunca faça vacinas em casas agropecuárias ou leve para casa para fazer , pois a vacina precisa de cuiddos específicos para que ela seja válida e proteja de fato seu animal.
Fonte: Érica Constantino / Médica veterinária - Jornal Bady News / (Postagem realizada na cidade de São José do Rio Preto - SP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário