Para destronar a Honda CB 750 no início dos anos 1970, Suzuki inovou lançando a GT 750
Tudo começou em 1970 quando a Suzuki apresentou no Salão de Tóquio, no Japão, o protótipo da GT 750 com motor de 3 cilindros refrigerados a líquido e ciclo dois tempos.
Fabricada a partir do ano seguinte e exportada também para o Brasil, era a reação da Suzuki para superar a hegemonia da Honda CB 750 lançada em 1969 estabelecendo novos parâmetros de performance na época.
Enquanto a Kawasaki preparava o aumento de cilindrada da H1 500 de 3 cilindros e dois tempos, que se tornaria H2 750, mantendo a refrigeração a ar, a Suzuki inovou adicionando a refrigeração líquida.
Utilizava três carburadores, um para cada cilindro, três bobinas e três platinados (há quanto tempo você não ouvia essa palavra, hein?). O sistema de lubrificação também era inovador, porque em vez de a mistura do óleo à gasolina ocorrer no tanque ou no carburador, como nas Yamaha, uma bomba levava o lubrificante aos rolamentos do virabrequim e coletores de admissão.
A estética deixava evidentes os diferenciais da GT, com cilindros “lisos” sem as aletas para refrigeração e o radiador que a Suzuki teve o cuidado de posicionar acima dos coletores de escapamento, mantendo-os aparentes.
Apesar dos 3 cilindros, o modelo tinha quatro ponteiras de escapamento mantendo a simetria de dois pares de cada lado. Dos cilindros nas extremidades do motor saíam um tubo diretamente para cada ponteira, e do cilindro central o tubo se dividia em dois.
A potência máxima de 68 cv surgia a 6.500 rpm e o torque máximo de 8,5 kgf.m a apenas 5.500 rpm sobressaía nas acelerações e retomadas.
As primeiras unidades da GT 750 foram equipadas com freio a tambor duplo na dianteira, mas já em 1972 passaram a ser produzidas com freio a disco na dianteira e no ano seguinte veio o sistema duplo. Já em 1975 os carburadores de 38 mm foram substituídos por outros de 40 mm, elevando a potência da GT 750 para 70 cv.
O charme do ronco deste tricilíndrico não era o único atrativo da GT 750. Além de mais leve e vigorosa nas acelerações quando comparada à Honda CB 750, o painel incluía até indicador de temperatura do motor e marcador de marchas digital (a partir de 1974). Lampejador de farol alto era outro item incomum na época.
No final da década de 1970 o mercado de alta cilindrada já havia se consolidado em torno da tecnologia de quatro tempos e surgiam as primeiras restrições de emissões nos Estados Unidos.
A Suzuki então substituiu a família GT (também havia a 550 e a 380) pela GS, em 1977. Na Suzuki GS 750 foi adotado o motor de 4 cilindros refrigerado a ar com comando duplo para as oito válvulas, assim como a Kawasaki fez com a Z1 900. O grande avanço em performance seria dado em 1978 com o lançamento da nova topo de linha GS 1000.
Fonte: Revista Duas Rodas - (Postagem realizada na cidade de São José do Rio Preto - SP).
Um comentário:
Estou tão feliz em compartilhar aqui este grande testemunho que estava diagnosticando câncer de cólon estágio IV. Eu estava procurando uma solução na Internet e miraculosamente encontrei a Dra. Itua, a poderosa herborista que cura inúmeras doenças como câncer de tiróide, câncer de útero, fibroide, angiopatia, ataxia, artrite, esclerose lateral amiotrófica, tumor cerebral, fibromialgia, toxicidade da fluoroquinolona, câncer de cabeça e pescoço, linfoma de Hodgkin.
Câncer intestinal, Câncer de rim, Hpv, Câncer de pulmão, Melanoma, Mesotelioma, Mieloma múltiplo, Tumores neuroendócrinos
Linfoma não-Hodgkin, Câncer oral, Câncer do ovário, Câncer de sinusite, Hepatite A, B/C, Câncer de pele, Sarcoma de tecido mole, Câncer pancreático, Câncer de coluna, Câncer de estômago, Câncer de vagina, Câncer de vulva,
Câncer de testículo, Doenças dos colchetes, Leucemia, Câncer de fígado, Câncer de garganta,
Síndrome de Fibrodisplasia Esclerose Ossificante Progressiva, doença de Alzheimer, diarréia crônica, DPOC, doença de Parkinson, Als, mononucleose infecciosa, carcinoma adrenocortical. Assim, entrei em contato com ele com base nos testemunhos que estou vendo sobre ele na Internet. Eu também fui curado por ele. Por favor, contate-o hoje por e-mail, pois ele pode ajudá-lo... drituaherbalcenter@gmail.com e seus medicamentos à base de ervas definirão que você está livre de qualquer doença humana, tudo graças ao Dr. Itua por sua gentil ajuda em minha vida, seu número de celular Whatsapp. + 2348149277967
Postar um comentário