sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

VÍDEO: DICAS PARA O PRIMEIRO TRACK DAY

 

Pilotar sua moto em circuito fechado pode ser muito mais do que só saciar a vontade de acelerar


Os track days são cada vez mais comuns nos autódromos brasileiros. Mais que uma maneira de saciar a vontade de acelerar sem tomar multas por excesso de velocidade, passar o dia pilotando a moto em circuito fechado é um ótimo jeito de se aprimorar como motociclista em ambiente seguro e controlado.

Praticar em track days e cursos de pilotagem melhorará sua técnica com auxílio de instrutores e aumentará sua segurança também nas ruas. No circuito fechado você estará seguro para errar vestindo equipamentos de segurança adequados, podendo usar a área de escape se precisar e sem o risco de surpresas desagradáveis depois de uma curva na estrada.

Os track days são organizados por empresas privadas que alugam o autódromo. Então o primeiro passo é encontrar uma empresa que organize track days na sua região ou em um autódromo específico no qual você esteja interessado. Turmas com menor número de participantes simultaneamente na pista representam mais segurança e atenção recebida dos instrutores.

Se você nunca participou de um evento do tipo ou de um curso de pilotagem, pergunte se a empresa organizará um curso para iniciantes. Muitas vezes acontecem nas mesmas datas, com baterias de voltas separadas para diferentes turmas e níveis de experiência. Mais do que aprender a dar voltas mais rápidas, se você não souber quais erros está cometendo não poderá corrigi-los! 

Preparando a moto

Sua moto também precisa de atenção antes do dia de estrear na pista. Primeiro se certifique que o evento aceitará motos do mesmo tipo que a sua, caso não seja uma esportiva ou naked de alta cilindrada (as mais comuns nos autódromos). Algumas empresas organizam turmas separadas para modelos de baixa cilindrada, big trail e outros tipos de motos. 

É fundamental sua moto estar com a manutenção em dia para atingir velocidades elevadas em segurança. No track day todos os sistemas da sua moto serão muito exigidos, então verifique o nível e eventual necessidade de trocar o óleo do motor, nível do líquido de arrefecimento (se sua moto tiver), lubrificação e tensão da corrente, vida útil das pastilhas de freio, nível e tempo desde a última troca do fluido de freio, e vida útil dos pneus.

É sempre mais interessante você participar do track day com a sua moto para se aprimorar e ganhar intimidade com o veículo que costuma usar. Caso não esteja em boas condições de manutenção, algumas empresas oferecem unidades para aluguel.

Equipamentos de segurança

Quando pensamos em autódromos, a imagem do piloto com macacão de couro logo vem à mente. É uma opção equipamento mais cara, que oferece a melhor proteção e que vale a pena ser considerada por quem pretende frequentar os circuitos.

Se você já tiver uma jaqueta de couro esportiva, pode comprar só a calça compatível e uni-las por zíper para formar um macacão de duas peças. Poucas organizadoras de track days aceitarão conjuntos sintéticos como os usados no dia a dia, porque o couro resiste muito mais ao deslizamento no asfalto em caso de queda. 

E se não tiver botas e luvas para uso esportivo, que são mais rígidas e com camadas adicionais de proteção, provavelmente poderá usar luvas longas de couro para estrada que cubram as aberturas das mangas do macacão e botas de cano alto que protejam o tornozelo. Também é bastante recomendável o uso de protetor de coluna.
Caso não tenha equipamentos com as especificações mínimas e não queira fazer esse investimento, algumas empresas alugam itens de segurança.

Seu dia na pista 

Pergunte aos organizadores se haverá água e alimentação disponíveis, porque você precisará se hidratar e se alimentar para repor o desgaste físico e continuar aproveitando o dia sem cansaço. 

Verifique com a equipe se terão profissionais com ferramentas para pequenos ajustes na moto ou pelo menos a opção de ajustar a calibragem dos pneus ao chegar, já que nos circuitos a calibragem costuma ser mais baixa do que na rua. E encha o tanque de combustível antes de entrar no autódromo, porque o consumo será elevado e talvez até seja necessário abastecer para terminar o dia. A gasolina vendida pelos organizadores no evento costuma ser bem mais cara. 

No dia de acelerar no autódromo as atividades costumam começar cedo, entre 7 e 8 horas da manhã. As motos passam por uma inspeção técnica para verificação de segurança, a organização reúne os participantes para um briefing sobre regras na pista, divisão de turmas e cronograma do dia. 

Você ficará de 15 a 20 minutos rodando na pista em cada entrada, o que pode não parecer muito se você nunca participou de um track day, mas pode ter certeza que estará cansado no final do dia! Provavelmente uma hora de intervalo estará programada para o almoço, então aproveite para se hidratar, comer algo leve e descansar para continuar bem disposto e aproveitar as baterias da tarde.

Se você nunca considerou participar de um curso de pilotagem ou track day, pense a respeito. Você aprenderá e evoluirá muito como motociclista!

Fonte: Revista Duas Rodas



Nenhum comentário:

Postar um comentário