quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Novo scooter elétrico da Yamaha é retrô e roda 58 km sem carregar

 

E-Vino estreia no Japão e é a primeira moto 100% elétrica da marca dos três diapasões. Modelo é extremamente leve


Os primeiros rumores de que a Yamaha estaria trabalhando em sua primeira moto elétrica de produção em massa começaram ainda em 2018. Agora, finalmente o resultado apareceu. No Japão, terra natal da empresa, foi apresentado o pequeno E-Vino, um scooter de uso urbano para as congestionadas vias daquele país.

Por lá, a novidade custará 259.600 ienes, ou cerca de R$ 13 mil na conversão direta da moeda. Porém, o governo japonês ainda oferece um subsídio equivalente a R$ 1,3 mil para pequenos veículos elétricos, categoria onde o Yamaha E-Vino se enquadra. Para o comprador conseguir o benefício de pagar menos, o scooter precisa ser de uso pessoal, o primeiro elétrico adquirido pela pessoa e deve-se manter a propriedade por um mínimo de três anos.

Um dos destaques do novo Yamaha E-Vino é seu baixo peso. Sem as baterias, o scooter pesa apenas 68 kg. Como as baterias adicionam 6 kg, seu peso total é de 74 kg. Claro que isso gera sacrifícios. A marca não informou a potência nominal do motor, mas sua velocidade máxima é de 50 km/h e tem autonomia de 29 km. Opcionalmente, a marca oferece uma bateria sobressalente, que fornece autonomia de 58 km. A carga leva cerca de três horas em tomadas comuns.

De pequenas proporções, o E-Vino aposta aposta no visual simpático e retrô. O farol é redondo e o para-lama dianteiro é curvado e volumoso. As rodas são pintadas de branco e as carenagens mesclam cores claras e tons pastéis. O scooter da Yamaha traz ainda um painel de instrumentos digital com display de LCD, sendo que o indicador de baixa carga nas baterias é uma tartaruga. O modelo ainda conta com dois modos de potência (Standard e Power), além de uma função “Boost”, para entregar mais performance por até 30 segundos.


Fonte: Motoo.com.br




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