Atualização apresentada na Europa é prévia para modelos também vendidos no Brasil
A Honda apresentou na Europa a linha 2021 com novidades que interessam também aos brasileiros. Modelos vendidos no país tiveram atualizações que devem chegar futuramente ao Brasil: PCX, NC 750X e X-ADV.
Começando pelo scooter mais vendido no país, o PCX está semelhante na aparência, com alterações sutis nas linhas, conjunto óptico de LED e um painel mais largo. Mas mudou bastante por baixo das carenagens.
O chassi foi revisto para “aumentar a durabilidade no rigor do uso urbano”, sem que a Honda entre em detalhes. Com as alterações o espaço embaixo do assento aumentou 2,4 litros, de 28 litros para 30,4 litros. No porta-luvas, a tomada 12 volts muda para um conector USB.
As novas rodas recebem pneus mais largos, com aro traseiro menor, 110/70-14 e 130/70-13 contra os anteriores 100/80-14 e 120/70-14. Na Europa a mudança vem acompanhada de outras suspensões, que já eram diferentes das brasileiras, e o motor 125 atua com controle de tração.
Já na NC 750X o design acompanha as últimas mudanças na linha CB 500 e fica mais esguio e anguloso. O conjunto de iluminação passa a ser full-LED, o para-brisa maior e o painel continua LCD, agora com display ampliado.
Também ocorreram mudanças estruturais, com uma revisão nos tubos de aço do chassi que o deixou 1,8 kg mais leve (outras reduções totalizam 6 kg a menos) e ampliou o espaço do porta-objetos. O assento ficou 30 mm mais baixo com a troca das suspensões por outras de menor curso (150 mm para 120 mm).
Por fim, o motor ganhou performance e assistentes eletrônicos. Esse propulsor de 2 cilindros de curso longo foi criado para entregar bastante torque em baixas rotações, mas agora passou por mudanças no comando de válvulas e no escapamento para gerar mais performance em altas rotações.
Para isso, ele “gira” mais e a faixa vermelha do conta-giros avançou para 7.000 rpm. Alcança 58 cv a 6.950 rpm (4 cv extra) e 7 kgf.m a 4.750 rpm, contra 54 cv a 6.250 rpm e 6,9 kgf.m a 4.750 rpm da geração anterior, ainda vendida no Brasil.
O câmbio foi revisto para aproveitar o limite de rotações elevado, com as relações das três primeiras marchas encurtadas. E a embreagem passa a ser assistida e deslizante.
A adoção do acelerador eletrônico trouxe a possibilidade de seleções de três modos de pilotagem (Sport, Rain e Standard) e três níveis de controle de tração, que também pode ser desligado.
As mudanças no scooter X-ADV seguem a mesma linha da NC, uma vez que compartilham plataforma e propulsor. Chassi revisado mais leve com as novas suspensões, espaço maior no porta-objetos, mesmas alterações em motor e câmbio, além da chegada de assistentes eletrônicos à pilotagem. E o design atualizado, com painel TFT de 5 polegadas.
Fonte: Revista Duas Rodas.
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