quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Professor é homenageado por serviços prestados ao Forte Príncipe da Beira



Lourismar da Silva Barroso é um destes que traz consigo o amor pela pesquisa, natural de Humaitá, no Amazonas, desde cedo criou raiz em solos de Rondon. Acompanho com grande entusiasmo suas publicações que muito tem contribuído para a historiografia regional. O conheci no curso de Arqueologia da Amazônia, no qual desenvolvemos uma parceria de pesquisa e, naquele período (2010) já demostrava profundo conhecimento e apreço pelo Real Forte Príncipe DA Beira. No mestrado (História PUC/RS) partimos por linhas diferentes ele, um verdadeiro “rato” de pesquisa: centros de documentação, bibliotecas, jornais... Tudo que pudesse se referir ao forte lhe interessa.

Homenagem mais que merecida, Lourismar é professor da rede pública, atualmente atuando no Centro de mediação tecnológica de Rondônia e no Pré Enem Municipal é uma referência e, certamente inspiração e fomentador de gerações de pesquisadores, trago um relato seu sobre suas experiências e como recebeu a notícia da homenagem:

“Lembro como se fosse hoje, o mês era setembro e o ano era 2.000, já o dia fica difícil de lembrar, pois já se passaram 20 anos quando iniciei minha caminhada como pesquisador do Real Forte Príncipe da Beira. Passados 20 anos dessa trajetória, muitos conhecimentos foram obtidos nessa caminhada, assim como várias descobertas. Cada detalhe que descobria, era registrado em meu caderno de campo. Desses levantamentos, foram criados vários artigos científicos e 4 livros que versam sobre a história da nossa majestosa fortaleza Príncipe da Beira. Ao longo dessas 2 décadas, pude ver que falta muito para obtermos o reconhecimento dado pela Unesco, trabalho que tenho dedicado diuturnamente para que isso venha a acontecer. Depois de um período de economia, por conta própria e com o apoio do Exército Brasileiro e do Iphan, pude revitalizar o museu do Real Forte, com novas imagens e descobertas que estão em exposição naquele local, dando um ar diferente aos visitantes e turistas. Conheci tanta gente nesses 20 anos de pesquisas e com elas aprendi um pouquinho de suas sabedorias. Receber a outorga Medalha do Real Forte Príncipe da Beira é para mim a maior satisfação como pesquisador, pelos reconhecimentos das minhas pesquisas e dedicação dado ao nosso primeiro magnífico e grandioso monumento de Rondônia. Como foi criado por mim a seguinte frase: " Serei sempre o guardião da tua história".

Professor é homenageado por serviços prestados ao Forte Príncipe da Beira
Fonte: Rondoniagora.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário