Vem chegando o verão e com ele as chuvas, muitas vezes torrenciais e com potencial para alagamentos. Para quem anda de moto, apesar de ser óbvio, a atenção deve ser redobrada com os pneus da moto. Se no piso seco o risco de rodar com pneus gastos ou inadequados para cada condição já é grande, sob chuva e no piso molhado esse risco cresce exponencialmente. Por isso é muito importante dedicar alguns minutos para verificar como estão os pneus da sua moto antes de sair, principalmente quando chove.
Claro, se houver qualquer indicação de que é preciso fazer a troca – verifique os indicadores TWI, todos os pneus possuem – leve em consideração o que recomendam os especialistas. Conversamos com Luiz Alves, da área de competições da Pirelli e colhemos várias dicas sobre troca de pneus de moto. Confira:
- Troque os dois pneus – Não vale a pena rodar um pouco mais com um pneu já desgastado, enquanto o outro está novo. Isso poderá refletir no equilíbrio da moto e na capacidade diferente de escoamento da água das chuvas de um e outro pneu
- Compre um par de pneus iguais – Pneus com desenhos diferentes não “conversam” e podem causar desequilíbrio, além de poderem ter compostos de borracha e nível de aderência diferentes. Note que os pneus iguais possuem o mesmo desenho na banda de rodagem, só que invertidos o dianteiro em relação ao traseiro
- Calibragem recomendada – Parece óbvio, mas siga o indicação do fabricante da moto e de pneu para manter a calibragem correta nos pneus da sua moto
- Calibragem a frio – Calibre os pneus de sua moto com os pneus frios. A recomendação é não baixar a calibragem dos pneus na chuva, pois isso tende a manter os sulcos mais fechados, prejudicando a drenagem da água
- Produtos para tirar a cera – Esqueça aquela ideia de passar produtos na banda dos pneus para tirar a cera, ou desgastar com lixa as laterais da banda. Pneus devem ser usados com cautela no começo exatamente para sofrerem desgaste natural
- Motos maiores e de alta performance – Para motos de desempenho mais esportivo e que admitem velocidades mais altas, procure pneus que tenham sílica na composição, pois a sílica atrai água e melhora o escoamento durante as chuvas
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