Que a Harley-Davidson magnetiza fãs em todo o mundo você já deve saber. Mas talvez não tenha conhecido ainda o grupo Harleyros do Pará, formado por apaixonados pela filosofia da marca americana que vivem no Norte do Brasil. Atualmente, mais de 120 motociclistas integram a Confraria, encarando o calor de jaquetas, botas e luvas em nome de seu estilo de vida.
A ideia de unir motociclistas apaixonados pela H-D e suas motos criou a Confraria Harleyros do Pará há dez anos. Tudo começou da força de vontade de amigos: o fundador Victor Athayde, proprietário de uma Sportster, e os colegas de Ultra Limited, Alfredo Maciel e Junior Fidalgo, junto de outros importantes parceiros.
Harleyros no Pará
A primeira prova de amor dos confrades pela marca pode se traduzir em números: 1.498. Essa é a distância, em quilômetros, da concessionária mais próxima, localizada em Fortaleza, no Ceará. Naturalmente, não ter uma loja à disposição dificulta o trabalho de encontrar peças de reposição, mas para o grupo esse ‘malabarismo’ faz parte da vida dos Harleyros.
Ainda assim, claro, os motociclistas têm certeza de que uma loja local faria sucesso com seus fãs do Pará. Só na Confraria são mais de 200 unidades da marca, uma vez que alguns integrantes têm mais de uma na garagem. Além disso, todos eles são membros efetivos do Harley Owners Group (H.O.G.).
Um estilo de vida
O grupo surgiu há uma década, mas o apreço pela marca nasceu muito antes. Para vários confrades a motocicleta foi sonho de infância, vista nos filmes e pilotada por astros de rock. Para eles, a H-D representa um estilo de vida e, muito mais que nas motos, está nas roupas, acessórios e até mesmo na decoração das suas residências.
Considerando a precariedade do asfalto brasileiro (saiba mais sobre o tema aqui), é natural que um ônus desta filosofia de vida seja driblar os buracos estrada afora. Para contornar a situação, Victor conta que constantemente os confrades realizam cursos de pilotagem, aumentando suas perícias ao guidão
Apoio a causas nobres
A Confraria Harleyros do Pará não possuiu sede física, está no coração de cada confrade, que se reúne semanalmente em encontros, viagens, pubs, restaurantes e até na casa de integrantes. É possível perceber que os Harleyros são mais que um motoclube, tornaram-se uma comunhão de amigos leais da Harley-Davidson.
Por vezes eles também formam um mutirão e organizam campanhas nobres. Participantes fazem ações de filantropia em várias frentes, dentre as quais ao Hospital do Câncer. Neste ano, o Outubro Rosa também fez parte das ações e ganhou a maior campanha online já vista na história do motociclismo nacional – exclusivamente em prol da causa.
Viagens e sonhos
Quem ficou curioso pode acompanhar a Confraria e suas Sportster, Dyna, Softail, Touring e CVO durante exposições montadas pelos Harleyros. Caso tenha se empolgado mais, a direção do grupo se mantém aberta a receber novos integrantes e avalia cada recém-chegado. Além de possuir uma Harley, é preciso saber que se trata de uma família, onde namoradas, esposas e filhos participam das atividades.
Ah, os Harleyros não percorrem longas distancias só para ir até a concessionária não. Eles viajam pela Transamazônica, já foram ao Brasília Moto Week e recentemente estiveram em Itajaí (SC), para o encontro nacional do Moto Clube Bodes do Asfalto. E a Confraria quer mais, sonha inclusive com a Rota 40 – com destino ao Ushuaia na Argentina – e a clássica Rota 66, nos Estados Unidos. Vida longa aos Confrades!
Fonte: Guilherme Augusto - Motoonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário