sábado, 4 de março de 2017

PROJETO ÁRVORE LITERÁRIA FOI INAUGURADO NA UFMT

Na última semana, os acadêmicos do curso de Biblioteconomia da UFMT de Rondonópolis inauguram o Projeto Árvore Literária, que tem como objetivo compartilhar conhecimentos e a informações para a comunidade acadêmica e a sociedade local de forma lúdica e democrática. Entretanto, o Projeto Árvore Literária deve proporcionar a reflexão e discussão sobre os problemas mais contundentes que afligem a sociedade, como: preconceito, homossexualismo, discriminação racial, violência contra a mulher, crianças e outras minorias.
É um espaço também disponível para leituras, pois, possui uma miniteca, onde qualquer pessoa pode pegar um livro emprestado ou doar livros para o Projeto Árvore Literária. Possibilita, ainda, a realização de palestras, oficinas e rodas de bate-papo. Desde a inauguração, semana passada, já foram realizadas mais de três oficinas. Uma das oficinas realizadas e mais requisitada é a da boneca Abayomi, signo de resistência, força e poder da mulher negra.
Os registros históricos relatam que a boneca era feita pelas mães africanas para seus filhos brincarem. Quando as mães africanas eram transportadas em navios negreiros, da África para o Brasil, em situações precárias e desumanas, elas rasgavam um pedaço da barra da saia e fazia a boneca para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil. Feitas de tranças ou nós, as bonecas também serviam como amuleto de proteção. O termo Abayomi significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.
Outro projeto em evidência da Árvore Literária é a Campanha de Doação de Livros para incentivo à leitura, informação e conhecimentos. Os livros podem ser entregues na coordenação do Curso de Biblioteconomia.
O Projeto Árvore Literária do curso de Biblioteconomia foi desenvolvido pelos acadêmicos do 1º.ano, como parte das atividades da disciplina Editoração, ministrada pela Profa. Dra. Edileusa Pena.

Da Redação com a colaboração de Giovanna Gusmão

Fotos:
Slogan da Árvore
Imagem inline 2

Da Campanha de doação de Livros

Imagem inline 1

Boneca Abayomi
Imagem inline 3

-- 
Fonte: *Edileusa Pena *
Contato: 11 9 82514989
jornalista - DRT/MT: 1092
Pos-doutoranda da USP e pesquisadora associada do NACE-Escola do Futuro/USP
Professora Adjunto III do curso de Biblioteconomia
Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Campus de Rondonópolis - Mato Grosso - MT


Nenhum comentário:

Postar um comentário