domingo, 12 de março de 2017

Opinião de Primeira - FIM DA BRINCADEIRA: VAI COMEÇAR A GUERRA POR 2018

Passado o carnaval, começam a esquentar as movimentações nos bastidores da política. A sucessão estadual e a corrida pelas duas vagas ao Senado (só Acir Gurgacz ainda tem mais quatro anos de mandato, embora deva concorrer ao Governo), vão concentrar as maiores negociações políticas. Para o Governo, o PMDB deve ir de Maurão de Carvalho. Acir vem pelo PDT. Quem mais? Os tucanos estão pensando numa composição em que Mariana Carvalho concorra ao Governo e Expedito Júnior ao Senado. Será que a dobradinha fecha? Ao que se sabe, embora companheiros de partido há anos, os dois não rezariam pela mesma cartilha, inclusive disputando o comando regional do partido. Pode aparecer ainda algum nome surpresa, como ocorreu com Hildon Chaves, na corrida pela Prefeitura da Capital? Na verdade, ao menos por enquanto, essa hipótese é tão improvável quanto a que sugere que Hildon, caso faça um bom governo em dois anos, se habilite para a disputa em 2018.  Outra dúvida é sobre Ivo Cassol. Se ele puder concorrer, é pule de dez? E Confúcio Moura? Ele quer mesmo é ser um dos futuros senadores de Rondônia, depois de deixar o poder no Estado, por dois mandatos. Ou seja, o PMDB quer as duas vagas ao Senado. Uma para Valdir Raupp, outra para Confúcio. Falta combinar com os russos, no caso, com Expedito Júnior, que é nome fortíssimo nessa corrida e que conta os dias para tentar retornar a uma cadeira no Congresso.

E para a Câmara? A atual bancada federal tem tido bons destaques. A própria Mariana Carvalho, que se depender só do seu desejo, disputaria novo mandato ao parlamento, mas que os tucanos podem querer torna-la candidata ao Governo, é um bom exemplo. Mas Luiz Cláudio, Lúcio Mosquini, o veterano Capixaba, Marinha Raupp, Garçon, Expedito Netto e Marcos Rogério  querem manterem-se em suas cadeiras e vão lutar muito por isso. O problema deles será os predadores, ávidos por ocuparem o espaço. Quem ficará? Quem cairá fora? Nomes como o veterano Ernandes Amorim e o jovem Léo Moraes vão querer entrar na Câmara. Conseguirão? Enfim, as coisas da política começam a esquentar cada vez mais. O que se espera, no final das contas, é que o eleitor tenha as melhores opções e que, na hora de voto, saiba escolher quem realmente merece.

MÁRIO JORGE É “O” CARA!
Hoje tem eleição para o comando do Conselho Municipal de Educação, presidido pelo ex vereador e professor Mário Jorge. Aliás, o Conselho só começou mesmo a funcionar direito, a cumprir suas missões, a ter destaque no complexo sistema educacional de Porto Velho, depois que Mário Jorge ocupou o cargo. Ele é candidato a mais um mandato e merece, em nome de tudo o que já fez de positivo à frente da instituição, a reeleição que pleiteia. Dentro da Prefeitura há vozes (ainda bem que sem grande representatividade), querendo impor um novo nome, por questões político partidárias. Entre as inúmeras realizações, destaca-se o grande trabalho de Mário Jorge em assumir o prédio da antiga Câmara Municipal, que, restaurado, já estava prestes a ser abandonado. Seria muito bom para a cidade e como apoio no setor à administração municipal, que o competente Mário Jorge fosse mantido no cargo. A coluna está em campanha aberta em favor dele. Pronto. Falei!

SÃO NOVOS TEMPOS
Habituado a mandar e desmandar na educação, sempre com petulância e “exigindo”, o Sintero encontrou um muro pela frente. O secretário Waldo Alves, que todos sabem ser homem de diálogo e portas abertas, mas que é competente firme,  está sendo pressionado pela direção do sindicato dos professores para recebê-los em audiência. Waldo, que recém assumiu a Secretaria, não respondeu à “exigência” e por isso já está sendo criticado pela direção do Sintero, dominada por petistas há muitos e muitos anos. Agora, anuncia a entidade sindical, num texto recheado de mimimis, que vai negociar apenas com o governador Confúcio Moura, diretamente. Está na hora das coisas serem colocadas nos seus devidos lugares. O Sintero é importante, sim, para o contexto da educação do Estado. Mas não manda nela, não decide por ela, não determina as pautas de conversas e nem quando elas serão realizadas. É importante que o comando da entidade comece a sentir a mudança, nesses novos tempos sem o PT!

UM PIOR QUE O OUTRO!
Quem diria que poderíamos ter um Presidente pior que a Outra? O eleitor brasileiro, consultado nas ruas, diz que o governo de Michel Temer é pior do que o de Dilma Rousseff, quando todos achávamos que isso seria impossível. Pior do que Dilma? Ninguém merece. Temer começou com um Brasil esperançoso, mas até agora não disse a que veio. Na prática, quase nada aconteceu. Sua rejeição, que era de 61 por cento no ano passado, saltou para 74 por cento. Já Dilma, que deixou o poder com 90 por cento de desaprovação do brasileiro, agora tem “apenas” 74 por cento de rejeição, como destacam noticiários que têm saudades daquela baderna que era o Brasil, sob Dilma e sua turma. Temer surgiu como uma espécie de Salvador da Pátria, para tentar resgatar um país quase destruído pelo petismo e seus aliados. Com medo, mexeu muito pouco nas estruturas apodrecidas e imagina que vai atingir resultado diferente, mesmo utilizando os mesmos métodos do Dilmismo e do petismo. Trocamos de sigla, mas continuamos sob um governo pífio e incompetente. Pobres de nós!

NEGREIROS NA TV
Ele perdeu dois anos de mandato, condenado por crime eleitoral que, em instância superior, ficou comprovado que ele não cometera. O vereador reeleito de Porto Velho, Edwilson Negreiros tem uma longa história ligada à comunidade e foi considerado um bom vereador na legislatura passada. Prova disso é que foi um dos sete reeleitos, já que todos os demais foram rejeitados pelo eleitorado porto velhense. Negreiros fala sobre sua carreira, sua parceria com a comunidade e seus planos, na entrevista que concede a Sérgio Pires, nesse sábado, a partir de 10h30 da manhã, no programa Direto ao Ponto, da Record News Rondônia/Record, Canal 58 na TV aberta. A entrevista vai ao ar simultaneamente, na TV a Cabo, Canal 17 e na SKY, pelo Canal 358. No Domingo, a gravação estará postada em alguns dos principais sites do Estado, como o www.gentedeopiniao.com.br.

AS MOTOS DA TRAGÉDIA
Foi um carnaval com menos ocorrências do que em anos anteriores. Mesmo assim, o João Paulo II atendeu, durante a festa, um total de 515 pacientes. Como sempre, nas questões relacionados com traumatologia, o maior número dos internados foi de motoqueiros e seus caronas. É sempre igual: as maiores vítimas de ferimentos graves, de lesões que exigem cirurgias delicadas; de quem ficará com sequelas para o resto da vida e, pior que tudo, dos mortos em feriadões e grandes eventos, são os que trafegam no trânsito doido nesses pequenos e frágeis veículos. Neles, onde o joelho do condutor é o para brisa e que sofrem lesões cada vez mais complexas, em acidentes geralmente causados pela ousadia dos motociclistas, pela falta de cuidado e alta velocidade. Em dez anos, o número de acidentes com motos cresceu mais de 800 por cento e hoje, de todas as internações causadas por problemas no trânsito, tanto em Rondônia como no resto do país, entre 70 por cento e 80 por cento são de motoqueiros. Não está na hora de se começar uma grande mobilização nacional para mudar esse quadro?

PERGUINTINHA
O que você achou do manifesto de artistas e intelectuais, pedindo que o ex Presidente Lula anuncie imediatamente que é candidato à Presidência em 218, “para salvar o Brasil”, segundo eles?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário