terça-feira, 7 de março de 2017

MOMENTO JURÍDICO - 24 perguntas e respostas sobre compras


O que pode ou não pode, saiba seus direitos!


24 Perguntas e Respostas sobre Compras
1- Estabelecimentos podem cobrar valores diferentes para cartão de crédito e dinheiro?
Não. De acordo com a portaria 118/94 do Ministério da Fazenda, "não poderá haver diferença de preços entre transações efetuadas com uso do cartão de crédito e as que são em cheque ou dinheiro". Essa é considerada uma prática abusiva e fere o artigo 39, inciso V do Código de Defesa do Consumidor.
2- Após receber um produto novo através da garantia, como fica a garantia desse novo produto?
Se se tratar de um bem não durável, 30 dias e 90 dias para bens duráveis. Porém, o prazo não deve ser inferior ao do produto original. Caso o produto tenha sido trocado com 9 meses restantes de garantia, por exemplo, o produto novo terá a garantia restante, no caso, 9 meses.
3- Estabelecimentos devem ser responsáveis pelos veículos estacionados em seus estacionamentos?
Os estabelecimentos são responsáveis pelos veículos em seu estacionamento, mesmo que o mesmo seja apenas cortesia. De acordo com a súmula 130 do STJ, a empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorrido em seu estacionamento.
4- O prazo de entrega não foi respeitado, e agora?
"O consumidor pode, a seu critério: I) exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II) aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III) rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos."
5- O comerciante pode recusar receber cartão para produtos de baixo custo, como cigarro, balas ou sorvete?
Não. Se um estabelecimento aceita pagamento com cartão de crédito ou débito, o mesmo deve aceitá-lo em qualquer valor de compra e para qualquer produto.
6- Quanto tempo meu nome deve sair do SPC/SERASA após pagamento da dívida?
O prazo máximo para a retirada do nome no cadastro de inadimplentes é de 5 dias.
7- Pode haver promoção que aceite pagamento só em dinheiro?
Se o estabelecimento aceitar outros meios de pagamento, então a promoção deve ser estendida para todos eles.
8- O preço da etiqueta está menor que o preço no caixa, qual devo pagar?
De acordo com o decreto de lei nº 5.903/2006, o preço estabelecido na etiqueta do produto. De acordo com o CDC, o fornecedor é obrigado a cumprir os termos declarados na oferta do produto.
9- Estabelecimentos podem informar os preços dos produtos em moeda estrangeira, como o dólar?
Não, tal ato é configurado como uma infração ao direito básico do consumidor, conforme o Decreto de Lei nº 5.903/2006.
10- Pode haver um valor mínimo para pagamento com cartão de crédito ou débito?
Não. Se um estabelecimento aceita pagamento com cartão de crédito ou débito, o mesmo deve aceitá-lo em qualquer valor de compra à vista.
11- Quais informações devem constar na etiqueta de preços de produtos em lojas?
"A etiqueta deve ter, de forma clara e objetiva, o preço total à vista do produto. Caso haja outorga de crédito, a etiqueta deve conter ainda o valor total a ser pago com o financiamento; o número, periodicidade e valor das prestações; juros; eventuais acréscimos e encargos que incidam sobre o valor do financiamento ou parcelamento."
12- Como os preços dos produtos e serviços devem ser informados nos supermercados?
De acordo com o decreto de lei nº 5.903/2006, os preços podem estar afixados na embalagem do produto, referenciados em etiquetas próximas aos produtos por código de barras. Na utilização de código de barras, o leitor deve estar à uma distância máxima de 15m do produto.
13- Comprei um produto importado que não tem garantia no Brasil, e agora?
De acordo com o código, o fornecedor também é responsável pelo produto que vende, logo, deve arcar com a garantia do produto nos termos do código.
14- Lojas têm obrigação de trocar produtos sem defeito?
Não. Apesar de ser uma prática comum no mercado não há nenhuma regulamentação sobre a prática, cabendo a cada fornecedor estabelecer suas próprias regras.
15- Se desistir de uma compra já concretizada, o fornecedor é obrigado a me devolver a quantia paga?
Se a contratação ou compra foi realizada for a do estabelecimento comercial, sim. Caso contrário, terá o direito se a loja tiver uma política declarada de devoluções.
16- Posso trocar um produto por outro após efetuar uma compra?
Se efetuou a compra pessoalmente em uma loja só terá o direito se a mesma tiver uma política de troca declarada, caso a compra tenha sido fora do estabelecimento comercial, 7 dias.
17- Posso desistir da compra quanto tempo após a mesma?
Se a contratação ou compra foi realizada fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem um prazo de 7 dias a contar da assinatura ou recebimento do produto para desistir. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.
18- Qual o prazo máximo para solicitação de reparação de danos por produtos ou serviços com vício?
O prazo máximo é de 5 anos.
19- Qual o prazo mínimo de garantia?
30 dias para serviços e produtos não duráveis e 90 dias para serviços e produtos duráveis.
20- Descobri um vício de fabricação, mas a garantia já acabou. Tenho direito à correção?
Sim. O consumidor tem um prazo de 90 dias a contar a partir do momento em que o vício foi descoberto.
21- O fornecedor pode devolver um produto usado quando o consumidor opta pela substituição por vício em garantia?
Não. No fornecimento de serviços que tenham por objetivo a reparação de qualquer produto considerar-se-á implícita a obrigação do fornecedor de empregar componentes de reposição originais adequados e novos, ou que mantenham as especificações técnicas do fabricante, salvo, quanto a estes últimos, autorização em contrário do consumidor.
22- Optei pela substituição de um produto com vício de fabricação por um novo, mas não há mais disponibilidade do mesmo, tenho direito a outro similar?
Sim, tendo o consumidor optado pela substituição do produto, e não sendo possível a substituição do bem, poderá haver substituição por outro de espécie, marca ou modelo diversos, mediante complementação ou restituição de eventual diferença de preço.
23- Comprei um produto e o mesmo apresenta vícios de fabricação. E agora?
Se estiver em garantia, você deve solicitar o reparo. Nesse caso, o prazo máximo de devolução é de 30 dias, caso o prazo não seja atendido, o consumidor poderá optar pela substituição do produto por outro produto novo, a devolução da quantia paga corrigida, o abatimento proporcional do preço ou a extensão do prazo de reparo.
24- O CDC se aplica à compras e contratações realizadas pela internet?
Sim, quando o consumidor e o fornecedor estiverem estabelecidos no Brasil. Se não houver filial ou representante legal do fornecedor no Brasil, dificilmente o consumidor irá conseguir aplicar os direitos garantidos no código.
Tatiana Melzer , Advogado
Direito do Trabalho e Consumidor *WHATSAPP 984435981*
Direito do Trabalho: Atraso no pagamento das verbas rescisórias, Horas Extras, Dano/Assédio Moral, Recebimento de valor por fora, Acúmulo/desvio de Função, Rescisão Indireta, Reconhecimento de vínculo Consumidor - Negativação Indevida, Indenização Danos Morais, Falha na Prestação dos Serviços, Atraso na entrega de Produto, Desconto indevido, Bancos, Planos de Saúde, Operadoras de Telefonia, Produtos com defeito Consultoria para Empresas Direito Imobiliário Consultoria e Certidões Direito Civil - Divórcio, Inventário, Usucapião Telefone: 98443-5981 (PODE LIGAR A COBRAR QUE RETORNO) NEXTEL (((Whatsapp- 98443-5981)) e 3149-0015. Av. Nossa Senhora de Copacabana, nº 500, Sala 710 - Copacabana - PRÓXIMO A ESTAÇÃO DE METRÔ SIQUEIRA CAMPOS - Rio de Janeiro - WHATSAPP 98443-5981 - Jus Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário