quinta-feira, 9 de março de 2017

Perdão ??

PERDOAR NÃO SIGNIFICA QUERER CONVIVER


Na maioria das vezes, perdoar é um bem que fazemos a nós mesmos. Paramos de nos punir por algo de mau que fizeram contra nós. Paramos de permitir que as atitudes destrutivas de terceiros continuem definindo as nossas escolhas , continuem interferindo no nosso olhar sobre o mundo. Perdoar, na maioria das vezes é cuspir o veneno que puseram em nosso copo, é se recusar a engolir algo negativo que não vem de nós. Perdoar é dar uma chance para si mesmo. Uma chance para sorrir mais , para se sentir mais leve , mais em paz.

Sim, nem sempre perdoar significa querer conviver com quem nos feriu diretamente ou indiretamente , sem querer ou com real intenção de nos machucar. Perdoar é parar de alimentar o ressentimento contra quem nos magoou. É entender que a vida segue em frente , que precisamos deixar para trás histórias tristes para que possamos escrever outras mais alegres.
Cada um tem um tempo para perdoar. Algumas pessoas demoram mais. Não vejo problemas nisso. Inclusive , não vejo grandes problemas em não perdoar. Sim, tem coisas que não conseguimos aceitar . Vai se fazer o que? Perdão que vale a pena é perdão sincero, de coração, mesmo que custe um pouco para chegar. Muitas vezes, após perdoar uma grande ofensa ou perdoar uma atitude que gerou consequências graves para a nossa vida, desejamos voltar a conviver com quem nos feriu. Em outras vezes não. Simplesmente perdoamos, simplesmente deixamos de dispensar maus sentimentos a quem nos ofendeu e prejudicou, mas não sentimos mais vontade de bater longos papos, sair junto, falar sobre a nossa vida e sentimentos. Muitas vezes, a gente deseja realmente o bem do outro, mas preferimos ficar longe pois a presença da pessoa aciona teclas tristes, dolorosas. O encanto quebra.
Perdoar não é esquecer. Vou mais longe: nem sempre perdoar é compreender e concordar. Sim, muitas vezes perdoamos o outro, mas continuamos sem concordar com as suas atitudes. Continuamos sem compreender exatamente as suas motivações.
Na maioria das vezes, perdoar é um bem que fazemos a nós mesmos. Paramos de nos punir por algo de mau que fizeram contra nós. Paramos de permitir que as atitudes destrutivas de terceiros continuem definindo as nossas escolhas , continuem interferindo no nosso olhar sobre o mundo. Perdoar, na maioria das vezes , é cuspir o veneno que puseram em nosso copo, é se recusar a engolir algo negativo que não vem de nós. Perdoar é dar uma chance para si mesmo. Uma chance para sorrir mais , para se sentir mais leve , mais em paz.
Obviamente , que quando o perdão vem junto com a vontade de reatar a amizade ou parceria afetiva de forma plena é maravilhoso. É quase um ressurgimento das cinzas. É umas das melhores experiências da vida. Mas nem sempre é possível. E não devemos nos obrigar a conviver com quem não queremos mais perto de nós, pois amor e amizade não se força.
Fonte: 

SÍLVIA MARQUES

Paulistana, escritora, idealista em crise, bacharel em Cinema, cinéfila, professora universitária








Nenhum comentário:

Postar um comentário