quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

O ANIVERSÁRIO NATALÍCIO DA PROFESSORA DOUTORA EDILEUSA REGINA PENA, GEORGE ORWELL E A MANIA DE SE ACREDITAR NO INACREDITÁVEL...

Edileusa Pena Regina
A propósito dessas pessoas que pululam nas redes sociais acreditando em tudo quanto é patranha inventada por político corrupto para enganar populações inteiras, ainda ontem conversava o degas aqui com uma de suas mais diletas amigas, a professora doutora Edileusa Pena Regina, cuja foto mais recente ilustra esta postagem.
Abordamos na conversa um trecho do livro do escritor, jornalista e ensaísta político indo-britânico George Orwell, em que o grande escritor afirma o seguinte, com fina percuciência e carradas de razão (tradução livre do inglês, porque esta sua obra não foi ainda vertida para o português):
"Todos nós somos capazes de acreditar em algo que sabemos perfeitamente ser uma coisa para lá de falsa. Quando, afinal, a realidade se impõe e prova que estávamos errados, nós reinterpretamos os fatos de maneira altamente despudorada, só para demonstrar como... estávamos certos, corretos, acertados!... No campo do intelecto, é perfeitamente exequível prosseguir nesse jogo, indefinidamente. O problema maior é que, mais cedo ou mais tarde, tais crenças falsas terminam sendo confrontadas pelos teimosos e duros fatos, pela realdade concreta, o que acontece, frequentemente, num campo de batalha..."
DAS OBRAS SELECIONADAS
O trecho está num dos volumes dos ensaios escolhidos, textos de jornalismo e cartas de George Orwell, editados para a editora Penguin por sua viúva, Sonia Orwell, e por Ian Angus, sob o título geral de "In Front of Your Nose (1945-1950)".
Se querem saber o título completo em inglês, eis aqui a coisa: "The Collected Essays, Journalism and Letters of George Orwell – Volume 4: In Front of Your Nose, 1945–1950), publicado originariamente em 1968, em Nova York, por Harcourt, Brace & World; republicado pelos Mariner Books in 1971 e por David R. Godine (555 páginas) em 2000, além da já citada edição da editora Penguin britânica, em 2003. Esta, como outras obras de Orwell, está disponível no ciberespaço.
CONHECENDO EDILEUSA REGINA
Nosso tema principal aqui, no entanto, não é George Orwell, mas a data aniversária de nossa boa amiga, a professora doutora Edileusa Regina Pena. O degas aqui teve o privilégio de conhecer Leusa há quase 20 anos.
Foi em meados de 1997, significativamente bem diante da sede da API (Associação Paraibana de Imprensa)... Nunca mais nos afastamos. Uma amizade sem rusgas, movida a contatos quase diários (esteja ela onde estiver, na Paraíba, em sua Bahia nativa, em São Paulo, no Exterior). Contatos por por e-mail, telefone, Crazybook, Twitter — para não falar no antigo Orkut...
SOTEROPOLITANA & RONDONOPOLITANA
Tendo em vista a mútua admiração que imediatamente se estabeleceu, logo no primeiro e longo contato, nunca deixei de acompanhar seus passos, na Paraíba, no Brasil e no Exterior. Ela, embora ame a Paraíba, não é paraibana, não. Baiana até na bela cor morena, nasceu em Salvador, merecendo o título de Yansã que lhe foi dado pelo filósofo chim Druzzfúcio...
Pós-doutorada pela Universidade de São Paulo e ex-pesquisadora associada do NACE/Escola do Futuro/USP, Edileusa é professora universitária no câmpus de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso.
SEGUNDO PÓS-DOUTORADO
Edileusa cursou Comunicação na UFPB, mas, hoje, tem pós-doutorado na área, pela famosa ECA - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2016).
Recentemente, aventurou-se num segundo pós-doutoramento, agora pela Universidade do Porto, Portugal, mais exatamente no Departamento de Ciências da Informação e da Comunicação (área de Informação, Comunicação e Plataformas Digitais, onde esteve por três meses do ano passado, sob a orientação do renomado professor-pós-doutor Armando Malheiro.
GRADUADA PELA UFPB
Além do mais, a multitalentosa Edileusa Regina Pena é Doutora em Ciências Sociais pela PUC/SP e Mestre em Ciência da Informação (UFPB). Como Professora-Adjunta, nível IV, no câmpus de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), atua ela no curso de Biblioteconomia desde 2002, quando, mudando-se da Bahia para sua nova terra de adoção, tornou-se uma soteropolitana em ambiência rondonopolitana. 
Tem formação acadêmica em Relações Públicas e em Jornalismo pela UFPB, o que possibilitou atuar como assessora de comunicação da UFMT-Rondonópolis por 12 anos, no período de 2002 a 2014.
LITERÁCIA INFORMACIONAL
Além do Turismo e do Desenvolvimento Regional, uma de suas principais preocupações é, como diz, "com o ser humano".
Por esta razão, tem-se dedicado a estudos na Europa, nas Universidades do Porto e de Aveiro, nas áreas de Inclusão Digital e Literácia Informacional para populações idosas, "buscando mais subsídios para o desenvolvimento humano de forma global".
ALGUNS LIVROS DELA
É, ainda, especialista em Relações Públicas e Turismo; jornalista atuante na Imprensa mato-grossense, colaboradora assídua do jornal "A Tribuna", com contos, crônicas, poesias e opiniões sobre o contemporâneo conectado — bem como autora de quatros livros, dentre os quais a obra "Afetividade conectiva" [ISBN 978-3-639-61488-6], publicada pela editora alemã Nea-Edicoes - Novas Edições Acadêmicas, marca comercial de OmniScriptum GmbH & Co., de Saarbrücken, Alemanha.
Dela ainda é o livro "Marketing estratégico de localidades: reflexões do sul de Mato Grosso [ISBN: 9788532705877], com lançamento marcado para fevereiro próximo.
DO SEGUNDO DECANATO...
Acaba ela de concluir novas obras (inclusive um didático livro-reportagem-perfil), a serem brevemente divulgadas e/ou lançadas. Também já está com novo livro em negociação com a Editora Apris, conceituada pela Capes.
Bem, não se chegou a dizer, aqui, nem a metade do que a Dra. Edileusa Regina Pena é. Mas vale como registro do aniversário natalício desta capricorniana do segundo decanato, neste 5 de janeiro.

Fonte: Texto de Evandro da Nóbrega /João Pessoa,PB


Nenhum comentário:

Postar um comentário