segunda-feira, 13 de abril de 2015

REFLETIR A VIDA

Um empresário de estrutura mediana, peso acima do normal e aparente boa saúde nos seus 45 anos, trabalhava 16 horas por dia. Preocupado, sempre preocupado. As coisas iam bem, os negócios estavam dando certo. Todavia, ele queria mais, suas metas eram sempre mais ambiciosas. Chegava cedo ao trabalho, antes dos demais empregados, para não dar bom dia a ninguém; os outros é quem precisavam dar b om dia a ele.

O telefone toca. - Pai, venha almoçar comigo, Fiz um picadinho daqueles que o senhor gosta. - Não, não posso, estou muito ocupado; hoje, nem vou almoçar. Tenho encomendas urgentes. A filha insistiu: Pai, isso é meio de vida e não meio de morte. Venha! Após o almoço, vamos ao médico e pedimos para ele verificar sua pressão arterial. Filha! Não insista, não vou poder, as encomendas não esperam.

Duas horas depois, uma funcionária do escritório telefonou aflita: - Venha, urgente, estamos levando seu pai ao hospital, ele teve uma crise no no coração.

Os exames clínicos não deixaram dúvida. Tratava-se de um extenso enfarte do miocárdio. Sua recuperação foi lenta, recebeu conselhos e orientações para uma vida saudável. No hospital, sentiu-se solitário, mesmo tendo em volta os familiares. Um pensamento o dominava: Em que errara? Lutara para criar a família, fizera sacrifícios para que eles pudessem estudar. A conclusão veio por etapas: não se cuidara, esquecera os cuidados com a saúde. Diversão, entretenimento, relaxamento, haviam sido palavras que não levara em conta. Prometeu a si mesmo, que quando recuperado, mudaria o estilo de vida. Deus e a medicina estavam lhe dando uma segunda chance. Estava disposto aproveitá-la ao máximo.

Meses depois voltou ao escritório. Mais humano, prestativo, cordial, passou a dar uma palavra de reconhecimento e de conforto para os seus colaboradores. Colocou uma placa em seu gabinete em que se lia: "As lições do passado abrirão as portas do futuro". Todos entenderam a mensagem. Curiosamente, o trabalho rendeu mais e a empresa continuo a prosperar.

Encontrei-o recentemente. Estava voltando de agradáveis férias, numa reserva ecológica. Reaprendera a viver, valorizando a oração, a ioga, a meditação, a natureza e a convivência familiar e social.

Assim é a vida: um conjunto de experiências, erros, acertos, desilusões e esperanças. Felizes os que a compreendem e vivem, cada dia, como se fosse único e último. O tempo passa tão rápido, que não dá tempo de pensar no hoje e já estamos no amanhã.

Fonte: COLABORADORES OPINAM - José Medeiros / Médico


Nenhum comentário:

Postar um comentário