quarta-feira, 29 de abril de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

TODO DIA SURGEM MAIS NOMES PARA A PREFEITURA

Haverá, no ano que vem, uma acirrada disputa política pelo comando da Prefeitura de Porto Velho, para o mandato que começará em 2017. Na reta final de seu governo, Mauro Nazif certamente vai buscar a reeleição, embora, até o momento, seus índices de aprovação não lhe dariam credenciais necessárias, caso o pleito fosse agora. Mas com praticamente um ano e 10 meses pela frente, Nazif pode chegar ao final do seu mandato em situação muito melhor, caso consiga concretizar tudo o que tem anunciado de melhorias para a Capital. Mesmo com todas as dificuldades que os municípios enfrentam, a lista de candidatos a candidato, tanto tempo antes, parece não ter fim. Alguns deles já estão há mais tempo sendo comentados. Outros entraram agora. O nome mais forte, caso a eleição fosse hoje, seria o de Mariana Carvalho. Só que ela não está interessada em entrar na briga. Mário Português, o poderoso empresário, também teria desistido. Mas ainda tem Hermínio Coelho, Jaqueline Cassol, Léo Moraes, Aélcio da TV, Aluizio Vidal, Pimenta de Rondônia, Dalton di Franco, Williames Pimentel, Professor Mário Jorge. E agora está surgindo, com força, o nome do deputado Ribamar Araújo, um dos políticos com a ficha mais limpa em Rondônia.
Surgirão ainda vários nomes na lista, que parece não ter fim. Só depois de se saber se haverá mesmo reforma política; se os atuais mandatários terão mandato de cinco anos e se as eleições vão coincidir, é que muitas coisas se definirão. Nomes que estão na relação podem desaparecer dela e muitos outros, com o andar do tempo e das ações,  a ela terão acesso. Ao menos até agora e antes de mudanças na lei eleitoral, os debates já começaram e os nomes estão sendo postos. Quantos deles chegarão ao final como candidatos mesmo? Talvez uns três ou quatro, no máximo. Não mais.
 PRESENTE A ARIQUEMES - A comunidade  de Ariquemes tem o que comemorar, no meio de tantas dificuldades e tantos problemas que está vivendo, principalmente na área da segurança pública. No final de semana, o governo do Estado, via DER, entregou um novo e belo parque à cidade, numa área que era degradada e onde havia apenas um enorme buraco. O Parque Açaí foi inaugurado com pompa, com a presença do governador Confúcio Moura e seu time. Mais de 4 milhões de reais foram investidos. Ariquemes fez festa. Merecida!
 SEDAM NA ASSEMBLEIA - Esta quarta tem rolo na Assembleia. E dos grandes. Uma audiência pública proposta pelo deputado Lebrão, com o apoio dos deputados Alex Redano, Laerte Gomes e Jean Oliveira, vai tratar sobre a questão da Sedam. Fala-se que, se levantar o tapete, vai-se se encontrar muita coisa para mostrar. Os parlamentares querem discutir o que está havendo com o órgão, que tem, segundo denúncias e comentários, atrapalhado muito o desenvolvimento do setor produtivo do Estado. Será verdade? Na audiência da ALE muitos destes problemas virão à tona.
 ALZEIMER: CURA À VISTA! - A Ciência e a Medicina realmente avançam e aumentam significativamente o tempo de vida dos doentes. A cada dia, novas descobertas permitem imaginar um futuro com cada vez menos doenças, principalmente as degenerativas. A última boa nova é que pesquisadores australianos estão muito perto de descobrir, enfim, a cura para o Mal de Alzeimer, possibilitando a recuperação de 100 por cento da memória dos doentes afetados. Quando anunciado oficialmente, a conquista vai mudar completamente a vida de milhões de pessoas. Os testes finais estão sendo realizados e os resultados têm sido altamente positivos.
 INFLAÇÃO E BOICOTE - Enquanto o governo anuncia que a inflação não está fora de controle, os preços de alguns alimentos e produtos de limpeza (entre outros), disparam em alguns mercados da Capital e interior. Dias atrás, um supermercado local chegou a aumentar o preço do frango congelado em quase 60 por cento, de uma semana para a outra. Certamente por ter havido reação dos consumidores, que deixaram a mercadoria sem levá-la para consumo, o preço voltou ao que era há algumas semanas atrás. O frango havia subido de 10,50 para 16 reais. Voltou ao que era. Está na hora se começar a boicotar quem abusa do consumidor. Porque se dependermos de medidas do governo, estamos ferrados.
 COMISSÕES FUNCIONAM - O comando do presidente Maurão de Carvalho já mostra algumas mudanças na Assembleia. Uma delas é visível: nunca as comissões se reuniram tanto como agora, desde o início da atual legislatura. As taquígrafas  do parlamento também nunca trabalharam tanto. Praticamente todos os dias há reuniões de comissões e os assuntos que vão entrar na pauta são discutidos com rapidez e profundidade. Se manter esse ritmo de trabalho, nada mais atrasa nas votações do parlamento rondoniense.
 PERGUNTINHA - O que os brasileiros que sonham com a casa própria acharam da decisão da Caixa Federal de liberar apenas 50 por cento de financiamento para os imóveis usados?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário