quarta-feira, 22 de abril de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

"A AMAZÔNIA NÃO É MASSA DE MANOBRA  À FANTASIAS IDEOLÓGICAS"

"O que não quero e não me conformarei é em deixar que 61% do território brasileiro seja usado como massa de manobra para fantasias ideológicas. Alguns grupos do Sul, Sudeste e de fora do País, queriam para a Amazônia  um regime jurídico diferente de tudo o que é moderno. Era um atavismo a ideia da família camponesa feliz, derrotada na Baviera e no Piemonte (regiões da Alemanha e da Itália), no início do século 19. Um projeto para a Amazônia tem que ser includente e sustentável. Tem que valer tanto para as pessoas como para as árvores". Quem disse tudo isso, afrontando as teses alucinadas de ambientalistas e de muita gente dentro do próprio governo brasileiro?  Pois foi o professor Mangabeira Unger, guru do governador Confúcio Moura e muitas cabeças respeitadas do Brasil e do mundo. Foi secretário por aqui, sem ser ouvido e  acabou indo embora e agora é novamente titular da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) de quem? Isso mesmo, de dona Dilma!.  É o mesmo Mangabeira que teve a coragem de afrontar os teóricos do ar condicionado, das ONGs que vivem do dinheiro público e adoram dar pitacos sobre a Amazônia. O que disse ele? "O desenvolvimento sustentável é uma tese sem conteúdo... As tarefas do desenvolvimento e da preservação estão irremediavelmente entrelaçadas!"                                                       
Ele tem a ojeriza de setores antiquados e geridos por ideologias sem base na realidade, por dizer também coisas como "resolveremos problemas de preservação e desenvolvimento com inovações que exigem grandes avanços de imaginação". E mais: "Estou convencido de que é a partir da Amazônia que se pode pensar no futuro do Brasil".  Aqui, Mangabeira Unger não foi ouvido. Mas o está sendo agora, quando voltou a participar do governo do PT. Ao menos ele diz coisa com coisa, quando se trata da nossa Amazônia!
 MARINA NÃO ACEITOU.... - Um dos motivos da saída da então ministra Marina Silva do governo petista (claro que houve vários outros, ligados a posições políticas) foi por não aceitar conviver com as teses de Mangabeira, em relação à Amazônia. Marina sempre agiu como dona da verdade na questão regional e se tornou a queridinha de movimentos internacionais, que estão sempre de olho nas nossas riquezas, ao defender que a Amazônia deveria ser intocável. Marina só aceitava discutir o crescimento amazônico sobre o prisma do tal de desenvolvimento sustentável, que, segundo Mangabeira, "é uma tese sem conteúdo".
 SÓ VAGABUNDOS - Bandidos atacam escolas e há os que ainda abusam, gozam da polícia e das autoridades, deixando inscrições nas paredes dizendo serem do PCC (Primeiro Comando da Capital). Na verdade, são apenas vagabundos, ladrõezinhos, gente sem rumo e que imagina que destruir escola, colocará as crianças do bairro no mesmo nível de ignorância e criminalidade que eles. Um dia, quando houver leis decentes neste país, esses canalhas apodrecerão na cadeia. Daí sim, terão bastante tempo pra gozar a cara da polícia e da comunidade.
 VAI LONGE - Com novo pedido de vistas de três desembargadores, o processo que envolve o governador Confúcio Moura e seu vice, Daniel Pereira, vai ter ainda um longo caminho dentro do TRE. Pela segunda semana consecutiva a decisão sobre os embargos apresentados pela defesa da dupla de governantes foi transferida. E tudo pode começar do zero, já que  três desembargadores pediram vistas, para analisar mais profundamente o caso em que, em primeira instância, houve a decisão de cassar  os dois. Confúcio continua firme no cargo, também respaldado por uma decisão do TSE.
 DENGUE DIMINUI - Enquanto São Paulo vive uma das maiores epidemias de dengue dos últimos anos, beirando já os 90 mil casos só na capital paulista e no país todo chegam a 480 mil,  em Rondônia a doença regrediu nos primeiros três meses do ano. Dados da vigilância de saúde apontam uma queda de mais de 40% no número de casos registrados, comparados com o mesmo período do ano anterior. É um avanço, mas neste período de chuvas que se prolongará por algumas semanas ainda, é importante se manter todos os cuidados. Terrenos baldios e piscinas abandonadas, em pleno centro de Porto Velho, são criadouros de mosquitos e precisam de atenção das autoridades.
 O CASO CONTRA EXPEDITO - A Procuradoria Eleitoral, que tem sido dura com o governador eleito Confúcio Moura, também bate duro no seu adversário, o ex senador Expedito Júnior. Denúncia em andamento no TRE aponta que Expedito teria feito promessas a pescadores, mas que só as cumpriria se fosse eleito. O caso envolve denúncia de corrupção eleitoral  e os procuradores querem que sejam consideradas crimes as provas encaminhadas para análise dos juízes eleitorais e que "como houve captação ilícita de sufrágio" , de denúncia pede a cassação da candidatura.
 PERGUNTINHA - Depois da prisão do segundo tesoureiro do PT em poucos anos, quem será o próximo a ocupar a função que tem sido caminho certo para a cadeia?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário