quarta-feira, 29 de abril de 2015

Golfo do México dá o maior prejuízo à Petrobras

Um dado passou quase despercebido aos olhos de investidores e especialistas, no balanço da Petrobras divulgado semana passada, mas não incólume à lupa dos maiores acionistas. E causa estranheza a muitos deles. A petroleira admitiu perdas de US$ 4,2 bilhões com a operação nos campos Cascade & Chinook no Golfo do México, cuja extração iniciou-se há apenas 10 meses. Para efeito comparativo, a perda total na área de Exploração e Produção no Brasil em todo o ano 2014 foi de US$ 5,6 bilhões.
Raios x da prospecção
A Petrobras é operadora dos dois campos – tem 100% de participação no Cascade e 66,7% de Chinook, na qual a Total USA é sócia, com 33,3%.
Preju, como?
A petroleira extrai óleo num poço de 8.200 metros. Destes, 2.500 são de profundidade a partir da lâmina d’água. Operação de pouco risco e de especialidade da Petrobras.
Mi$tério
O curioso é que utiliza o Sistema de Completação Inteligente, que indica com precisão a quantidade de petróleo dos poços. Ou a operação está cara, ou o óleo não é o suficiente.
Auto-blindagem
Não por acaso a Total começou campanha forte na mídia brasileira, desde semana passada, mostrando ‘avanços’ da empresa no setor. Blindagem prévia.
Fonte: Coluna Esplanada - Brasília/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário