terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Feliz Ano Novo

 O Blog do Chaddad, deseja aos queridos Amigos um Feliz Ano Novo! Que Jesus sempre esteja com todos. Muita sorte e felicidades, tudo de bom.

Que o caminho da paz de Jesus, sempre esteja presente em suas vidas.  Muita sorte e sucesso. Feliz Ano Novo!




O Ano Novo pelo mundo

Aqui no Brasil e em vários países, a noite do dia 31 de dezembro marca as comemorações do adeus ao ano que passou e das boas-vindas ao no novo. Esse costume teve início no ano de 46 a.C., quando o imperador romano Júlio César decretou 1º de janeiro como o primeiro dia do ano, dedicado a jano (por isso o nome janeiro). Deus que tinha duas faces, um para frente e outra para trás.

Mas nem todo mundo começa o ano nesta data. A China, por exemplo, segue o calendário lunar e lá o ano inicia na noite da primeira lua nova depois da passagem do sol pelo décimo quinto grau de Aquário. Cada ano é representado por um dos animais dos horóscopo chinês. Em 2014, será o ano da serpente, com início em fevereiro.

Outro país oriental inicia o ano no dia 1º de janeiro, mas de um jeito diferente. Nada de pular ondas e brindar com espumante! No Japão, a comemoração dura três dias, com orações em templos e consumo de macarrão, que representa vida longa.

Também para os judeus o momento é de introspeção e de reflexão e o ano novo, ou Rosh Hashaná, é comemorado geralmente em setembro, no primeiro dia do Tishrei que é o sétimo mês do calendário judaico. Em 2014, a data será entre 24 e 26 de setembro, quando entra o ano 5775.

Os muçulmanos seguem um calendário próprio, baseado nas fases da lua e entrarão o ano de 1435. Isso porque a contagem deles teve início com a Hégira, fuga do profeta Maomé de meca, no ano de 622 d.C.

Enquanto no Brasil a tradição manda pular sete ondas, na Irlanda as pessoas oferecem potes de arroz doce aos gnomos!

Na China, é costume limpar a casa para espantar os maus espíritos. Já na Escócia, a disputa é para ver quem será a primeira pessoa a pisar na casa do vizinho. Com suas peculiaridades, e mesmo sendo festejado em datas diversas, o Ano Novo marca o fim de um ciclo e o início de outro. E o termo francês Réveilloon traduz o espírito da data: significa despertar. Feliz Ano Novo! Que seja mais um despertar de esperança e sucesso!
Fonte: Revista Km de Vantagens - Ipiranga.

Ponta do Lápis em Movimento




Fez História

Este ai é o velho e querido FNM, porém a Fiat no Brasil agregou a fábrica dos eficientes e queridos FNM. Este aí da foto é de propriedade da Madeireira Rio Preto, dos primos Eduardo e Said lá em São José do Rio Preto - SP. Bons tempos....!

MANJAR DOS DEUSES

Gordinhas, tudo de bom! Lindas...

A Arte da Prudência

Os prudentes fazem no início o que os tolos deixam para depois.

Baltsar Gracián 
Ambos fazem o mesmo; a diferença está no momento. Os primeiros agem no momento oportuno, os últimos, não. Se já começou calçando o entendimento às avessas, você fará tudo o mais da mesma maneira: mate sob os pés aquilo que devia ter mantido na cabeça, trocando direita em esquerda, sendo canhestro em todo proceder. Existe apenas um modo de dar conta das coisas: o mais cedo possível. Caso contrário, fará obrigado o que poderia ter feito com prazer. O discreto logo vê o que tem de ser feito, cedo ou tarde, e o faz com prazer, com proveito para sua reputação.

OPINIÃO DE PRIMEIRA

QUE VENHA 2014! VAMOS ENCARÁ-LO COM ESPERANÇA...

O cenário não é dos melhores, convenhamos. Mas é importante entrarmos 2014 com esperança de que, enfim, as coisas vão andar melhores. Para os brasileiros, esperemos mais Justiça, menos ideologia, mais proteção às pessoas do bem e a mão pesada da lei e prisão sem benefícios para a bandidagem, que, se não for contida, tomará conta deste país. Vamos torcer para que a economia se estabilize, sem inflação, que o consumo seja controlado e que o desemprego passe longe dos milhões de lares onde ele ronda e é sempre um fantasma assustador. Imaginemos que nossos governantes pensarão primeiro no povo e no país e decidirão por uma ampla reforma tributária, que livre os assalariados de sustentar essa estrutura de poder apodrecida e com obesidade mórbida perto do incurável. Para os rondonienses, pensemos que 2014 será o último do atual governo, que precisa terminar tudo o que começou, para se habilitar à continuação. Que não fiquem obras paradas ou interrompidas. Que a saúde melhore. Que não haja corrupção. E que o salto que damos no agronegócio, nos colocando entre os maiores produtores entre várias regiões do país, só se amplie.
Vamos ter esperança de que cidades como Cacoal e Vilhena, continuem crescendo. Que a violência em Ariquemes e no Vale do Jamary diminua. Que acabem os assassinatos e as invasões de propriedades. Que nossa estrutura de saúde e segurança melhorem significativamente, neste ano que vai chegar. Que a BR 364 possa, enfim, ser chamada de rodovia e não apenas de estrada da morte, uma máquina de moer carne humana. Queremos que todas nossas cidades tenham índices de crescimento e bons governos como Ji-Paraná, Ouro Preto e Rolim de Moura. Não queremos muito, nossos sonhos são simples e realizáveis. Portanto, vamos acreditar. Não dá para se perder a esperança.
 É PEDIR MUITO? - Por fim, deve-se lembrar da Capital. Para Porto Velho, sonhemos com o andamento das 63 obras paradas; com a entrega definitiva dos viadutos e da Rua da Beira e com uma cidade limpa e sem buracos. Deu pra notar? Não se pede muito nem para o Brasil e nem para Rondônia. Nossos sonhos são viáveis. Basta apenas que nossos governantes façam a sua parte. Nós, aqui na base, já estamos fazendo a nossa. Portanto, não vamos perder a esperança que nos resta!
QUINTETO PARA 2014 - Na última edição da coluna do ano, pode-se repetir que, ao menos por enquanto, não há nada de novo na corrida pelo Palácio Tancredo Neves. Confúcio Moura e Expedito Júnior, até agora, são os nomes de ponta. Hermínio Coelho anda pelo interior e seu nome cresce, assim como o de Neodi Oliveira. Padre Ton não sai daquele percentual de apoio normal para o PT. Se a eleição fosse hoje, certamente seria esse o quinteto com mais chances. E Confúcio e Expedito estariam no segundo turno. Se fosse hoje. Mas faltam ainda dez meses...
 O EFEITO CASSOL - Qual o efeito Cassol na disputa ao governo em 2014? Mesmo com os problemas que tem com a Justiça e sua condenação pelo STF, num caso em que ele se diz totalmente inocente e ocorrido quando era prefeito de Rolim de Moura, Ivo Cassol é muito poderoso, ainda, no contexto da política rondoniense. E estaria organizando uma aliança com até uma dezenas de partidos. Se conseguir, o candidato que ele apoiar terá grandes chances. Fala-se, por enquanto, que o nome predileto de Cassol seria o de Noedi Oliveira. Lá por março se saberá, com segurança, se isso vai mesmo acontecer.
 ANOMALIA DO ÓDIO - A propósito do conflito índios x agricultores, problema que está ocorrendo em várias regiões do país (por estes dias, o confronto é aqui perto, em Humaitá e Apuí), vale a pena reproduzir trecho de uma carta de um leitor da revista Veja, publicada na última edição, sobre denúncia sobre o tema: "a reportagem mostra com exatidão o que está se construindo no Brasil, um país outrora pacífico para se viver. A anomalia de instigar uma classe contra a outra, vem produzindo a violência que vemos nas cidades, no campo e até nos estádios de futebol".
 É UM PACOTE - O leitor Ademar Monteiro de Moraes, de São Paulo, aprofunda a questão: "entregaram o país a ideólogos rancorosos, que não fazem outra coisa senão destilar ódio". Há um pouco de exagero, claro, mas no geral o texto está correto. Os petistas e aliados no poder estão jogando uns brasileiros contra os outros, a partir de sua ideologia. A crise dos índios, as invasões de propriedades, o desrespeito às vidas das pessoas de bem em favor dos direitos humanos dos bandidos estão neste pacote. Lamentável!
 O OTIMISMO DE NAZIF - Claro que os opositores continuarão criticando, o que é normal; que alguns exagerados continuarão ofendendo nas redes sociais, garantidos pelo anonimato; claro que a maioria da população ainda está insatisfeita. Mas não se pode ignorar o entusiasmo com que o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, fala sobre 2014. Ele teve danos políticos sérios neste 2013, mas espera recuperá-los a partir de janeiro, com muitas obras na Capital. Só vamos saber se Nazif vai concretizar seus projetos, mesmo, no decorrer do ano. E tem que ser agora, porque senão, ele estará ferrado...
 PERGUNTINHA - Daqui a algumas horas começa 2014. Quando pensa nisso, dá um frio na barriga de medo ou você está otimista com o ano que chega?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

239. POINT DO MOTOCICLISTA

239. POINT DO MOTOCICLISTA
AVENIDA NAÇÕES UNIDAS COM RUA SALGADO FILHO
PRAÇA DO MOTOCICLISTA
28.12.2013

Realizamos o último Point do Motociclista do ano de 2013. Como sempre os nossos encontros semanais é recheado de alegria e participação. É um evento que faz parte de cada um, ou seja, chega no sábado, cada um de nós "tem que passar no Point", se não o sábado não fica completo. Isto, este escriba já escutou de vários amigos motociclistas.

Estamos caminhando para o nosso 5º aniversário agora no próximo mês de março do ano que está chegando. Já é um encontro obrigatório para todos nós. Fechamos o ano com muita alegria.  E aproveitando à oportunidade, o Blog do Chaddad deseja aos queridos amigos motociclistas um Feliz Ano Novo, muitas viagens e tudo de bom. Veja as fotos.












INTERNET - O Facebook pode prolongar a dor após uma separação?

Embora ajude casais a se sentirem conectados 24 horas por dia, a ferramenta se torna um problema quando a relação termina segundo estudo.

Usar a rede social para rastrear um ex pode impedir a pessoa de esquecer o antigo relacionamento a seguir em frente. "As pessoas que se envolveram em vigiar o ex-companheiro através do Facebook, ou seja, aquelas que frequentemente entram na página do ex e de seus amigos, informaram que houve um atraso na recuperação emocional depois de um rompimento, se comparadas com quem realizava uma vigilância menos frequente", disse a autora do estudo Tara Mashall, do departamento de psicologia da Brunel Univesity's School of Social Sociences in Uxbridge, na Inglaterra.

"Elas relataram maior estresse relacionado ao rompimento, mas sentimentos negativos em relação ao ex-parceiro como ciúme e hostilidade, mais desejo sexual pelo ex e menos crescimento pessoal!, afirmou.

O Facebook, a maior rede social do mundo, tem mais de 900 milhões de usuários, Marshall observou. Pesquisas anteriores indicaram que um terço deles usam o site para monitorar as atividades de ex-parceiros.

Esta "amizade" contínua  permite  que ex-amantes mantenham controle da vida do outro através de atualizações de status, mensagens no mural e fotos. E, dependendo das configurações de privacidade, até mesmo um ex que não esteja na lista de amigos pode ter acesso a informações em posts publicos  e em páginas de amigos em comum.

Desgosto maior
Para o estudo, publicado no início do mês no site do jornal "Cyberpsychology, Behavior and Social Networking", Marshall convidou mais de 450 usuários do Facebook para completar uma pesquisa on-line criada para avaliar estado emocional e padrões de uso do Facebook após uma separação.

A maioria era composta por mulheres e 87% dos entrevistados eram americanos. Quase dois terços estavam na faculdade e um terço tinha completado o ensino médio. Embora quase metade fosse formada por solteiros, todos tiveram pelo menos um rompimento com um parceiro romântico que também mantinha uma conta no Facebook na época.

Baseada nas respostas, a pesquisadora estabeleceu, a ligação entre a vigilância continua do ex pelo Facebook e a maior demora na recuperação e no crescimento emocional da pessoa rejeitada. Isso não acontecia com quem se mantinha desconectado. Quanto maior a espionagem feita através do Facebook, maior o desgosto, resumiu a pesquisadora.
Fonte: delas. ig. com.br  

domingo, 29 de dezembro de 2013

Lá no Posto Ipiranga - domingo

Mais um encontro hoje  lá no Posto Ipiranga. Tudo bem, tudo legal, tudo igual! Mas não foi tão igual assim, ou seja, ganhamos mais um amigo. Trata-se do Roberto Carlos, um paraibano muito simpático e divertido. Já faz parte dos nossos encontros. Também recebemos a visita de um casal de motociclista, sendo  a Maria do Carmo e o Márcio. Ambos estão programando uma viagem ao Peru. Desde já agradecemos a visita e sempre estamos de braços abertos para recebê-los.   Veja as fotos.
Roberto Carlos, pessoa simpática, amigo dos encontros lá no Posto Ipiranga



Márcio e Maria do Carmo


A JUVENTUDE NO BRASIL - Jovem: Ousar o Amor

"Eu vos dou novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim deveis amar-vos uns aos outros" (Jo 13,34).

O mandamento novo! Às vezes, não nos soa bem a palavra mandamento; ela teria algo de m,ando, comando. Isso porque desprendemos destas palavras o autoritarismo. Na realidade, o comando, o mundo é, um mandato, isto é, uma convocação cheia de força e verdade que se nos impõe não pela violência ou dominação, mas pela grandeza, dignidade e nobreza de quem concede ou de quem pede. O mandamento do amor é uma convocação cheia de força, de vida, de grandeza e nobreza que nos é concedida. Como diz o apóstolo Paulo: "O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rm 5,5). Por isso, "não há ninguém que não ame" (santo Agostinho). O mandamento do amor, o dom recebido, é uma convocação a termos o mesmo mode de amar de Jesus Cristo: livre, generoso, cordial, gratuito. Amar-nos uns aos outros como ele ama cada um de nós (ef. Jo 13,34).

É no mandamento do amor que podemos compreender melhor as palavras do hoje papa emérito Bento XVI: "Queridos jovens, gostaria de vos convidar a 'ousar o amor', isto é, a não desejar nada para a vosa vida que seja inferior a um amor forte e belo, capaz de tornar toda a existência uma jubilosa realização da doação de vós próprios a Deus e aos irmãos, à imitação daquele que, mediante o amor, venceu para sempre o ódio e a morte (cf. Ap 5,13)". O amor que recebemos pela força do Epírito e que nos impede ao serviço e à doação dá sentido à nossa vida e a transforma. O mandamento do amor "é a única força capaz de mudar o coração do homem e a humanidade inteira, tornando proveitosa as relações entre homens e mulheres, entre ricos e pobres, entre culturas e civilizações" (Bento XVI, XXII JMJ).

Os jovens gostam de ousar! Ousem o amor, pois "sempre que fizerdes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizeste" (Mt 25,40). "Eis-me aqui, envia-me"!

Fonte: Leonardo Ulrich Setner - Bispo auxiliar de Brasília - Secretário-geral da CNBB - O Domingo


Anis Chaddad Neto / Tribunal de Justiça-RO

Na última segunda-feira (23) tomou posse no Tribunal de Justiça do nosso Estado, o meu querido filho Anis no cargo de Técnico Judiciário, passando no devido concurso com uma ótima colocação. Sendo aí os primeiros passos para uma futura carreira de Magistrado. Desejo ao Anis muitas felicidades, muito estudo e que sempre esteja protegido pelo Supremo Arquiteto do Universo. Sendo uma alegria muito grande , além de considerar também uma vitória deste escriba o sucesso do Anis.   Parabéns! Veja as fotos da posse.






REFLEXÃO - Você Crer

"Fé é o firme fundamento das coisas que… se não veem" Hebreus 11.1.

Ainda posso ouvir meu professor me perguntando: “Onde fica Nápoles”?

Como não estava bem certo, respondi hesitante: “Acredito que fica na Itália”.

A resposta foi contundente: “Acreditar é para questões de igreja; você tem de saber”.

De certa forma ele estava correto.

Acreditar obviamente está relacionado a questões religiosas, mas não se resume apenas a isso.

Quem crê tem de agir e viver na fé em todos os lugares e em todo tempo, não somente quando está na igreja, mas também em casa, no trabalho, no cotidiano.

Quem limita a crença à igreja torna sua fé inútil e morta.

Uma fé viva é o poder dinâmico que envolve todos os aspectos da vida de um crente.

Contudo, meu professor quis dizer algo diferente.

Quis enfatizar a diferença entre crer e saber de fato.

Ele deduziu a partir da minha resposta o quão inseguro eu estava.

Geralmente usamos as palavras “crer” ou “acreditar” quando expressamos incerteza.

“Será que vai fazer sol hoje”?

– “Ah, eu creio que sim”.

Existe claramente uma dúvida nessa resposta.

O uso bíblico da palavra “crer” expressa exatamente o oposto: uma confiança firme e inabalável.

Quando dizemos que cremos em Deus e em Sua Palavra, a dúvida está fora de questão.

Porque confiamos nEle, sabemos com certeza que Ele cumpre Suas promessas e que o que Ele diz é verdadeiro.

Deus jamais decepcionou ou enganou alguém.

Se você tem dúvidas, incertezas ou inquietações em seu coração, você deve se refugiar em Deus e em Sua Palavra.

Crer em Deus é abrir mão de nossas próprias crenças e inseguranças e confiar nEle inteiramente.

Desconheço o Autor
Colaboração de Um Amigo de Deus Pr  J. C. Madeira

OPINIÃO DE PRIMEIRA

GRAÇAS À MEDICINA E À  CIÊNCIAS MILHARES DE SURDOS PODRÃO OUVIR!

Milhares de brasileiros poderiam ter uma vida muito melhor ou pelo menos bem menos difícil, se a saúde pública realmente funcionasse neste Brasil do jeitinho. E se ao menos parte do dinheiro desviado pela corrupção voltasse aos cofres públicos e fosse  bem investido. Hoje existem 15 milhões de brasileiros com deficiência auditiva. Pelo menos 350 mil acabam não aprendendo a falar, porque não ouvem. São os atingidos pela forma mais severa da doença. Acontece que, senão todas, pelo menos um pequeno exército dessas pessoas - a metade delas crianças - poderiam voltar a ouvir e aprender a falar, se recebessem o tratamento adequado. A Ciência e a Medicina (que tudo fazem, elas sim, pela melhoria da humanidade e não as crendices), evoluíram a tal ponto que têm sim a cura para a maioria dos casos de surdez. O problema é ainda o alto custo. Um tratamento com o implante do chamado sistema coclear pode curar o doente  na grande maioria dos casos. O problema é o alto custo. O implante, a cirurgia, o acompanhamento de uma equipe médica especializada e a hospitalização podem superar os 20 mil dólares, o que daria hoje algo em torno de 42 mil reais por doente.
 Claro que não é pouco dinheiro e não seria possível atender a todos,  ao mesmo tempo. Mas com uma administração decente, onde o dinheiro público revertesse totalmente para quem dele mais precisa (e não só para programas sociais caça-votos), certamente se melhoria a qualidade de vida de milhares e milhares de pessoas. Claro que é pedir demais para um país onde os postos de saúde não têm muitas vezes nem remédio para dor de cabeça, mas precisamos pensar grande. A surdez tem cura. Podemos sim curar a doença de uma multidão. Basta querer. Basta tirar o dinheiro da corrupção e desviá-lo para o bem. Será sonhar demais?
 PICARETAGEM - Não fosse comum por essas bandas, certamente se ficaria surpreso com o número absurdo de pesquisas eleitorais que pululam em todos os cantos, como se todas elas devessem ser levadas a sério. Poucos merecem crédito. A maioria é picaretagem, atendendo interesses comerciais ou de grupos. Numa delas, dias desses, o deputado Amir Lando aparece como um dos líderes para disputar o Governo. Nem de brincadeira é possível engolir uma bobagem dessas...
 PEGOS PELO FIO - Estava na hora! Vagabundos drogados andam furtando fios de energia e telefone, para conseguir alguns trocados para comprar drogas. Contra eles, pouco se pode fazer. Mas contra quem compra esse material, sabendo da procedência duvidosa  e até pelos preços ridículos cobrados, dá sim para fazer muito. Colocar na cadeia, por exemplo, porque receptador pode pegar de seis a 12 anos de cadeia, ao adquirir produtos que são bens públicos. Sucateiros suspeitos foram pegos em operação policial na sexta. Outros o serão, nos próximos dias.
 DENTRO DO PREVISTO - Apesar do pessimismo que grassou em grande parte da mídia, neste ano que termina, há algumas verdades incontestáveis: O ano terminou melhor do que começou. A inflação vai fechar dentro da meta. Assim deve permanecer no ano que vem, por mais que alguns analistas queiram, usando razões que a própria razão desconhece, de fazer crer que o limite da meta é algo fora da met. Não houve apagão e as térmicas foram desligadas mais cedo do que se imaginava. Houve problemas sérios, claro.Mas no geral, o catastrofismo ficou mesmo apenas em parte do noticiário. Não na vida real...
O SEU MANOEL SABIA... - Houve, claro, uma pequena retratação na economia, mas depois de anos de crescimento acima do esperado. Os shopping centers, por exemplo, sonhavam em crescer 15% em 2013. Cresceram apenas 5%. Mas é um mau resultado ou houve exagero na expectativa. Todos sabíamos que os números no fim de 2013 não seriam os mesmos. Então, não se compreende como um setor tão organizado errou tão feio suas previsões. O seu Manoel do boteco da esquina sabia que venderia menos do que em 2012. Mas os shoppings...
 PODE PIORAR - A crise da região de  Humaitá e Apuí, que começou na quarta-feira, continuou na quinta e sexta e pode se ampliar neste final de semana, caso as autoridades competentes não tomem as medidas justas e necessárias para controlar a situação. Até ontem o clima era tenso na região, desde o desaparecimento de três pessoas, que teriam sido raptadas por índios da etnia Tenharim. Ameaças de que as aldeias poderiam ser invadidas e, do lado dos índios, que eles preferem morrer a dizer o que aconteceu com o trio sumido, pioraram ainda mais a situação. O que se torce é pelo bom senso, de todos os lados...
 E OS PAIS? - Por muito pouco não se registrou uma tragédia em um colégio de Jacy Paraná, nesta sexta. Um menino de onze anos, não se sabe como, conseguiu levar um revólver para a sala de aula e, pior, atirou e quase matou um colega seu, de 12 anos. Os dois são amiguinhos e o assunto foi tratado apenas como brincadeira. A criança ferida foi salva a tempo. O que pergunta é como os pais não cuidam de seus filhos, permitindo que eles levem  uma arma municiada para a escola? É uma coisa assustadora, mas infelizmente comum em muitos colégios por aqui e Brasil afora. Lamentável!
 PERGUNTINHA - Se você pudesse pedir duas coisas especiais para 2014, para esta terra abençoada de Rondônia, o que você pediria?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

sábado, 28 de dezembro de 2013

Bate e Volta ao 70

Nesta última quarta feira (25), em pleno Dia de Natal, este escriba, juntamente com o Cisne realizamos um rápido bate e volta até o 70. De início o combinado era até o km 50 (sentido Ariquemes), porém como esta fechado, resolvemos esticar até o 70.  Só para curar a "ressaca" da noite anterior. Veja as fotos.