segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Talha- Mar: o espetáculo da natureza no Guaporé

No inverno Amazônico, o Talha-Mar se desloca até o Vale do Guaporé em Rondônia para se acasalar.

Oriundos da Costa da América do Norte, Canadá e Golfo do México, até a Península de Yukatán, o pássaro Talha-Mar, também conhecido por "Corta Água" e cujo nome científico é Rynchops Niger, se desloca nos meses de maio e junho, no inverno,k até as praias do Vale do Guaporé, em Rondônia, onde acontece os acasalamentos e posturas de ovos que eclodem aproximadamente em  36 dias.

O Talha-Mar é um pássaro que mede cerca de 50 centímetros quando adulto, tem uma bela plumagem preta e branca e um bico longo e geralmente nas cores laranja e vermelho e pesa em torno de 375 gramas.

Após o acasalamento eles começam a procurar as prais onde possam construir o ninho. O Talha-Mar é muito inteligente e costuma fazer seus ninhos nas praias de areia grossa quando a eclosão é mais rápida por cerca de 25 dias, ou nas praias de areia mais fina que demora um pouco mais para eclodir.

Os filhotes até se emplumarem, apresentam um forte mimetismo com a areia da praia. Eles ficam da cor da areia da praia e devido a sua coloração é facilmente confundido com a areia. É necessário ter muito cuidado e atenção para não esmagar os filhotes e se proteger doas ataques e bicadas das zelosas mamãe papais Talha-Mar.

Quando começa a chover, no inverno Amazônico, os filhotes já estão formados e em condições de voo, e depois retornam para suas origens a América do Norte e no próximo ano, estarão de volta às prais do Vale do Guaporé novamente.







Fonte: Rosinaldo Machado - Jornal Diário da Amazônia.










Nenhum comentário:

Postar um comentário