No início da década de 1970, Affonso e
Clówis Oger enfrentaram um dos seus maiores desafios. Os serviços da Itamarati
haviam chegado ao extremo noroeste do Estado de São Paulo e esbarrado em um
obstáculo, o Rio Paraná, fronteira natural com Mato Grosso. Não havia ponte e,
assim, não era possível prosseguir em direção às novas fronteiras agrícolas do
Centro-Oeste. Os irmãos decidiram construir um porto
e fazer a travessia em balsas próprias.
O Porto Itamarati começou a operar em 2 de
fevereiro de 1973 e acabou se tornando uma alternativa rápida e eficiente para
a passagem não só dos ônibus da empresa, como de automóveis e caminhões. Tal
alternativa só foi desativada 22 anos depois, em maio de 1998, quando foi
inaugurada a ponte rodo ferroviária entre Rubineia e Aparecida do Taboado.
Fonte: Abel Edwiges de Castro e Paula - Residente na cidade de Paranaíba-MS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário