quinta-feira, 24 de maio de 2018

Plástica Vaginal / Entenda como funciona!


“Um dos principais motivos da procura pelo ginecologista é a preocupação com a estética vaginal. Problemas como: o aumento excessivo de pequenos e grandes lábios;  murchamento  ou escurecimento da vagina; incontinência urinária; flacidez vaginal ou alargamento vaginal – são mais comuns do que você pensa. Todos esses transtornos causam um desconforto à mulher, ocasionando perda de qualidade da vida sexual e conjugal. Felizmente, hoje, com o empoderamento feminino, pode-se discutir estas questões abertamente, deixando de ser um tabu.  A mulher moderna prioriza seu bem estar com um todo, incluindo a autoestima  com sua genitália e a busca da satisfação sexual.” Então vamos lá!

O que é plástica vaginal ou cirurgia íntima?
Chamada de vaginoplastia ou também cirurgia vaginal, entre outras abordagens. Trata-se de uma grande conquista da mulher moderna que tem a liberdade de decidir ou não melhorar a sua estética íntima.

Quando está indicada?
São várias as situações que podem ser encontradas nas mulheres. Vamos listar algumas delas.

Grandes Lábios volumosos (labioplastia ou ninfoplastia):
Correção que objetiva a redução do tamanho dos grandes lábios. Geralmente, está relacionado a alterações de ordem genética, já em outros casos, pelo uso de hormônios androgênicos ou anabolizantes, entre outros. Em alguns casos, há o incômodo físico, uma vez que o excesso de pele pode provocar dor ao praticar esportes de contato, como andar de bicicleta, ou durante as relações sexuais, inibindo o prazer e a sensibilidade. É possível que também haja dificuldade ao optar por roupas justas, como calcinhas e biquínis.

Escurecimento da mucosa vaginal:
É uma condição da estética que causa incômodo, impactando de forma negativa a autoestima. Pode causar insegurança para usar uma lingerie ousada, um biquíni mais cavado (já que o problema também afeta a virilha ou coxas), ou mesmo em se mostrar ao parceiro na hora do sexo; 
É mais comum nas mulheres morenas e negras, mas também pode ocorrer em mulheres brancas. Devido às características genéticas de nossa região, este problema é muito encontrado, na maioria das vezes, por um processo fisiológico normal do corpo;
A cirurgia íntima pode ajudar na resolução ou melhora do problema com a retirada de pequena quantidade da mucosa dos lábios na região escurecida, ou ainda (quando do escurecimento da virilha),ser utilizada técnicas com aparelhos de radiofreqüência, laser ou peeling.

Vagina flácida ou grandes lábios murchos:
Hoje, uma das principais queixas nos consultórios de ginecologia, sendo este um dos motivos de constrangimentos nas relações sexuais;
Assim como todo o organismo a região íntima também passa pelo processo de envelhecimento. A mulher pode perder grande parte da sensibilidade na hora do sexo, podendo também desenvolver bloqueios que influenciam na perda do libido (desejo sexual), e do desempenho sexual.
Essa alteração ocorre principalmente na menopausa, causada pela queda do estrogênio e, também pelo sedentarismo, tabagismo e múltiplos partos.
A mulher pode relatar sensação de flacidez durante o coito (penetração), saída de ar pela vagina ou redução da sensibilidade local, podendo causar insegurança feminina.

Incontinência Urinária:
Em muitas mulheres, o simples ato de espirrar ou tossir pode gerar um constrangimento de perder urina involuntariamente. Pode ocorrer prolapso (saída ou queda) da bexiga e do útero, que é conhecido popularmente como bexiga e útero baixo.

Excesso de Prepúcio Clitoriano:
O Prepúcio Clitoriano é como se fosse uma espécie de tenda que cobre a região do clitóris. Esse excesso de pele pode causar irritação e desconforto durante a relação sexual,reduzir a sensibilidade local e trazer dificuldade para o orgasmo. A  correção é feita realizando a remoção desse excesso de pele, tornando o clitóris menos coberto e mais suscetível à estimulação durante o ato sexual.
Pode ser realizada sozinha ou em conjunto com a retirada do excesso de mucosa dos pequenos abios a depender do caso.
Todos estes problemas não são um bicho de sete cabeças.Hoje, temos várias técnicas para o aumento da satisfação feminina com sua região íntima.

Já há alguns anos nos grandes centros do país técnicas menos invasivas são utilizadas, vamos falar de algumas:
  •      Terapia com laser: trata-se da utilização do laser ce CO2 fracionado destinado ao tratamento de atrofia vaginal. O aparelho consegue recuperar a elasticidade, a espessura e a umidade da vagina ao estimular a produção de colágeno. Pode, ainda, ser utilizados para o tratamento do “alargamento vaginal”, incontinência urinária e escurecimento genital. O laser é aplicado com ponteiras ginecológicas adequadas para cada tipo de caso;
  •      Radiofreqüência fracionada microblalativa: recuperação funcional da atrofia da mucosa e turgor da pele dos grandes lábios e prepúcio do clitóris. Produz um efeito no tecido biológico similar à tecnologia Laser. É suave, sem trauma e pode ser realizada com corte e coagulação precisos dos tecidos, através da energia eletromagnética;
  •      Peeling genital: tem como indicações, redução da pigmentação da virilha, genitália externa, região perianal e parte interna superior das coxas;
  •      Aplicação de ácidos: utilizado para o estreitamento do canal vaginal com implantes infiltrativos, moldando a musculatura e dando rigidez ao local. Também está indicado na reposição do volume;
  •       Eletroestética: estimulação elétrica para contração e fortalecimento da musculatura do períneo;
  •      Reposição hormonal: indicado quando há a queda de hormônio na mulher, o que tem impacto na estética da região.

Bons motivos para optar pela plástica íntima como técnicas não invasivas:
·         Alta no mesmo dia;
·         Ausência de cicatrizes;
·         Menor desconforto no pós-operatório;
·         Menor chance de desenvolver complicações;
·         Tempo de recuperação mais rápido;
·         Sem necessidade da utilização de anestesia geral ou raquidiana.

Além de:
·         Melhorar a autoestima;
·         Melhorar o desconforto secxual;
·         Aumentar a satisfação e prazer durante a relação sexual.

Fonte: Dra. Nara Brito – CRM/RO 3708 – Ginecologista e Obstetra e DR. Gustavo Brito – CRM/RO 2327 – Ginecologista o Obstetra - / REVISTA SAÚDE – Porto Velho-RO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário