quinta-feira, 24 de maio de 2018

Motoboys brasileiros na Inglaterra ganham R$ 10.000 ou mais por mês

A vida de motoboy em Londres não é fácil...

Moro em Londres há pouco mais de 6 anos e não é de hoje já percebi que por aqui, boa parte dos "Motoboys" (chamados de Couriers) são brasileiros. Já escutei inclusive que esse serviço de fazer entrega usando motos, foi um brasileiro que o implementou no Reino Unido nos anos 80. Não sei se é verdade!
Na média, ganham 10 libras por hora de trabalho. Muitos trabalham mais de 50 horas semanais. Não é correto fazermos essa correlação, porque aqui os custos são diferentes, principalmente de moradia. Mas, em reais, um motoboy em Londres que "roda muito", ganha por mês, o equivalente a aproximadamente R$ 10.000. Alguns mais que isso.


(foto de um "motoboy" pilotando uma BMW F800GS da empresa Xpress Couriers da Inglaterra)

A maioria pilota motos de baixa cilindrada para economizarem com combustível, mas outros pilotam motos acima de 600cc. Todos usam roupas de motociclista e capacetes de marca, quase não vemos aqui motociclistas sem roupas completas de proteção. Não importa se está trabalhando na cidade, ou viajando nas estradas.
A vida desses que trabalham muito com serviços de entrega, não é fácil. Por outro lado, aqui, é um trabalho digno como outro qualquer. Há respeito no trânsito, no tratar com as pessoas, seja ela quem for. No Reino Unido faz muito frio e chove na maior parte do ano, o que para quem trabalha com moto, traz inconvenientes... Muitos moram em quartos alugados, porque o aluguel de uma casa ou apto é caro.
Mas, se tiver foco, dá para economizar uma boa grana para enviar para o Brasil (objetivo de muitos que vem para aqui só para trabalhar). Tem motoboy aqui que com alguns anos de trabalho, comprou imóvel e pagou à vista no Brasil. Coisa que não conseguiriam numa vida inteira em seu país. Nem tudo são flores, tem outros que vieram de forma ilegal, compraram documentos falsos e vivem com medo diário. Esses últimos, perdem algo que só entendemos o real valor quando ficamos sem: a liberdade.
Tem também aqueles que trabalham como motoboy e investem em viagens, conhecem vários países europeus, aprendem um pouco de inglês e retornam para o Brasil.
Fico pensando nos motoboys que trabalham em São Paulo, são dezenas de milhares. Vivem num trânsito caótico, ganham pouco, arriscam literalmente suas vidas diariamente. Rola todo um preconceito com esses trabalhadores. Enfim, aqui pode não ser fácil ser "motoboy", mas é bem mais que em São Paulo.
Entendo perfeitamente esses que vem ser motoboy aqui... e os respeito e muito.
São pessoas que chegaram a conclusão que vale a pena arriscar... ir conhecer outros lugares, países, realidades... porque por mais que você leia textos, assista tv, converse com seus amigos, você só saberá qual é a "real", se você partir para realizar seus sonhos, seja eles quais forem, como ser motoboy em Londres ou realizar uma longa viagem de moto!
O pior que pode acontecer quando a gente sai do lugar que está e vai para outro, é voltar para o lugar que saímos! Já o melhor que pode acontecer, você só saberá partindo... :)
É isso.

Fonte: Crônica por Policarpo - RockRiders.com.br - Maio/2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário