terça-feira, 3 de outubro de 2017

Opinião de Primeira - IMPOSTÔMETRO SUPERA 1 TRILHÃO E 600 BI. O DE RONDÔNIA JÁ PASSOU DOS 6 BI

Meio trilhão de dólares, já passando de 1 trilhão e 600 bilhões de reais em tributos arrecadados, do primeiro dia do ano até essa segunda-feira. É uma fortuna incalculável, que poderia, por exemplo, acabar com a fome em todo o país, distribuindo  3 bilhões e 650 mil cestas básicas durante anos, tirando da miséria pelo menos parte da população ainda faminta. Claro que não se pode ser contra impostos, pois eles fazem o país funcionar e geram desenvolvimento e riqueza. Mas, em nosso país, essa cobrança, além de absurda e exorbitante, traz em si mesma um pecado mortal: quase nenhum retorno dá ao contribuinte. A saúde pública está um caos. A educação, politizada, decadente e ineficiente. As rodovias federais, em grande número, são um arremedo, quando não se transformam em estradas da morte, como a BR 364, em Rondônia. O saneamento básico é ridículo, na grande maioria das cidades. Só não podem se queixar parte do funcionalismo público, que pertencem a uma casta com altos salários, a classe política e os governos, todos eles inchados, sofrendo de obesidade mórbida e vampirizando a sociedade, porque precisam cada vez mais dinheiro (leia-se impostos), para manterem seu status. Quando o total da arrecadação no país supera os 1 trilhão e 600 milhões de reais, jamais se poderia imaginar que estivéssemos na crise em que estamos metidos, com tantas notícias ruins, incluindo ainda mais de 13 milhões de desempregados. Quando se diz que o brasileiro precisa trabalhar duro nada menos do que 153 dias por ano, só para pagar tributos (ou seja, mais de cinco meses por ano), não seria de se esperar que vivêssemos muito melhor do que nossa triste realidade nos mostra?

O Impostômetro de Rondônia não fica atrás. Até o final de semana, o total de impostos que arrecadamos chegou a nada menos do que 6 bilhões e 347 milhões de reais. Imagine-se a quanto chegaremos até o final do ano. Onde está toda essa fortuna? Para que bolsos ela vai, quando boa parte entra no cofres da União? Arrecadando tanto, mais de 705 milhões de reais ao mês só em tributos, como ainda estamos tão distantes de uma qualidade de vida melhor? E Porto Velho, que no mesmo período arrecadou 273 milhões? Para onde foi todo esse dinheiro que a Capital manda para os cofres federais, estaduais e da própria Prefeitura?  Do jeito que as coisas vão, rapidinho todos os brasileiros, estaremos trabalhando seis meses por ano só para pagar tributos, com retorno muito perto do zero. Até quando vamos suportar tudo isso?

O ÁLCOOL E AS MORTES
Não há boas notícias a dar nos finais de semana, Brasil afora e também em Rondônia. A violência extrema tira cada vez mais vidas. Vários crimes de morte, alguns extremamente cruéis, foram novamente registrados tanto na Capital como nos distritos e também no interior do Estado. E as mortes no trânsito de multiplicaram, ceifando vidas jovens e enlutando muitas famílias. O caso mais triste foi registrado em Porto Velho, onde duas mulheres morreram, quando bateram num carro, na zona leste. Retornavam de uma festa, onde, segundo laudo de constatação de embriaguez, feito pelo SAMU, tinham bebido muito. A condutora da moto teria entrado direto na preferencial e batido violentamente no veículo. Duas jovens pereceram, com cenas chocantes dos corpos das duas estirados na rua e banhados em sangue. Por essas coisas é que não se compreende que as blitz da PM continuem prendendo gente dirigindo embriagada. No final de semana, foram nove, incluindo um policial federal que já foi pego bêbado duas vezes, mas que continua solto e continua dirigindo. Uma tristeza se perder tantas vidas por nada. Lamentável!

UM ADEUS EMOCIONANTE
Emocionante, triste, mas cheia de beleza, a reportagem da SICTV, no jornalístico SIC News, nesta segunda, registrando a circulação da última edição do centenário jornal Alto Madeira, uma das maiores testemunhas da nossa história e que a partir de agora não existe mais. Quando o empresário e jornalista Euro Tourinho apareceu no vídeo, dando adeus, com a edição definitiva do grande impresso que agora some, em suas mãos, a cena resumiu toda a grandeza do momento. E emocionou a todos, entre aqueles que durante tantos e tantos anos não só acompanharam, mas também vivenciaram a batalha da família Tourinho e de seus funcionários, que lutaram para que o jornal saísse às ruas nessa longa vida que teve.  Nesses tempos de internet, com a mídia impressa indo celeremente para as bibliotecas, apenas como produtos do passado, o Alto Madeira era um dos que ainda sobreviviam, muitas vezes quase por milagre. Foi-se um pedaço da história de Rondônia, um pedaço de tudo o que essa terra assistiu, mas fica o exemplo para a História. E esse exemplo, é claro, nunca morrerá! A sensível reportagem do jornalista Paulo Besse, da SICTV, retratou muito bem tudo isso, em pouquíssimo tempo. Foi-se o Alto Madeira, mas fica, para alegria de toda a Rondônia, o quase centenário Euro Tourinho, esse sim, uma figura que transcende nosso tempo e nossa História.  

SALÁRIOS EM DIA
Mais uma vez, Rondônia vive uma situação inusitada, envolvendo políticos e seus rolos. O Tribunal de Justiça do Estado determinou que, mesmo afastados de seus cargos, suspeitos de envolvimento em falcatruas, três vereadores de Vilhena devem continuar recebendo seus salários religiosamente. Os vereadores Carmozino Alves Moreira, Ângelo Mariano Donadon Junior e Vanderlei Amauri Graebin, tiveram seus mandatos cassados esse ano. A defesa do trio recorreu ao TJ, alegando irregularidades no processo de cassação. Foi decidido então que eles devem receber seus salários de 8 mil reais, até que haja decisão final do processo. Só isso? Não, claro que não! A sentença determinou a volta dos três a seus cargos, até decisão final, mas eles não podem retornar porque já há outra decisão judicial impedindo que isso ocorra! Entenderam toda essa confusão? Difícil, não é? É isso que fazem leis espúrias, que dão direitos infindos a políticos que são acusados de meterem a mão em dinheiro público e se envolverem em corrupção. E a Justiça?  Ela não pode fazer mais do que cumprir a lei que os próprios políticos criarem para se protegerem...

FIEL ESCUDEIRO
Por falar em Vilhena, quem andou por lá no final de semana foi o pré candidato ao Senado, Expedito Júnior, acompanhado do seu agora fiel escudeiro, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves. A dupla foi definir a organização do diretório do PSDB na cidade e, claro, tratar de política. Expedito percorre o Estado, levando seu nome, mas ainda não diz, com todas as letras, que não irá disputar o Governo. Deixa ainda alguma dúvida no ar, embora esteja praticamente certo que ele quer mesmo é batalhar pela volta ao Senado. Já Hildon Chaves também anda pelo Estado todo. Participa de encontros, discursa, fala da sua administração em Porto Velho, mas mais que tudo, deixa claro que é e será um cabo eleitoral de luxo de Expedito. O Prefeito da Capital garante que não lhe passa pela cabeça ser candidato a nada em 2018 e que sua missão única é transformar Porto Velho. Mas, com a desenvoltura com que circula nos meios políticos em todas as regiões do Estado, não é para se deixar ao menos um pouco de dúvida no ar?

PEDOFILIA E CENSURA
É sim, pedofilia. Pelo menos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A famosa exposição de arte em uma menina toca um homem nu, que continua causando violenta polêmica no país, é no mínimo um exagero da criação artística. Mas comete um crime claro, segundo as normas do ECA, que protege sim as crianças de atos desse tipo, embora em outras de suas leis, sirva muito mais para proteger bandidos “dimenor”! O Ministério Público decidiu entrar no assunto, depois de longo tempo lavando as mãos, até porque a pressão de grande parte da sociedade é cada vez mais forte. O MP abriu uma investigação sobre o caso, para definir o que realmente aconteceu e “se houve algum crime” contra a criança. Houve, claro. Mas o que o MP fez também, correndo, foi pedir que o Facebook e o Youtube retirem do ar cenas do encontro entre uma menina e um homem peladão. Ué, se há dúvida de que houve algum crime, porque a censura de mandar retirar as cenas da internet? Deu pra entender?

AS LOUCURAS DO ELEITOR
Realmente, o eleitor brasileiro precisa ser estudado a fundo, certamente por anos a fio, até surgir alguém que possa compreendê-lo. As pesquisas eleitorais apontam isso. Mesmo acusado de vários crimes, Lula continuam liderando a corrida Presidencial. De outro lado, mais um sintoma de que algo está muito errado. Pesquisa DataFolha aponta que 54 por cento dos entrevistados querem Lula preso, porque consideram que tudo o que a Lava Jato já apurou, confirmam os crimes imputados ao ex Presidente. Mas o outro lado da moeda é que deixa a gente de cabelos em pé. O surpreendente é que 40 por cento dos entrevistados disseram que não vêm motivo algum para a prisão de Lula e que ele é inocente de tudo. Já em relação a Temer, há, pelo menos, alguma coerência: 89 por cento querem que o Congresso autorize o segundo processo contra ele. Ou seja, para milhões de brasileiros, Lula não cometeu crime nenhum, mas Temer sim. Dá pra entender uma coisa dessas? É por isso que, quando as urnas se abrem, a gente vê o que se vê, na formação da classe política brasileira.

PERGUNTINHA
Que mundo cruel e doentio é esse, em que um psicopata atira covardemente contra milhares de pessoas, matando 50 e ferindo quase 400, durante um show em Las Vegas?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires - Porto Velho/RO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário