sábado, 1 de julho de 2017

Opinião de Primeira - PIMENTEL E OS NÚMEROS SUPERLATIVOS DA SAÚDE PÚBLICA NO ESTADO

Os números são superlativos, os resultados muito acima da média nacional. Os investimentos, pouco mais do que há uma década atrás.  O tema se relaciona com a saúde pública estadual, que ainda tem muitos problemas, como toda a estrutura de saúde do país, mas que, inegavelmente, vem melhorando a olhos vistos. Um grande trabalho que o governador Confúcio Moura determinou que fosse realizado no setor, é comandado pelo competente Williames Pimentel, sem dúvida um dos melhores gestores do setor no Brasil. Um trabalho de profundidade, analisando detalhadamente a situação da saúde no Estado, seus problemas, seu números, sua evolução, foi publicado pela Sesau, para prestar contas do seu trabalho à coletividade. Vejamos algumas dessas informações, para se ter uma ideia do que essa área  representa numa estrutura de governo. O número de internações nos hospitais estaduais, por exemplo, saltou de 34.115 em 2012 para 61.094 no ano passado. Quase o dobro. E não foi a população que adoeceu mais. Foi a estrutura da saúde que proporcionou esse grande avanço. E as cirurgias? Passaram de 12.103 em 2012 para 25.520. Hoje, por exemplo, na rede hospitalar rondoniense, se faz cerca de 60 cirurgias ortopédicas todos os dias. São 1.800  por mês; 21.600 por ano. Ou seja, são os acidentados, os que têm problemas de ortopedia quem mais necessitam de cirurgias no Estado. Ainda: você sabia, por exemplo, que no ano passado foram salvas 926 vidas com cirurgias cardíacas, só no Hospital de Base? Pois é. É um dos resultados apresentados pelo relatório anual da Sesau. Há vários outros números impressionantes, mas outro deles também chama a atenção: nas unidades do Estado, foram realizados nada menos de 679.246 exames. O lado ruim? Trinta por cento dos que fazem os exames, nunca vão buscar os resultados. Dá para acreditar?

Enfim, números e resultados não faltam. Para ter mais informações sobre tudo o que a Secretaria de Saúde do Estado realizou no último ano, vale a pena acompanhar a entrevista do secretário Williames Pimentel. Ela vai ao ar, a partir das 11h30 da manhã, na Record News Rondônia (Canal 31, na TV aberta); Canal 358 na SKY e Canal 17, na TV a Cabo. No domingo, a entrevista concedida por Pimentel a Sérgio Pires estará no site Gente de Opinião e outros importantes sites de notícias do Estado. Vale a pena conferir. Fazer saúde pública é quase como enxugar gelo. Mas fazê-la com dedicação e competência, pode ajudar a diminuir a dor e o sofrimento de milhares de pessoas que dela dependem.

HOLOFOTES NACIONAIS
Dois deputados rondonienses estão na mira da mídia nacional. Uma é a deputada Mariana Carvalho, segunda secretária da Mesa da Câmara Federal, que teve que ler as 64 páginas da denúncia contra o Presidente Michel Temer, feita pelo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot. Outro é o deputado Marcos Rogério, um dos três cotados para ser o relator do processo que chegou nesta quinta no Congresso. Mariana acabou sendo destaque em toda a mídia nacional, a partir do cumprimento da sua obrigação legal, a de ler todo o contexto da denúncia, para conhecimento dos parlamentares. Já Marcos Rogério pode ficar com a relatoria. Dois outros parlamentares, um do Rio de Janeiro e outro do Rio Grande do Sul, também são cotados para a missão. Marcos Rogério acabou ganhando holofotes durante longas semanas, no caso da cassação do então poderoso presidente da Câmara, Eduardo Cunha, hoje preso, Ele pediu, em seu relatório, que Cunha perdesse o mandato.  Agora, pode ter a missão de relatar o caso ainda mais complexo: o que envolve o próprio Presidente da República.

SINUCA DE BICO
E agora? O prefeito Hildon Chaves está pedindo autorização da Câmara para tirar 20 dias de férias, em julho. Ele vai aos Estados Unidos e à França, com a família. Até aí, tudo normal. Mas seu vice, Edgar do Boi, vai assumir a Prefeitura nesse período? Para todos os efeitos, Edgar está afastado de suas atividades, desde que foi envolvido em denúncias de representantes da JBS, a mesma que revolucionou o país com sua delação premiada contra uma pequena multidão de autoridades, incluindo-se aí até o Presidente da República. É uma saia justa. Hildon Chaves pediu que Edgar se afastasse da administração municipal, até que as denúncias contra ele fossem esclarecidas. Imediatamente o vice prefeito aceitou o pedido e fez uma carta oficializando o afastamento. Ele já teria voltado às atividades, mas sem alarde. Agora, fica essa sinuca de bico. Hildon vai mesmo tirar férias? Edgar assumirá oficialmente a Prefeitura, pela primeira vez? Ou será o presidente da Câmara, Maurício Carvalho, quem irá para o poder, temporariamente? Tchan, tchan, tchan! Aguardemos os próximos capítulos.

LEIS ESDRÚXULAS E BURRAS
Por falar no Prefeito, ele participou nessa semana do programa Papo de Redação, com os Dinossauros Beni Andrade, Sérgio Pires, Everton Leoni e Jorge Peixoto. No encontro, Hildon respondeu várias perguntas de ouvintes e dos Dinos. Falou entre outros assuntos, sobre o grande programa de asfaltamento que está fazendo na cidade; sobre os avanços para resolver o problema centenário da Figura A, no centro da Capital e ainda destacou sua ojeriza com a burocracia infernal que a administração impõe. Contou duas rápidas histórias, para ilustrar. Primeiro, a Prefeitura pediu um alvará de funcionamento para a ...Prefeitura, para que pudesse começar a funcionar, numa sala do Palácio Municipal, uma nova Superintendência. O Alvará foi negado, por falta de estudo ambiental. A nova sala fica ao lado do gabinete do Prefeito! Outra: alguém aí sabia que o comércio da rua José Amador dos Reis, no Tancredo Neves, só pode ter uma única porta? Está na lei. E assim é que são geridos os municípios brasileiros. Sob leis esdrúxulas e burras, como essas...

O ARRAIAL RENASCE
Temos o que comemorar, afinal. Está tudo pronto para a realização do 36º Arraial Flor do Maracujá, no Parque dos Tanques, que começa nessa próxima segunda, dia  3 e  segue por 13 dias, até o domingo da outra semana, dia 16. Quadrilhas e Boi Bumbás vão fazer o espetáculo, que esse ano terá ingredientes novos, principalmente em relação a investimentos. Os maiores vieram do Governo do Estado, que bancou toda a estrutura e investiu mais de 300 mil reais na festa. Depois, da Prefeitura, que investiu 200 mil reais e ainda fez uma Parceria Público Privada com a empresa Marquise, responsável pelo recolhimento do lixo em Porto Velho, que entrou com outros 200 mil reais em patrocínio. O evento, que já foi o maior do Estado, andou minguando nos últimos anos, inclusive mudando de local e com grande risco de se esvaziar. Mas, como sempre, alguns poucos abnegados, como o incansável Silvio Santos (Zé Katraca) e tantos outros amantes da cultura, conseguiram tirar o Arraial do final triste que se antevia, para torná-lo grande de novo. Espera-se a presença de milhares e milhares de pessoas nos 13 dias da festa...

SINDICATO APARELHADO
Entre as categorias profissionais que mais sofrem e mais são desvalorizadas pelos patrões bilionários, sem dúvida os bancários se destacam. Substituídos por máquinas, recebendo salários ridículos, tendo que empurrar consórcios, empréstimos, seguros e tudo o mais para os clientes, para ganhar ao menos um pouquinho acima do ridículo, eles vivem sob o tacão dos banqueiros, capitalistas selvagens, que pouco estão se lixando tanto para seus trabalhadores como para seus clientes, porque seus lucros exorbitantes é que contam. Por aqui, sempre se destacou a importância e o sofrimento dos bancários. Não agora. A greve marcada para essa sexta tem apenas cunho político ideológico, do tipo de paralisação petista, que em nada ajuda o país a sair da crise. Com suas reivindicações sempre apoiadas pelo população, quando os bancários tentam se transformar em braço político de sindicatos aparelhados, não merecem o apoio de ninguém. Vão aderir à paralisação nacional, justamente no dia em que o funcionalismo recebe a primeira parcela do 13º  salário e, certamente, precisarão muito do apoio dos servidores dos bancos. Foi mal, dessa vez!

DEPURAÇÃO NA POLÍCIA
A depuração tem que ser em todos os setores. Os policiais corretos, os que defendem a sociedade, muitas vezes entregando a própria vida, como todos os dias ocorre, merecem todos os aplausos e não a perseguição que sofrem de vários setores, incluindo a grande mídia. Mas quando bandidos, corruptos, criminosos, usando farda, travestidos de policiais são pegos, o que se exige é que sobre eles caia todo o peso da lei. É isso que deveria acontecer com quase uma centena de PMs, presos no Rio de Janeiro nesta quinta, por envolvimento com o crime organizado. Muitos protegiam traficantes em troca de propina. O grupo recebia mais de 1 milhão de reais por mês. Cadeia neles, penas duras, sem direito a qualquer benefício. São poucos os corruptos da polícia, mas eles fazem um grande estrago. Esses bandidos de farda têm que serem extirpados da corporação e punidos de forma exemplar, até em respeito aos seus companheiros decentes, que vivem de salários miseráveis e são mortos, quando confrontados com os canalhas do crime organizado.

PERGUNTINHA
O que você achou da decisão de juízes de Segunda Instância que absolveram o ex tesoureiro do PT, João Vacari Neto, que havia sido condenado pelo juiz Sérgio Moro a 15 anos de prisão?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário